Passo a passo: veja os cuidados ao instalar o fogão embutido

6 minutos para ler

O fogão embutido é uma peça funcional e decorativa ao mesmo tempo. A cozinha é um dos ambientes mais dinâmicos da casa e, por isso, sua decoração não pode ser menosprezada. Os eletrodomésticos, além de seus usos tradicionais também modificam o ambiente por seu design e suas cores. Um desses aparelhos é o fogão, que pode ser encontrado nas formas embutido, de piso e cooktop. A funcionalidade é a mesma, porém eles foram desenvolvidos para públicos diferentes.

Sendo assim, instalar o fogão embutido não é tarefa difícil, mas exige que a cozinha tenha um espaço específico para a sua instalação. No caso do fogão embutido, alguns cuidados são necessários. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para te ajudar a escolher o seu fogão ideal e orientar a instalação. Confira!

Medida do nicho

O local de instalação do fogão embutido deve ser cuidadosamente escolhido. Além de conter as medidas de encaixe necessárias à instalação do modelo, deve possuir também, de 70cm a 90cm livres acima da mesa do fogão. Ou seja, caso algum armário ou coifa seja instalado, essa medida deve permanecer livre.

Assim como a bancada, o ambiente como um todo deve ser escolhido seguindo alguns critérios. O ideal, é que o local não seja muito úmido e nem possua corrente de ar muito forte, o que pode futuramente apagar as chamas. 

Outro ponto a ser considerado é a distância entre o fogão e materiais inflamáveis e não resistentes ao calor, como por exemplo, plásticos, papéis e combustíveis. Para a segurança dos moradores, é fundamental manter o entorno do fogão embutido sem nenhum destes materiais.

Por questão de segurança, o plug da tomada elétrica e o registro de gás devem estar obrigatoriamente fora do nicho, para o caso de haver vazamento, o gás não acumular próximo à tomada e provocar uma explosão. 

Instalação do fogão de embutir

Instalar o fogão embutido é relativamente simples, então os próprios moradores conseguem fazer. De qualquer maneira, a Dako disponibiliza um canal de atendimento exclusivo para auxiliar os seus clientes durante toda a instalação e um manual completo.

O indicado é ler o manual de instalação do produto para se planejar sobre o passo a passo e verificar as condições necessárias à instalação. Após leitura, é necessário entrar em contato com a equipe técnica da Dako pelo número 0800-601-0370 e seguir as orientações recebidas.

Observação importante: caso a instalação seja feita sem esse contato, o produto perde a garantia em razão de mau uso. 

A medida do nicho onde o fogão embutido será colocado deve ser precisa, a fim de não forçar o móvel com um produto maior, nem colocar peso a mais num suporte fraco. Também, é preciso ter atenção com os materiais utilizados, para que não sejam inflamáveis ou pouco resistentes ao calor. 

Ao contrário do cooktop, o fogão embutido possui forno, então é fundamental que no móvel haja um espaço para a saída de ar, pois o queimador localizado no forno precisa de ar para funcionar corretamente. 

Caso seja necessário realizar a conversão de gás, o cliente pode agendar a assistência técnica da Dako gratuitamente no prazo de até 30 dias após a compra, garantindo assim que a instalação seja realizada por profissionais qualificados.

fogao-embutir-dako

Instalação elétrica

O fogão de embutir Dakolors é um produto bivolt manual, logo a tensão deve ser selecionada manualmente de acordo com a voltagem da tomada. Escolha a posição da chave, 127V ou 220V, na parte traseira com o aparelho desligado. Nunca faça a troca de seleção com o fogão conectado na rede elétrica, pois, há perigo de choque.

O ponto de energia deve ser exclusivo para o fogão. Dessa forma a tensão exigida não prejudica o desempenho dos outros aparelhos elétricos. Outra indicação é não usar tomadas tipo “T” ou Benjamins.

Desde 2014 os plugues elétricos de aparelhos eletrodomésticos produzidos no Brasil possuem três pinos. O mais seguro é que a tomada da residência seja no mesmo modelo, sem a utilização de adaptadores e com aterramento.

Acendimento superautomático

O fogão Dako possui sistema de acendimento superautomático, ou seja, apenas com uma pequena pressão durante o giro do manipulador os queimadores são ligados. Dessa forma pode-se dispensar os fósforos e outras formas de acender as chamas.

É importante lembrar que antes de acionar os manipuladores as instalações elétricas e de gás devem estar devidamente verificadas.

Lâmpada no forno

O produto é enviado com 1 lâmpada 220V 15W, que pode ser substituída posteriormente por uma de 127V. Sempre que for fazer a troca da lâmpada, se assegure de estar com o fogão desligado para evitar a possibilidade de acidentes.

Especificação técnica da lâmpada: 127V / 220V 15W com rosca E14 – TU25.

Para fazer a troca da lâmpada, siga as instruções abaixo:

  • primeiro retire o plugue do fogão da tomada elétrica;
  • gire o protetor da lâmpada até soltar completamente;
  • remova a lâmpada danificada/queimada;
  • rosqueie a nova lâmpada;
  • em seguida, rosqueie o protetor da lâmpada;
  • ligue o fogão na tomada.

Outras informações

O serviço de apoio prestado pela Dako é válido por tempo indeterminado, ou seja, o cliente pode acionar quantas vezes precisar. 

Para fazer a conversão de gás, exige-se que um técnico autorizado faça o serviço. Nesse caso, a Dako oferece o serviço de forma gratuita aos seus clientes. Esse serviço não tem custo adicional, porém tem prazo, podendo ser feito em até três meses após a compra do produto. 

