cozinhas modernas cozinhas modernas

Descubra onde encontrar um fogão moderno para repaginar a sua cozinha

9 minutos para ler

Encontrar um fogão moderno para repaginar a sua cozinha pode ser mais fácil do que parece. Veja nossas dicas e escolha o seu!

Se você está pensando em renovar a cara de sua casa começando pela cozinha, já deve ter percebido que um dos pontos principais são os eletrodomésticos, certo? E nada é melhor do que começar a repaginar o ambiente da cozinha com um fogão. Mas, você não sabe onde encontrar um fogão moderno, prático e funcional?

Diferente de alguns anos atrás, quando o eletrodoméstico tinha apenas que cumprir a função de cozinhar alimentos, hoje os fogões são verdadeiras peças de decoração. A ideia é que com visual mais moderno e elegante eles integrem a decoração da casa, proporcionando um espaço de harmonia.

Entretanto, sabemos que na hora de trocar o utensílio podem surgir inúmeras dúvidas sobre qual é o mais indicado. Principalmente em relação ao que é preciso considerar na hora da compra e onde encontrar o produto ideal. Por isso, neste artigo separamos algumas dicas para que você descubra onde achar um fogão moderno. Boa leitura!

Por que investir em um fogão moderno?

Podemos dizer que a cozinha é o coração da casa. É neste ambiente em que iniciamos o dia com o café da manhã, preparamos nossas refeições e passamos bons momentos ao lado de amigos e familiares. Por isso, este cômodo precisa ser agradável e aconchegante, ao mesmo tempo em que é funcional.

Por essa razão, encontrar um fogão moderno para repaginar o espaço é uma excelente opção para quem gosta de investir em conforto e estilo.

Além disso, os modelos de fogão mais novos reúnem recursos diferenciados, que aliam design à praticidade, e opções que se adequam a diferentes gostos e estilos. Mesa de vidro temperado, timer digital, forno duplo e queimadores tripla chama, são apenas alguns diferenciais que os produtos mais atualizados têm para oferecer.

O que considerar na hora de trocar o fogão?

Todo mundo já sabe que os modelos de fogão estão cada vez mais completos e com múltiplas funcionalidades. Isso acaba gerando algumas dúvidas na hora de escolher o tipo que mais se adapta às suas necessidades, levando em consideração também o seu design. Por isso, confira agora algumas dicas do que considerar na hora de trocar o seu fogão por um modelo mais moderno!

Tipo de fogão

Saber qual tipo de fogão atende melhor as suas necessidades é essencial para escolher um novo produto. Basicamente, são três as variações mais comuns de fogões: cooktop, de piso e de embutir. Mas, todos eles podem apresentar modelos bem modernos que integrarão muito bem o ambiente da sua cozinha. Veja cada um desses fogões mais detalhadamente a seguir!

Fogão de piso

O fogão de piso é o modelo mais tradicional. Apresenta variações bem modernas com queimadores potentes, mesa de vidro temperado e forno com turbo convecção.

Os mais comuns são os que possuem quatro queimadores, mas também podem ser encontrados com duas, cinco e seis bocas. A escolha da quantidade dependerá da demanda da casa.

Os fogões de piso, geralmente, vêm com timer, para controlar o tempo de cocção do forno e do fogão, e o grill, usado para dourar ao alimentos assados e deixá-los mais crocantes.

Alguns modelos mais modernos também possuem 2 fornos, para agilizar o cozimento de alimentos quando eles são muito diferentes e não podem ser feitos juntos. Um exemplo prático é colocar uma carne e um bolo para assar.

Fogões de piso também apresentam as versões de embutir: semelhante ao de piso, é ideal para quem quer ter uma cozinha planejada. Se adapta bem a espaços menores sem abrir mão do forno. Além disso, por ser acoplável, confere mais organização ao ambiente.

Apesar disso, mudar o fogão de embutir de lugar só é possível com uma reforma completa da cozinha. Talvez essa seja a maior desvantagem do modelo.

Fogão de mesa

O cooktop é o tipo de fogão ideal para quem tem espaços menores. É considerado elegante e, por isso, a procura pelo modelo aumentou muito nos últimos anos. Integra perfeitamente cozinhas planejadas, modernas e tradicionais, se adapta bem a ambientes contemporâneos e pode ser a gás, elétrico ou chama por indução.

Não vem com forno, então é preciso comprar um caso haja demanda por alimentos assados na casa. Por outro lado, é muito versátil, podendo ser instalado em cima de uma bancada, próximo à pia ou em ilhas criadas exclusivamente para a instalação do eletrodoméstico. Essa, inclusive, é uma grande tendência para as cozinhas.

Outra vantagem do cooktop, especialmente os modelos de vitrocerâmica, é a praticidade da limpeza. Basta passar um pano úmido que qualquer sujeira, ainda que seja de gordura ou de difícil remoção, sai rapidamente.

Existe ainda um modelo pouco conhecido de fogão de mesa que vem acoplado em uma pia. Dessa forma, os dois elementos ficam em uma só bancada, ele é indicado para apartamentos muito pequenos e áreas de festas.

