Como escolher o fogão para cozinha pequena? Te mostramos!

6 minutos para ler
CTA Magister

Encontrar o melhor fogão para cozinha pequena pode ser um grande desafio. Por isso, neste texto, trouxemos algumas dicas sobre como fazer essa escolha apostando nos melhores eletrodomésticos.

Você sente que a sua cozinha é pequena e que, por isso, os móveis e eletrodomésticos ficam entulhados, deixando o ambiente com aspecto caótico? Esse é um problema cada vez mais comum, principalmente em virtude da popularização dos apartamentos menores. O problema é que esse é um espaço da casa em que há muito trabalho e há a necessidade de um espaço mínimo para circular livremente, conseguir executar as tarefas e ainda ter algum charme na decoração.

No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas bem interessantes sobre como resolver esse problema. Para isso, vamos lhe mostrar como escolher o fogão para cozinha pequena, levando em consideração não só a funcionalidade, como também a estética do ambiente. Afinal, é possível ter cozinhas bem charmosas em espaços reduzidos.

Ficou interessado no assunto? Então leia este artigo até o final e saiba como escolher o fogão adequado para o seu espaço!

Como escolher o fogão para cozinha pequena

A escolha do melhor fogão para cozinha pequena vai, em primeiro lugar, depender da necessidade do consumidor. Se é uma pessoa que cozinha muito, que utiliza o forno ou que tem uma demanda menor do fogão, por exemplo. Além disso, o tipo de móveis utilizados no espaço também irá influenciar diretamente no modelo do eletrodoméstico mais indicado.

A cozinha planejada é bastante versátil. Então, mesmo que o espaço seja menor, um projeto bem feito possibilita a inserção do fogão de forma harmônica. Nesse tipo de espaço, um cooktop é bastante indicado, pois pode ser acoplado aos móveis planejados. Este é um fogão que pode ser encontrado em versões de quatro ou cinco queimadores, e a escolha depende do quanto o consumidor utiliza o fogão.

Uma das perguntas frequentes relacionadas ao cooktop é sobre o forno. Afinal, quem faz muito uso da peça pode sentir falta. A alternativa, nesses casos, é adquirir um forno a parte que pode ser tanto de embutir nos armários (que ocupa mais espaço), quanto um forno elétrico de bancada. Vale destacar que o forno elétrico é bastante versátil, ocupa pouco espaço e pode ser guardado caso não esteja sendo utilizado.

Já no caso da cozinha modular, aquela em que os móveis já vêm prontos de fábrica, o mais adequado é utilizar um fogão de piso com quatro queimadores. Esses modelos possuem uma dimensão que se adapta a espaços menores, proporcionando o melhor aproveitamento da cozinha. Isso sem contar que já vem com o forno, o que é ideal para quem gosta de assar pratos.

Fatores que devem ser avaliados na hora de comprar um fogão

Montar a cozinha dos sonhos não é nada fácil, principalmente quando a limitação de espaço é um empecilho. Nesses casos, alguns fatores são fundamentais para que o ambiente seja funcional e agradável, sem comprometer a circulação de pessoas, afinal, a cozinha é, sobretudo, um espaço de trabalho.

CTA Supreme Glass

A seguir, confira as principais dicas para não errar na escolha do fogão para cozinha pequena.

Meça o tamanho do espaço

É uma dica bem básica, mas que faz toda a diferença. Diferentes modelos de fogão possuem dimensões variadas. Mesmo aqueles com a mesma quantidade de queimadores possuem diferenças de tamanho e, quando há a falta de espaço, qualquer centímetro a menos pode ser um grande diferencial.

Portanto, o mais indicado é, na hora de pesquisar pelos modelos do eletrodoméstico, se atentar para suas medidas e ter em mente o tamanho do espaço onde ele será alocado. Dessa forma, você aproveita a área de forma eficiente e não corre o risco de comprar um fogão muito menor sem necessidade.

Avalie diferentes tipos de fogões

É muito importante para quem vai comprar móveis e eletrodomésticos para sua cozinha, avaliar diferentes tipos de fogão. Muitas vezes, algo que imaginamos pode não ser o mais adequado para aquele ambiente. Por essa razão, a dica é conhecer cada um dos modelos, suas funcionalidades e indicação, e identificar os mais indicados para o seu caso.

Como já citamos aqui, as principais indicações de fogão para cozinha pequena são o cooktop e o fogão de piso com quatro queimadores. Outro modelo interessante são os fogões embutidos, que se encaixam nos móveis sem ocupar muito espaço.

No entanto, tais tipos podem sofrer variações quanto ao tamanho, proposta e design, e só uma análise bastante criteriosa pode indicar qual o mais indicado para o seu ambiente e para o seu uso. 

Análise como será a sua utilização

Quando não pensamos na utilização que daremos para algum item dentro de casa, corremos o risco de comprar um produto que não será aproveitado ao máximo. É o caso do fogão. Muitas pessoas que pouco utilizam o eletrodoméstico optam por modelos maiores sem pensar em sua real necessidade, assim como os fornos. O ideal é avaliar o quanto você utiliza o fogão e procurar pelo tipo que mais se adapta a essa necessidade. Assim, você evita o desperdício de espaço e dinheiro.

Dicas para quem tem cozinha pequena

O bom aproveitamento do espaço da cozinha é essencial para quem não dispõe de um ambiente grande. A ideia é o que o layout não comprometa a livre circulação das pessoas nem as atividades rotineiras. Dessa forma, algumas dicas podem ser fundamentais para o aproveitamento do espaço, tais como:

  • se você não usa forno, opte por um cooktop, a cozinha ficará moderna e funcional;
  • o forno elétrico de bancada é uma opção prática para quem eventualmente gosta de assar pratos;
  • escolha um fogão com design moderno para dar mais charme à sua cozinha;
  • otimize o espaço com cores claras;
  • opte por móveis mais compactos, de preferência dobráveis, tais como mesa e cadeiras;
  • considere a utilização de prateleiras, pois além de charmosas, elas ampliam a utilização do espaço.

Viu só como não é tão difícil encontrar um fogão para cozinha pequena? Com essas dicas, você poderá escolher o modelo mais adequado para que sua cozinha seja útil e acolhedora.

Quer conhecer modelos de fogão modernos e práticos? Visite nosso site!

CTA Dako Supreme
Posts relacionados

4 thoughts on “Como escolher o fogão para cozinha pequena? Te mostramos!

Deixe um comentário