Veja agora como limpar fogão com mesa de vidro do jeito correto

6 minutos para ler

Você já sabe como limpar fogão com mesa de vidro do jeito certo? Leia este artigo e não cometa mais erros! 

Muitas pessoas cozinham com verdadeira paixão, algumas por necessidade, enquanto outras se arriscam de vez em quando em alguns pratos. Sabe o que todas elas têm em comum? Além da preparação da alimentação em si, para sua própria refeição, também enfrentam a necessidade de manter a organização do ambiente em dia. 

Um dos aspectos que mais geram dúvidas nos responsáveis pela limpeza da cozinha são os fogões. E, principalmente, como limpar um fogão com mesa de vidro do jeito certo. Uma vez que esses eletrodomésticos são relativamente novos e já conquistaram o público devido a elegância e a praticidade. No entanto, por vezes há uma crença de que tais modelos são mais sensíveis e de higiene mais trabalhosa. 

Neste artigo vamos esclarecer de uma vez por todas sobre como limpar fogão com mesa de vidro, as principais dúvidas e ainda evidenciando as principais vantagens de ter um modelo desses em sua cozinha. Ficou curioso? Continue a leitura e saiba mais! 

Fogão com mesa de vidro: conheça as vantagens

Se você é daqueles que gosta de cozinhar em um ambiente moderno e elegante ou quer ter na cozinha um espaço cuja decoração seja agradável e funcional, precisa saber mais sobre o fogão com mesa de vidro. 

Diferente dos tradicionais eletrodomésticos com o tampo feito a base de inox, esses modelos de fogões tem a mesa feita a partir de vidro temperado. Esse material é mais elegante, prático e fácil de limpar. 

O fogão com mesa de vidro nada mais é do que um fogão com as mesmas funções dos outros, porém com uma superfície espelhada que encanta clientes mais exigentes. Ele pode se apresentar em forma de cooktop, fogão de piso e fogão de embutir. 

Por ele ainda ser considerado novidade, muitas pessoas acreditam que esse tipo de fogão seja menos resistente e a sua higiene seja mais complicada em relação aos demais ou pior, por ser de vidro, pode correr risco ao ser submetido a altas temperaturas. O que é um equívoco, tendo em vista que, tomando os devidos cuidados, você terá o trabalho reduzido. 

Ainda está na dúvida? Veja algumas vantagens de ter um fogão com mesa de vidro em sua casa! 

  • o vidro temperado é um tipo de material resistente a altas temperaturas e também ao peso;
  • revestimento reforçado que traz mais segurança ao cozinhar 
  • design moderno e diferenciado que deixa o ambiente mais elegante e sofisticado; 
  • material mais fácil de limpar

Mas vale lembrar que, a superfície desse tipo de eletrodoméstico é mais sensível e por isso alguns cuidados devem ser tomados para que ele permaneça novo e brilhante por mais tempo. Veja como limpar o fogão com mesa de vidro do jeito correto a seguir! 

fogao-mesa-de-vidro

Dicas para limpar o fogão com mesa de vidro do jeito correto

O fogão cuja mesa é feita de vidro temperado facilita a rotina de quem preza pela limpeza e organização mas que não tem muito tempo para se dedicar a ela. Entretanto, se por um lado esse material é mais bonito e prático do que o inox, por outro, ele pode se riscar ou danificar facilmente. Portanto, é essencial estar atento para fazer a limpeza do jeito adequado, conservando o seu brilho e sua cor. 

Antes de conhecer os principais passos para fazer a limpeza da mesa de vidro temperado é fundamental desconectar o fogão da tomada, desligar o gás (caso seja o caso) e esperar que ele esfrie, para evitar mudanças de temperatura muito abruptas. Dessa forma, você poderá iniciar o processo em segurança. Agora, confira as dicas para realizar a higienização do fogão! 

Não utilize produtos abrasivos 

Produtos abrasivos têm a função de desgastar, polir e efetuar uma limpeza mais pesada em superfícies específicas. No entanto, não é preciso pensar muito para concluir que esse tipo de substância deve ficar longe do vidro temperado. Afinal, ele pode arranhar, desgastar e danificar a cor e o brilho do seu fogão, deixando-o com aspecto de velho e descuidado! 

Utilize pano úmido

O pano úmido é um ótimo aliado da limpeza do fogão de vidro temperado pois, além de remover a sujeira, não causa danos ao material. No entanto, é preciso ter atenção quanto ao tipo de material: o ideal são os tecidos de microfibra ou flanela, pois não deixam resíduos. 

Use detergente neutro

O detergente neutro é o mais indicado para fazer a limpeza do seu eletrodoméstico pois ele é ideal para remover substâncias diversas se gordura, tanto animal quanto vegetal. A sua composição é biodegradável e é formulado com cheiro suave que, além de não incomodar também não danifica as superfícies. 

Não use esponja de aço 

Assim como no caso dos produtos abrasivos, a esponja de aço é utilizada para realizar limpezas mais pesadas em superfícies nas quais a sujeira é de difícil remoção. O fogão com mesa de vidro é de fácil higienização, logo não é necessário esse tipo de esponja. Além disso, ela também pode danificar o material. 

Passe a bucha do lado liso 

Na hora de limpar o vidro, o ideal é utilizar as esponjas comuns, que possuem dois lados. Entretanto, é importante optar sempre pelo lado mais macio. Dessa forma, evita-se riscos ou arranhões na mesa, conservando o fogão por mais tempo. 

