Saiba como o fogão colorido pode ser essencial na sua decoração!

6 minutos para ler

Você já ouviu a falar que “cozinhar é uma arte“? Essa é uma expressão comum, mas que revela muita paixão daqueles que têm como sua “tela em branco” os próprios pratos. E para manter esses artistas com a inspiração em alta, nada melhor do que cercá-los com mais arte: basta investir uma cozinha decorada.

Se você está planejando uma cozinha, ou pretende dar uma repaginada na atual para mudar os ânimos e tornar o ambiente mais agradável, este post é para você. Hoje, vamos falar de um dos principais elementos da cozinha e que está cada vez mais moderno: o fogão colorido — esse eletrodoméstico tem a capacidade de dar um charme a mais à cozinha.

Vamos entender melhor como as cores podem ser utilizadas na decoração, porque os eletrodomésticos coloridos estão em alta e a maneira mais indicada e segura de escolher o fogão que atende às suas necessidades. Confira:

Como as cores podem deixar a decoração mais bonita?

Quando falamos em decoração é impossível não pensar nas cores. Afinal, elas têm a capacidade de deixar um ambiente alegre e descontraído ou mais sóbrio e sério — por conta dessa diversidade é preciso escolher com atenção.

Antes de pensar em qualquer móvel ou objeto, o ideal é que você já saiba qual cor quer adotar na decoração, e saber quais outros tons combinam — ou que, pelo menos, tenha um estilo em mente (retrô, rústico, clássico, campestre, moderno etc.). Tendo a paleta desejada em mente, ficará mais fácil escolher objetos que deixem o ambiente harmônico, transmitindo exatamente a energia que você espera.

No entanto, é preciso ter cuidado ao investir na decoração colorida, pois o resultado pode acabar sendo totalmente contrário, deixando o espaço com muita informação, carregado e pouco harmônico. Para não errar na hora de definir a paleta de tons dos seus ambientes, vale a pena seguir algumas regras básicas, como:

  • planeje as cores desde o projeto arquitetônico;
  • distribua-as pelo ambiente de forma inteligente e calculada;
  • pesquise sobre a energia dos tons e veja qual mais combina com você;
  •  controle o uso das cores;
  •  preocupe-se também com o design e o conceito geral do ambiente.

Por que combinar o design, a arquitetura e os móveis?

A tomada de decisão a respeito das cores precisa anteceder o projeto arquitetônico — isso significa que elas devem ser definidas desde o início do projeto. É indicado combinar a escolha dos móveis, da pintura do ambiente e também dos eletrodomésticos.

Se você pretende definir um estilo para a cozinha, como o retrô, com a sensação de que está entrando na casa dos avós, isso influenciará em todos os outros aspectos — e o fogão colorido contribuirá de maneira definitiva para essa impressão. Já o design definido para o espaço, por exemplo, é capaz de orientar melhor a posição dos utensílios domésticos, o tamanho do fogão e as cores adotadas.

Por que está em alta o uso de cores em eletrodomésticos?

Há algum tempo era muito comum o uso de eletrodomésticos coloridos — talvez você se lembre de vê-los na casa de seus avós, ou mesmo na sua própria, os clássicos eletrodomésticos, sobretudo a geladeira ou fogão de outra cor (azul, vermelho e amarelo eram as principais).

fogao-colorido-dako

À medida que os anos se passaram, mudaram os conceitos e as cores perderam espaço para ambientes mais sóbrios e com tons neutros como padrão. Durante muito tempo, o branco dominou as cozinhas mais elegantes, dividindo o espaço com os utensílios em aço inox.

Mas quando falamos de moda, tudo é sempre relativo e o que deixou de ser moda pode voltar a ser uma tendência algum dia. E foi exatamente isso que ocorreu com as cores dos eletrodomésticos, que retornaram com tudo.

Mas por que ter um fogão colorido? A resposta é simples: investindo em apenas um item diferente você já consegue dar uma bela transformada no ambiente. Ele também fará toda a diferença se você quer dar mais vida à cozinha, tornando-a mais alegre e convidativa para as reuniões familiares e entre amigos.

Onde achar um fogão colorido?

Está cada vez mais comum encontrar opções de fogões coloridos no mercado por conta da tendência das cores nos eletrodomésticos. Para não errar na escolha, aposte sempre em marcas tradicionais, que além de venderem em lojas físicas, também já estão presentes em lojas virtuais (o que é prático para pessoas que estão mais distantes dos grandes centros comerciais).

Dentre tantas alternativas, uma possibilidade é investir em um fogão  colorido, que além de vir com diferenciais tecnológicos potentes, ainda deixa a sua cozinha mais estilosa.

Além disso, é fundamental prestar atenção em alguns aspectos fundamentais na hora da compra, como:

procure entender qual é a sua relação com o fogão, ou seja, o quanto gosta de cozinhar e quanto vai usá-lo no dia a dia;

  • lembre-se de que existem diversos tipos de fogão (de piso, embutido, de mesa ou pia e os industriais), por isso é importante escolher o que mais se adequa ao seu espaço e às suas necessidades;
  •  entenda qual é a sua demanda por bocas, de acordo com o tanto de pratos feitos por dia, já que a necessidade da sua família pode ser maior ou menor;
  •  escolha o que for mais prático para manter limpo, principalmente se a sua rotina for mais corrida;
  •  observe quais acessórios acompanham o modelo e procure aquele que ofereça funcionalidades de acordo com o seu gosto pessoal;
  •  defina o tipo de fogão a partir da quantidade de pessoas que se alimentam e dependem do eletrodoméstico para fazer as refeições;
  • tenha em mente que o fogão precisa estar de acordo com as dimensões espaciais da cozinha. Leve em consideração o design e o planejamento arquitetônico do ambiente para adquirir o produto que mais se adapta.

Como pôde perceber ao longo da leitura, não é difícil apostar em uma decoração colorida e investir em um fogão mais moderno, potente e que ainda serve como um adorno. Vai dar gosto cozinhar e receber as pessoas no ambiente!

Agora que você já sabe que o fogão colorido é uma tendência de decoração e também que, além de bonito, o eletrodoméstico precisa ser funcional, procure por marcas com tradição no mercado, mas que, ao mesmo tempo, tenham produtos inovadores e charmosos!

Posts relacionados

2 thoughts on “Saiba como o fogão colorido pode ser essencial na sua decoração!

    1. Eles são maravilhosos mesmo Ana!
      Que bom que gostou. Assim que resolver qual irá comprar te damos um desconto especial. 😉
      Acompanhe todas as novidades se cadastrando em nossa newsletter!
      Abração

Deixe um comentário