Durante a instalação do fogão embutido no nicho, nenhuma ferramenta em especial é exigida. Porém, o consumidor precisará de chave de boca ou de fenda para colocar a mangueira na tubulação ou no botijão de gás. 

O fogão embutido da Dako não é apenas um utensílio doméstico. Ele une funcionalidade, inovação e design, agregando valor e beleza à decoração da cozinha. Para ambientes com móveis planejados e espaço reduzido ou para quem busca praticidade na hora da limpeza, optar pelo fogão embutido é o ideal. Por ser instalado em um nicho, ele facilita a limpeza do chão da cozinha, já que não precisa ser retirado do local. 

Viu como instalar o fogão embutido não é nada complicado? Se você ficou com alguma dúvida sobre o nosso produto entre em contato conosco. Estamos preparados para te ajudar!

Posts relacionados

21 thoughts on “Passo a passo: veja os cuidados ao instalar o fogão embutido

    1. Sinval, bom dia!
      Você pode comprar uma mangueira metálica para substituir a convencional em qualquer loja de conveniência mais próxima de sua região, dessa forma ela não terá o risco de derreter enquanto sua utilização.
      Qualquer outra dúvida pode nos contatar novamente.
      Estamos a disposição

  1. Possuo um espaço de 80(largura) X 70 (profundidade), e vou colocar uma fogão de embutir. Gostaria de saber qual o espaço que devo deixar o fogão afastado da parede dos armários para não correr o risco de queimalas.

  2. Olá,

    Estou querendo comprar fogão Fogão Dako Glass De4vup De Embutir 4 Bocas Com Mesa De Vidro. As medidas do meu nicho são 57 (l), 59 (p) e 67 (a). Essas medidas são muito parecidas com as medidas do nicho recomendado em alguns anúncios. Porém em outros afirmam que as medidas do fogão são 60 (l), 68,2 (p) e 67,1 (a). Não consegui entender com as medidas do fogão informadas podem ser maiores do que o nicho. Será se o meu vai dar?

    Aguardo.

    1. Olá bom dia! As medidas dos nichos para o nosso modelo Dako Glass de embutir vem especificadas em nossos manuais e elas foram feitas especialmente para cada medida dos nossos modelos, certo? Agradecemos pela mensagem!

  3. Olá boa tarde comprei um fogão Dako 5 bocas glass, gostaria de saber se posso remover os pes, porque o mesmo e muito alto sendo 94cm de altura, segundo a classificação dele.

  4. Olá, a diferença entre o fogão de piso e o de embutir e somente os pés, ou existe algum isolante de temperatura nas laterais do fogão de embutir, já que este ficara mais próximo em contato com armários…

  5. As medidas da bancada devem ser iguais as medidas do nincho?

    Por exemplo: Minha bancada tem 65 e as dimensões do fogão estão em 67 x 80 x 68.2 cm (A x L x P

    Mas ele indica um nincho de 87 x 62 cm (L x P)

    Dimensões do corte: 77 x 58.2 cm (L x P)

    Esse corte se refere a bancada? Como o fogão vai caber em 58.2 de corte, sendo que a profundidade dele é 68.2?

  6. Olá, estou vendo as medidas do nicho no manual de produto de vocês (Dako Glass 5 Bocas de Embutir).
    No manual fala a medida do corte do nicho para encaixar o fogão por cima e fala a medida interna para que fique o vão de respiração, mas não tem medida que tem que ser deixada na bancada atrás do fogão. E o fogão possui uma espécie de aba, acima de seu vidro na parte traseira, gostaria que isso ficasse encostado no rodapia/guarnição da bancada, que não houvesse espaço entre o fim do fogão e o acabamento da bancada/parede.
    Qual a medida adequada para que fique dessa forma?

    Muito obrigado!

  7. Bom dia, comprei um fogão dako turbo glass de embutir 5bocas com GRILL.
    GOSTARIA DE SABER PORQUE O GRILL QUANDO LIGADO, NÃO FICA VERMELHO O FERRO?
    ESTA QUEIMADO ALGUMA COISA? JÁ VEIO COM DEFEITO? NA MINHA CIDADE NÃO TEM ASSISTÊNCIA TÉCNICA DA DAKO, O QUE DEVO FAZER?…PRECISO DE UMA SOLUÇÃO, POIS PAGUEI CARO, SÓ POR CAUSA DO GRILL, E NÃO ESTA FUNCIONANDO/…

    1. Olá Mara, para melhor te auxiliar, precisamos identificar o seu produto, para isso pedimos que preencha nosso formulário de atendimento: https://blog.dako.com.br/abrir-chamado/
      Tenha em mãos o número da Nota Fiscal de compra, e o número de série do produto (que está na etiqueta de identificação fixada no painel traseiro do fogão no campo “Num.Fab”)
      Dessa forma nossa equipe de apoio ao consumidor entrará em contato para solucionar o seu problema o mais rápido possível.

  8. Olá, comprei um fogão de embutir 4 bocas Dako Glass e a entrada do gás fica do lado esquerdo e o botijão ficará do lado direito. Posso passar a mangueira de gás por trás do fogão? Que mangueira devo usar? Existe forma de mudar de lado?
    Obrigada, aguardo retorno.

    1. Olá, Jozi. Não é possível a troca de lado do gás, pois, o fogão já vem assim de fábrica. Na realidade, você pode comprar uma mangueira metálica, dessa forma você pode utilizar a mangueira na posição que desejar. Qualquer dúvida, estamos à disposição!

Deixe um comentário