Fogão Industrial

Diferentemente do que muitas pessoas supõem, o fogão industrial também pode fazer parte das casas, e não apenas de restaurantes, escolas ou hospitais. Geralmente, os eletrodomésticos desta categoria funcionam a gás e alguns modelos podem ser convertidos para funcionar com gás encanado.

É a opção ideal para casas em que a cocção de uma grande quantidade de comida é constante ou que passam muito tempo fechadas, como casas de praia ou de campo. Também existem modelos industriais com forno.

Design

Independente do tipo escolhido o que fará a diferença na hora de optar por um fogão moderno, capaz de criar um ambiente elegante e inovador em sua casa, é o design do aparelho. Por essa razão, procure por produtos que tragam elementos tecnológicos, práticos e que combinem com os demais itens da cozinha.

Cor

Até bem pouco tempo, o padrão mais comum e considerado elegante para eletrodomésticos era a cor branca. No entanto, essa concepção mudou e hoje é possível ter um visual moderno com um leque variado de cores, atendendo a diferentes gostos.

Para quem gosta de um ambiente clássico e elegante, os fogões nas cores preto e inox podem ser uma ótima opção. Já quem quer ir além e ousar na decoração é possível encontrar eletrodomésticos em cores mais alegres como vermelho, azul e verde. Vale lembrar que para um ambiente mais harmônico é preciso levar em consideração a combinação com os demais itens da cozinha.

Tipo de instalação

Vale a pena observar também o tipo de instalação que o fogão demanda. Cooktops e fogões de embutir são mais indicados para cozinhas menores. Entretanto, o espaço precisa ser pensado para essa instalação, pois dificilmente a sua posição poderá ser mudada. Os fogões de piso possuem mais versatilidade, especialmente para quem pretende se mudar.

Consumo de energia

Outro ponto que deve ser considerado é consumo de energia feito pelo fogão. Quando se trata de queimadores a gás, o consumo de um modelo para o outro não varia tanto. Entretanto, ao trocar por um modelo elétrico você poderá se assustar com um aumento na conta de luz. Afinal, esse tipo de fogão consome o equivalente a um chuveiro elétrico.

Entre os fogões elétricos, os modelos podem funcionar como o padrão, ou por indução e geralmente, são apresentados ao mercado como cooktop, ou seja, sem o forno. A diferença do fogão de mesa elétrico tradicional e o de indução é a forma de transmissão do calor:

  • indução: é chamado assim porque acontece pela indução eletromagnética, que cria um campo eletromagnético a partir do contato direto entre o fogão e fundo da panela. A vantagem desse modelo é que a cocção acontece de forma homogênea, além da segurança do fogão, uma vez que ele funciona somente quando há o contato da panela (se você encostar a mão ele não queima);
  • fogão elétrico: as bocas são aquecidas com uma resistência, por meio de um processo semelhante ao do chuveiro elétrico. Dessa forma, esse modelo também dispensa a chama para aquecer a comida, mas diferentemente do fogão de indução, esquenta a superfície e pode queimar o usuário.

Tanto o modelo de indução quanto o fogão elétrico demandam panelas adequadas para o pleno funcionamento. Use panelas com fundo duplo ou triplo de aço inox, o fogão elétrico também funciona com utensílios de ferro.

Onde encontrar um fogão moderno?

Agora que você já sabe as vantagens de investir em um fogão moderno para sua cozinha e o que deve considerar ao comprar um, é hora de procurar o seu modelo ideal. Se for comprar pela internet, lembre-se procurar por sites confiáveis, que ofereçam segurança e garantia de atendimento.

Ao escolher a melhor marca, leve sempre em consideração aquelas que estão há anos no mercado oferecendo produtos de alta qualidade.

A Dako é uma empresa que possui diversos modelos de fogões que aliam funcionalidade e design moderno. São cooktops, fogões de piso e de embutir que atendem a variados gostos e que oferecem a garantia de quem está há décadas no mercado.

Agora que você não tem mais dúvida sobre onde encontrar um fogão moderno, entre em contato com a Dako e veja todos os modelos que podemos te oferecer!

Posts relacionados

10 thoughts on “Descubra onde encontrar um fogão moderno para repaginar a sua cozinha

  1. Ola! Eu gostaria de saber se a versão fogão de piso tem possibilidade de conversão para gas encanado? Não tem essa informação na descrição do produto em nenhum site onde tem o fogão dako

        1. Olá, Maria! Agradecemos pelo contato e pelo interesse em adquirir nossos produtos! Temos uma Loja Virtual com a linha completa de fogões para você escolher qual combina mais com sua cozinha. Acesse: dako.com.br
          Conte sempre com a gente! 😉

    1. Olá, Elaine. A tecnologia Limpa Fácil possui esmalte de baixa porosidade e isso evita que a gordura grude nas paredes do forno. Já o autolimpante possui alta porosidade, isso faz com que os respingos de gordura fiquem grudados. Essa é a principal diferença entre eles.

Deixe um comentário