Evite esfregar 

Uma outra dica sobre como limpar fogão com mesa de vidro é que na hora de limpar o vidro, o ideal é utilizar as esponjas comuns, que possuem dois lados. Entretanto, é importante optar sempre pelo lado mais macio. Dessa forma, evita-se riscos ou arranhões na mesa, conservando o fogão por mais tempo. 

Seque imediatamente

Para que a superfície espelhada se mantenha brilhante e bonita é essencial secar bem o fogão imediatamente após a limpeza. Caso contrário, ele secará naturalmente e ficará cheio de manchas de água.

Viu só como limpar fogão com mesa de vidro não é um bicho de sete cabeças? Basta seguir essas dicas que o seu produto ficará higienizado da forma correta e se manterá em bom estado de conservação por muito tempo.

Ainda não tem um fogão com mesa de vidro? Não se preocupe! Aproveite para conhecer os diversos modelos práticos e elegantes da Dako, feitos especialmente para deixar sua cozinha bonita e funcional.

Posts relacionados

24 thoughts on “Veja agora como limpar fogão com mesa de vidro do jeito correto

  1. Meu esposo me deu o fogão dako supreme de mesa de vidro de presente.
    Confesso que amei ele e lindo!
    As chamas são super boas.
    O forno nem se fala de tão bom !
    Parabéns a dako
    E um excelente produto!

    1. Olá Luciana, ficamos muito felizes com o seu comentário e elogio. Todo mundo encontra um jeito especial na hora da limpeza, temos certeza que em breve você encontrará a melhor forma de limpar o seu fogão Dako. Acompanhe as nossas dicas. Conte sempre com a gente!

  2. Amo meu fogão! E sigo exatamente todas as orientações de limpeza contidas no manual do fogão, porém, é normal a parte onde estão as bocas ( não é no tampo de vidro), ficar manchado, parecendo que a pintura “pipocou”?
    Agradeço imensamente a atenção!

    1. Olá Eliane, bom dia. Nesse caso, para melhor te auxiliar, precisamos identificar o seu produto, para isso pedimos que preencha nosso formulário de atendimento: https://blog.dako.com.br/abrir-chamado/
      Tenha em mãos o número da Nota Fiscal de compra, e o número de série do produto (que está na etiqueta de identificação fixada no painel traseiro do fogão no campo “Num.Fab”)
      Dessa forma nossa equipe de apoio ao consumidor entrará em contato para solucionar o seu problema o mais rápido possível.

  3. Comprei um fogão Dako 5 bocas e mesa de vidro. Já deu problema no forno e as chamas diminuíram muito. A assistência técnica veio deu Jeisto no forno mas as chamas não ficaram muito boas. Sempre comprei fogões Dako. Esse foi o único que de defeito.

    1. Oi Maiza, tudo bem?
      Quando testar essas dicas comenta aqui pra gente se deu certo?!
      Sempre bom compartilhar novas ideias e dicas para facilitar no dia a dia, não é mesmo?
      Aproveite nossos conteúdos!

  4. Bom Dia, estou fazendo pesquisa sobre fogão embutido 4 bocas, achei lindo o Preto fiquei encantada, mas ao ver o vídeo vi que o forno não é auto limpante aquele que tem as paredes enrugadinhas, o de vcs é limpa fácil tipo esmaltado nas laterais que vai precisar limpar as laterais também é isso mesmo? fiquei triste por isso, vcs não tem fogão autolimpante? me dê um retorno fico grata.

    1. Olá Ruth, o forno autolimpante é formado por um esmalte poroso, por isso a gordura que respinga dos alimentos fica grudada nessa superfície e vai evaporando com o próprio calor do forno. Já os fornos com limpa fácil são feitos com esmalte de baixa porosidade, o que facilita muito a limpeza, ok?

  5. Ele é lindo porém ruim de limpar as trempes não sai com bucha e detergente não. Que negócio horrível.Já me falaram para limpar ela com aquele produto diabo verde será que resolve ?

  6. Comprei o fogão com mesa de vidro e o mesmo foi instalado em minha casa há quase 2 meses. O problema é que a mesa de vidro (desde quando comecei a usar o fogão) após a limpeza fica embaçada como se eu tivesse usado um pano engordurado. Não há o que fazer para que desembace , mesmo seguindo todas as recomendações do manual e do site da Dako para a limpeza da mesa de vidro. Já fiz de tudo e as manchas aparecem sempre. Foi com muito sacrifício que consegui realizar o meu sonho de ter um fogão com mesa de vidro mas virou un pesadelo porque olho para ele e tenho vontade de chorar. Tenho vontade de jogá-lo fora. Essas manchas não aparecem por mau uso porque sou muito cuidadosa. A única coisa que posso pensar é que justamente o “meu fogão” veio com problema no vidro. Gostaria, por gentileza, que me dessem uma luz, uma sugestão do que fazer para que este problema seja solucionado. É triste a gente limpar e o fogão continuar como se estivesse sujo.
    Fico no aguardo de sua resposta e agradeço antecipadamente sua atenção.

    1. Olá, para melhor te auxiliar, precisamos identificar o seu produto, para isso pedimos que preencha nosso formulário de atendimento: https://blog.dako.com.br/abrir-chamado/
      Tenha em mãos o número da Nota Fiscal de compra, e o número de série do produto (que está na etiqueta de identificação fixada no painel traseiro do fogão no campo “Num.Fab”)
      Dessa forma nossa equipe de apoio ao consumidor entrará em contato para solucionar o seu problema o mais rápido possível.

Deixe um comentário