Passo a passo: veja os cuidados ao instalar o fogão embutido
Dako

O fogão embutido é uma peça funcional e decorativa ao mesmo tempo. A cozinha é um dos ambientes mais dinâmicos da casa e, por isso, sua decoração não pode ser menosprezada. Os eletrodomésticos, além de seus usos tradicionais também modificam o ambiente por seu design e suas cores. Um desses aparelhos é o fogão, que pode ser encontrado nas formas embutido, de piso e cooktop. A funcionalidade é a mesma, porém eles foram desenvolvidos para públicos diferentes.

Sendo assim, instalar o fogão embutido não é tarefa difícil, mas exige que a cozinha tenha um espaço específico para a sua instalação. No caso do fogão embutido, alguns cuidados são necessários. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para te ajudar a escolher o seu fogão ideal e orientar a instalação. Confira!

Medida do nicho

O local de instalação do fogão embutido deve ser cuidadosamente escolhido. Além de conter as medidas de encaixe necessárias à instalação do modelo, deve possuir também, de 70cm a 90cm livres acima da mesa do fogão. Ou seja, caso algum armário ou coifa seja instalado, essa medida deve permanecer livre.

Assim como a bancada, o ambiente como um todo deve ser escolhido seguindo alguns critérios. O ideal, é que o local não seja muito úmido e nem possua corrente de ar muito forte, o que pode futuramente apagar as chamas.

Outro ponto a ser considerado é a distância entre o fogão e materiais inflamáveis e não resistentes ao calor, como por exemplo, plásticos, papéis e combustíveis. Para a segurança dos moradores, é fundamental manter o entorno do fogão embutido sem nenhum destes materiais.

Por questão de segurança, o plug da tomada elétrica e o registro de gás devem estar obrigatoriamente fora do nicho, para o caso de haver vazamento, o gás não acumular próximo à tomada e provocar uma explosão.

Instalação do fogão de embutir

Instalar o fogão embutido é relativamente simples, então os próprios moradores conseguem fazer. De qualquer maneira, a Dako disponibiliza um canal de atendimento exclusivo para auxiliar os seus clientes durante toda a instalação e um manual completo.

O indicado é ler o manual de instalação do produto para se planejar sobre o passo a passo e verificar as condições necessárias à instalação. Após leitura, é necessário entrar em contato com a equipe técnica da Dako pelo número 0800-601-0370 e seguir as orientações recebidas.

Observação importante: caso a instalação seja feita sem esse contato, o produto perde a garantia em razão de mau uso.

A medida do nicho onde o fogão embutido será colocado deve ser precisa, a fim de não forçar o móvel com um produto maior, nem colocar peso a mais num suporte fraco. Também, é preciso ter atenção com os materiais utilizados, para que não sejam inflamáveis ou pouco resistentes ao calor.

Ao contrário do cooktop, o fogão embutido possui forno, então é fundamental que no móvel haja um espaço para a saída de ar, pois o queimador localizado no forno precisa de ar para funcionar corretamente.

Caso seja necessário realizar a conversão de gás, o cliente pode agendar a assistência técnica da Dako gratuitamente no prazo de até 30 dias após a compra, garantindo assim que a instalação seja realizada por profissionais qualificados.

Instalação elétrica

O fogão de embutir Dakolors é um produto bivolt manual, logo a tensão deve ser selecionada manualmente de acordo com a voltagem da tomada. Escolha a posição da chave, 127V ou 220V, na parte traseira com o aparelho desligado. Nunca faça a troca de seleção com o fogão conectado na rede elétrica, pois, há perigo de choque.

O ponto de energia deve ser exclusivo para o fogão. Dessa forma a tensão exigida não prejudica o desempenho dos outros aparelhos elétricos. Outra indicação é não usar tomadas tipo “T” ou Benjamins.

Desde 2014 os plugues elétricos de aparelhos eletrodomésticos produzidos no Brasil possuem três pinos. O mais seguro é que a tomada da residência seja no mesmo modelo, sem a utilização de adaptadores e com aterramento.

Acendimento superautomático

O fogão Dako possui sistema de acendimento superautomático, ou seja, apenas com uma pequena pressão durante o giro do manipulador os queimadores são ligados. Dessa forma pode-se dispensar os fósforos e outras formas de acender as chamas.

É importante lembrar que antes de acionar os manipuladores as instalações elétricas e de gás devem estar devidamente verificadas.

Lâmpada no forno

O produto é enviado com 1 lâmpada 220V 15W, que pode ser substituída posteriormente por uma de 127V. Sempre que for fazer a troca da lâmpada, se assegure de estar com o fogão desligado para evitar a possibilidade de acidentes.

Especificação técnica da lâmpada: 127V / 220V 15W com rosca E14 – TU25.

Para fazer a troca da lâmpada, siga as instruções abaixo:

  • primeiro retire o plugue do fogão da tomada elétrica;
  • gire o protetor da lâmpada até soltar completamente;
  • remova a lâmpada danificada/queimada;
  • rosqueie a nova lâmpada;
  • em seguida, rosqueie o protetor da lâmpada;
  • ligue o fogão na tomada.

Outras informações

O serviço de apoio prestado pela Dako é válido por tempo indeterminado, ou seja, o cliente pode acionar quantas vezes precisar.

Para fazer a conversão de gás, exige-se que um técnico autorizado faça o serviço. Nesse caso, a Dako oferece o serviço de forma gratuita aos seus clientes. Esse serviço não tem custo adicional, porém tem prazo, podendo ser feito em até três meses após a compra do produto.

Durante a instalação do fogão embutido no nicho, nenhuma ferramenta em especial é exigida. Porém, o consumidor precisará de chave de boca ou de fenda para colocar a mangueira na tubulação ou no botijão de gás.

O fogão embutido da Dako não é apenas um utensílio doméstico. Ele une funcionalidade, inovação e design, agregando valor e beleza à decoração da cozinha.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o nosso produto entre em contato conosco. Estamos preparados para te ajudar!

Dica do mestre! Para ambientes com móveis planejados e espaço reduzido ou para quem busca praticidade na hora da limpeza, optar pelo fogão embutido é o ideal. Por ser instalado em um nicho, ele facilita a limpeza do chão da cozinha, já que não precisa ser retirado do local.
Produtos ideais para você!

Forno Industrial Preto Dako Couraçado

Coifa de Parede 90 cm Inox Dako Diplomata Gourmet 220V

Cooktop de Indução 4 Bocas Preto com Trava de Segurança Dako Supreme 220V

Cooktop 4 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Supreme Bivolt

Forno de Bancada Elétrico Branco com Grill Dourador Dako Supreme 44 Litros

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Array
Matérias semelhantes

Saiba como escolher o melhor fogão embutido para sua cozinha!

Escolher o melhor fogão para a sua casa não é fácil. Por isso, separamos neste artigo algumas dicas ...

Botão de ir

Fogão de embutir ou cooktop? Saiba escolher a melhor opção!

Se você está em dúvida se compra um fogão de embutir ou cooktop, primeiramente precisa saber que a e...

Botão de ir

Por que escolher um fogão de 4 bocas?

Pensando em comprar um fogão 4 bocas? Uma excelente opção para quem busca uma cozinha moderna e efic...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial