Cozinhas modernas e práticas: como ter um ambiente mais funcional?
Dako

Os espaços de uma residência precisam ser funcionais e otimizar a rotina dos moradores. Que tal se inspirar em cozinhas modernas e práticas?

As cozinhas modernas e práticas são o sonho de muita gente. Além de lindas e elegantes visualmente, elas oferecem mais funcionalidade durante a correria do dia a dia. Ao montar esse espaço no seu lar, é preciso levar alguns fatores em consideração para proporcionar utilidade a todos os moradores da casa.

Com isso em mente, observe, em primeiro lugar, o tamanho da cozinha ao planejar os móveis e adquirir os eletrodomésticos. É importante criar um bom sistema de iluminação. Ter espaço o suficiente para armazenar todos os itens do ambiente e tomar outros cuidados que fazem toda a diferença no resultado final.

Quer saber como montar um ambiente funcional em uma cozinha moderna? Leia este conteúdo e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Aposte em móveis planejados

Os móveis planejados são ideais para realizar o projeto dos seus sonhos — e isso vale para qualquer ambiente da casa. Com eles, você pode pensar nos armários e balcões que sempre desejou para a sua cozinha, por exemplo, personalizando cada detalhe, como tamanho, material de uso, cor, acabamento, entre outros.

A mobília planejada também ajuda a otimizar o uso do espaço disponível. Isso quer dizer que, se a sua cozinha é pequena, é possível ter um ambiente moderno com um projeto bem articulado.

Se a cozinha é mais espaçosa, é possível ajustar melhor todos os elementos para que o ambiente se torne aconchegante. Além disso, essa solução é esteticamente bonita e pode seguir o estilo da sua decoração sem muitos desafios.

Capriche no sistema de iluminação

Para uma cozinha ser prática, é fundamental criar um sistema de iluminação que una o natural ao artificial. Dessa forma, é possível usá-la adequadamente a qualquer hora do dia.

Para conquistar uma iluminação natural durante a maior parte do dia, é necessário realizar um planejamento antes da construção do local. Com o intuito de posicionar uma janela larga no espaço mais adequado. Assim, haverá a luz apropriada no ambiente e a devida circulação do ar, o que trará mais frescor ao cômodo.

Quanto à luz artificial, deve-se planejar com cuidado um bom sistema. Para isso, é interessante contar com luminárias de teto, pendentes e lâmpadas LED de cor branca. Dessa forma, será viável utilizar a cozinha até mesmo à noite, sem a perda de funcionalidades decorrente da falta de iluminação.

Aproveite todos os espaços disponíveis

Se a sua cozinha é pequena, vale aproveitar todos os espaços disponíveis nesse cômodo, de forma a deixá-lo bastante útil e prático durante o uso. Uma dica é apostar em armários inferiores e superiores, que ajudam a organizar todos os itens necessários, como panelas, pratos, copos, depósitos plásticos, entre outros.

Também é interessante criar um armário maior dividindo a cozinha e a sala, caso o seu ambiente siga o estilo americano, implementando ainda uma bancada resistente em cima. Assim, o armário pode servir de despensa para armazenar os produtos alimentícios.

Do outro lado, pode-se ter bancos altos ao redor da bancada, que funciona como um local para os momentos de refeição ou para conversar com quem está na cozinha preparando a comida da família. Chamados de ilhas esses espaços que interagem como uma área de convivência interessante no lar. Elas são uma das maiores tendências do momento quando falamos de cozinhas modernas.

Compre apenas o essencial

Para manter o dia a dia funcional, é preciso ter uma certa organização no ambiente da cozinha, de modo que não se tenha trabalho em excesso com arrumações pesadas, principalmente ordenando os produtos da despensa. Com isso em mente, evite estocar muitos itens no seu armário.

O recomendado é comprar apenas o que você utiliza na semana ou no mês. Essa é uma maneira de manter o controle do estoque e evitar o acúmulo de poeira e sujeira no local, o que atrai aranhas, formigas e baratas.

Essa também é uma forma de praticar o consumo consciente, em que você só compra o necessário. Com isso, também é possível evitar que um produto estrague na despensa, uma vez que você vai consumi-lo antes do término de seu prazo de validade.

Adote o estilo moderno com uma pitada de minimalismo

Uma tendência forte atualmente é uma cozinha minimalista, em que você encontra, no ambiente, apenas o que é essencial para o uso diário. Esse estilo decorativo preza pelo famoso ditado de que “menos é mais”. Assim, somente o que é fundamental e útil faz parte da decoração.

O visual do espaço é bastante clean, sem perder a personalidade. Essa característica é uma aliada excelente à praticidade do dia a dia, tendo em vista que facilita até mesmo a limpeza desse cômodo após o uso.

Não é preciso limpar diversos elementos decorativos espalhados pela cozinha, como muitos ímãs de geladeira, quadros nas paredes, vasos com plantas sobre a bancada, entre outros.

O estilo minimalista também utiliza uma paleta de cores neutras. Desse modo, é indicado, por exemplo, apostar em armários brancos e piso de madeira. É interessante acrescentar cores em detalhes — só tenha cuidado para não escolher peças com tons excessivamente vibrantes ou intensos. O ideal é que sejam tonalidades claras, opacas ou escuras, como o azul-marinho, o rosa claro e o amarelo fosco.

Prefira eletrodomésticos compactos

Ao adquirir os eletrodomésticos para a sua cozinha, atente-se ao tamanho deles. Antes de fechar a compra de qualquer produto, tire todas as medidas do local. Certifique-se de estar adquirindo algo que seja proporcional ao espaço disponível.

No caso de um ambiente pequeno, o ideal é apostar nos eletrodomésticos compactos e levar em consideração o real uso de cada aparelho na sua rotina. Caso você não use muito o forno, uma dica é implementar a cozinha com um cooktop de 2 ou 4 bocas e contar com um forninho.

Se você fizer questão de ter um forno maior para suprir suas necessidades de uso, uma boa opção é implementar um espaço no armário planejado para um forno elétrico de embutir. Eles são muito práticos e deixam as cozinhas modernas e práticas, além de charmosas.

Invista em cozinhas coloridas

Uma tendência divertida e que tem tudo a ver com cozinhas modernas é a adição de cores vivas e vibrantes na decoração. Essa é uma técnica interessante para deixar o ambiente com mais personalidade, seja na aplicação de adesivos ou papéis de parede, seja na pintura tradicional ou na adição de acabamentos diferenciados.

A ideia, aqui, é não se limitar ao branco clássico e ao inox dos eletrodomésticos. Para quem gosta de uma pegada retrô, por exemplo, dá até para apostar em produtos coloridos, como é o caso de um fogão vermelho, azul-royal ou amarelo. Além de ser diferente, essa aposta é uma referência nostálgica ao passado — principalmente para os membros da família que viveram o auge dos anos 1950 aos 1970.

Outra forma de adicionar cor à cozinha é por meio da bancada, que também fica linda colorida. Escolha apenas um material que seja resistente, fácil de limpar, durável e antibacteriano, de preferência.

O backsplash — espaço livre entre a parede da pia, do fogão e os armários suspensos — é um excelente local para adicionar cores estratégicas, que combinam com a decoração sem prejudicar o visual do ambiente. Esse clássico da decoração de cozinhas americanas também é uma tendência no Brasil e ajuda a criar a sensação de amplitude da cozinha.

Opte por cores neutras e sóbrias

Para quem gosta de algo menos chamativo, vale lembrar que o preto é o novo branco. O que isso quer dizer? Que as cozinhas modernas estão sendo projetadas com uma boa dose de cores sóbrias, principalmente nas paredes e no mobiliário.

Quem é que não acha um charme a tendência do chalkboard nesse ambiente? Trata-se daquela parede pintada em preto, simulando uma espécie de quadro negro, em que você pode soltar a imaginação e trazer mais vida e personalidade ao espaço.

Outra forma de manter a cozinha elegante e neutra é por meio de eletrodomésticos pretos. Além darem um ar sofisticado ao local, ainda são bastante práticos por não necessitarem da mesma dose de limpeza que as versões brancas.

O cooktop linear — aqueles sem grades e queimadores — tem uma mesa de vidro extremamente resistente e durável, de cor preta, que além de compor a decoração de ambientes mais sóbrios e modernos, ainda favorece a praticidade da cozinha, pois, durante a limpeza, basta um pano úmido com detergente neutro para retirar até as sujeiras mais difíceis e gorduras impregnadas.

Deixe alguns materiais em evidência

Se você prefere evidenciar materiais em vez de tonalidades, outra ideia bacana é dar destaque aos revestimentos e acabamentos. A madeira é um ótimo exemplo, já que ela deixa o ambiente mais aconchegante, convidativo e colabora para um estilo do rústico ao escandinavo.

Ainda é possível usar essa mesma técnica para o vidro e a laca, que casam bem com cozinhas tanto claras quanto escuras. Se você gosta de um estilo de decoração mais industrial, pode contar com o cimento queimado, que fica em evidência no piso ou nas paredes.

Também é viável misturar materiais e criar uma composição única — a junção do inox com o vidro é uma possibilidade que fica incrível e vai ao encontro dos próprios eletrodomésticos, já que um fogão ou cooktop pode muito bem apresentar tal característica.

O acrílico surge como opção em bancadas, cadeiras e outros detalhes nas cozinhas, como em utensílios que combinam entre si. As versões transparentes, assim como o vidro, dão um aspecto clean, amplo e até futurista ao ambiente, criando uma atmosfera mais contemporânea e descontraída.

Os porcelanatos podem ser usados inclusive nas pias, bancadas e em mesas. Algumas marcas desse revestimento tão resistente e fácil de limpar criaram linhas que imitam pedras, como o mármore e o granito, o que otimiza ainda mais a praticidade e a higiene da cozinha, uma vez que o material é pouco poroso e não acumula sujeira.

Use espaços verticais

A decoração vertical é uma tendência apropriada para ambientes pequenos, com pouco espaço para o armazenamento dos elementos e artigos de decoração. Essa dica também ajuda a aumentar a praticidade da cozinha. Mas deve ter cuidado para não sobrecarregar vãos livres, que favorecem a circulação de pessoas pelo espaço.

Para otimizar as paredes da melhor forma possível, adicione prateleiras ou nichos estratégicos próximos à ilha do fogão ou à pia para armazenar temperos, óleos e itens utilizados com mais frequência durante a cocção dos alimentos.

Você também pode pendurar alguns conjuntos de panela próximos ao fogão e organizar alimentos em potes de vidro. Assim, sempre que você precisar de algo enquanto cozinha, não terá que correr ou perder tempo até encontrar o item em gavetas ou armários.

Além disso, os potes de vidro com alimentos não perecíveis economizam espaços nos armários. Ficam bem organizados, são fáceis de manusear, mantêm as características e a qualidade dos alimentos por mais tempo, e aumentam a visibilidade para que você saiba o que realmente falta na hora das compras, de modo a gastar apenas com o que é necessário.

Alguns cestos, quanto pendurados, também servem como fruteiras ou depósitos para ovos, legumes, biscoitos e outros itens que não precisam ser guardados na geladeira, e podem ser facilmente encontrados. Eles ficam lindos em decorações mais rústicas que remetem a fazendas e sítios.

Crie uma estação de café

Cozinhas modernas e práticas têm espaços bem delimitados para que você não tenha que procurar o que precisa e perca tempo para guardar as coisas depois. A estação de café é uma boa pedida para os amantes dessa bebida tão popular.

Seja sobre o balcão, a bancada ou no cantinho do armário, basta colocar em uma bandeja a garrafa térmica, um pote com açúcar, adoçante, canela, achocolatado, leite em pó e o que mais você gostar de usar no seu café. Esse espaço aumenta o aconchego da cozinha e pode ser a opção para uma pausa durante o trabalho e conversas rápidas entre os moradores da casa.

Ao seguir as dicas que apresentamos aqui, o resultado da sua cozinha moderna e prática será muito recompensador — tanto em relação à estética quanto à funcionalidade. Lembre-se apenas de evitar o excesso de informações visuais para que o ambiente não fique sobrecarregado. Afinal, o objetivo é compor um cantinho agradável e aconchegante para toda a família e para receber os amigos, certo?

Viu como as cozinhas modernas e práticas são fáceis de implementar? Que tal assinar a nossa newsletter para receber mais dicas que podem melhorar a sua convivência familiar e as experiências gastronômicas da sua família no espaço doméstico?

Dica do mestre! Para quebrar o aspecto escuro da cozinha, basta escolher alguns contrapontos no ambiente, com cores mais claras ou vivas. Isso pode ser feito na bancada, nas cadeiras ou até mesmo em pequenos objetos decorativos e no revestimento da parede sobre a pia, por exemplo.
Produtos ideais para você!

Coifa de Parede 90 cm Inox com Painel de Vidro Preto Dako Diplomata 220V

Fogão de Embutir 4 Bocas Preto com Mesa de Vidro Dako Diplomata Bivolt

Cooktop a Gás 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Diplomata Bivolt

Fogão 4 Bocas Preto com Frente em Vidro Preto e Mesa de Vidro Dako Diplomata Bivolt

Fogão Supreme Inox
5 bocas branco

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial