cozinhas modernas cozinhas modernas

Cozinhas modernas e práticas: como ter um ambiente mais funcional?

9 minutos para ler

Os espaços de uma residência precisam ser funcionais e otimizar a rotina dos moradores. Que tal se inspirar em cozinhas modernas e práticas?

As cozinhas modernas e práticas são o sonho de muita gente. Além de lindas e elegantes visualmente, elas oferecem mais funcionalidade durante a correria do dia a dia. Ao montar esse espaço no seu lar, é preciso levar alguns fatores em consideração para proporcionar utilidade a todos os moradores da casa.

Com isso em mente, observe em primeiro lugar o tamanho da cozinha ao planejar os móveis e adquirir os eletrodomésticos. É importante criar um bom sistema de iluminação, ter espaço necessário para armazenar todos os itens do ambiente e tomar outros cuidados que fazem toda a diferença no resultado final.

Quer saber como montar um ambiente funcional em uma cozinha moderna? Leia este conteúdo e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Aposte em móveis planejados

Os móveis planejados são ideais para realizar o projeto dos seus sonhos — e isso vale para qualquer ambiente da casa. Com eles, você pode pensar nos armários e balcões que sempre desejou para a sua cozinha, por exemplo, personalizando cada detalhe, como tamanho, material de uso, cor, acabamento, entre outros.

A mobília planejada também ajuda a otimizar o uso do espaço disponível. Isso quer dizer que, se a sua cozinha é pequena, é possível ter um ambiente moderno com um projeto bem articulado.

Por outro lado, se ela é mais espaçosa, é possível ajustar melhor todos os elementos para que o ambiente se torne aconchegante. Além disso, essa solução é esteticamente bonita e pode seguir o estilo da sua decoração sem muitos desafios.

Capriche no sistema de iluminação

Para uma cozinha ser prática, é fundamental criar um sistema de iluminação que una o natural ao artificial. Dessa forma, é possível usá-la adequadamente a qualquer hora do dia.

Para conquistar uma iluminação natural durante a maior parte do dia, é necessário realizar um planejamento antes da construção do local, com o intuito de posicionar uma janela larga no espaço mais adequado. Assim, haverá a luz apropriada no ambiente e a devida circulação do ar, o que trará mais frescor ao cômodo.

Quanto à luz artificial, deve-se planejar com cuidado um bom sistema. Para isso, é interessante contar com luminárias de teto, pendentes e lâmpadas LED de cor branca. Dessa forma, será viável utilizar a cozinha até mesmo à noite, sem a perda de funcionalidades decorrente da falta de iluminação.

Aproveite todos os espaços disponíveis

Se a sua cozinha é pequena, vale aproveitar todos os espaços disponíveis nesse cômodo, de forma a deixá-lo bastante útil e prático durante o uso. Uma dica é apostar em armários inferiores e superiores, que ajudam a organizar todos os itens necessários, como panelas, pratos, copos, depósitos plásticos, entre outros.

Também é interessante criar um armário maior dividindo a cozinha e a sala, caso o seu ambiente siga o estilo americano, implementando ainda uma bancada resistente em cima. Assim, o armário pode servir de despensa para armazenar os produtos alimentícios.

Do outro lado, pode-se ter bancos altos ao redor da bancada, que funciona como um local para os momentos de refeição ou para conversar com quem está na cozinha preparando a comida da família. Chamados de “ilhas” esses espaços que interagem como uma área de convivência interessante no lar. Elas são uma das maiores tendências do momento em cozinhas modernas.

Compre apenas o essencial

Para manter o dia a dia funcional, é preciso ter uma certa organização no ambiente da cozinha, de modo que não se tenha trabalho em excesso com arrumações pesadas, principalmente ordenando os produtos da despensa. Com isso em mente, evite estocar muitos itens no seu armário.

O recomendado é comprar apenas o que você utilizar na semana ou no mês. Essa é uma maneira de manter o controle do estoque e evitar o acúmulo de poeira e sujeira no local, o que atrai aranhas, formigas e baratas.

Essa também é uma forma de praticar o consumo consciente, em que você só compra o que é necessário. Com isso, pode-se também evitar que um produto estrague na despensa, uma vez que você vai consumi-lo antes do término de seu prazo de validade.

Adote o estilo moderno com uma pitada de minimalismo

Uma tendência forte atualmente são as cozinhas minimalistas, em que você encontra no ambiente apenas o que é essencial para o uso diário. Esse estilo decorativo preza pelo famoso ditado de que “menos é mais”. Assim, somente o que é fundamental e útil faz parte da decoração.

O visual do espaço é bastante clean, mas sem perder a personalidade. Essa característica é uma aliada excelente à praticidade do dia a dia, tendo em vista que facilita até mesmo a limpeza desse cômodo após o uso.

Não é preciso limpar diversos elementos decorativos espalhados pela cozinha, como muitos ímãs de geladeira, quadros nas paredes, vasos com plantas sobre a bancada pequena, entre outros.

O estilo minimalista também utiliza uma paleta de cores neutras. Desse modo, é indicado, por exemplo, apostar em armários brancos e piso de madeira. É interessante acrescentar cores em detalhes — só tenha cuidado para não escolher peças com tons excessivamente vibrantes ou intensos. O ideal é que sejam tonalidades claras, opacas ou escuras, como o azul-marinho, o rosa claro e o amarelo fosco.

Prefira eletrodomésticos compactos

Ao adquirir os eletrodomésticos para a sua cozinha, é atentar-se ao tamanho deles. Antes de fechar a compra de qualquer produto, tire todas as medidas do local e certifique-se de estar adquirindo algo que seja proporcional ao espaço disponível.

No caso de um ambiente pequeno, o ideal é apostar nos eletrodomésticos compactos e levar em consideração o real uso de cada aparelho na sua rotina. Caso você não use muito o forno, uma dica é implementar a cozinha com um cooktop de 2 ou 4 bocas e contar com um forninho.

Se você fizer questão de ter um forno maior para suprir suas necessidades de uso, uma boa opção é implementar um espaço no armário planejado para um forno elétrico de embutir. Eles são muito práticos e deixam a cozinha moderna e ainda mais charmosa.

Invista em cozinhas coloridas

Uma tendência divertida e que tem tudo a ver com cozinhas modernas é a adição de cores vivas e vibrantes na decoração. Essa é uma técnica interessante para deixar o ambiente com mais personalidade, seja na aplicação de adesivos ou papéis de parede, seja na pintura tradicional ou na adição de acabamentos diferenciados.

A ideia, aqui, é não se limitar ao branco clássico e ao inox dos eletrodomésticos. Para quem gosta de uma pegada retrô, por exemplo, dá até para apostar em produtos coloridos, como é o caso de um fogão vermelho, azul-royal ou amarelo. Além de ser diferente, essa aposta é uma referência nostálgica do passado — principalmente para os membros da família que viveram o auge dos anos 50, 60 e 70.

Outra forma de adicionar cor à cozinha é por meio da bancada, que também fica linda colorida. Escolha apenas um material que seja resistente, fácil de limpar, durável e antibacteriano, de preferência.

Opte por cores neutras e sóbrias

Para quem gosta de algo menos chamativo, vale lembrar que agora o preto é o novo branco. O que isso quer dizer? Que as cozinhas modernas estão sendo projetadas com uma boa dose de cores sóbrias, principalmente nas paredes e no mobiliário.

Quem é que não acha um charme a tendência do chalkboard nesse ambiente? Trata-se daquela parede pintada em preto, simulando uma espécie de quadro negro, em que você pode soltar a imaginação e trazer mais vida e personalidade ao espaço.

Outra forma de manter a cozinha elegante e neutra é por meio de eletrodomésticos pretos. Além darem um ar sofisticado ao local, ainda são bastante práticos por não necessitarem da mesma dose de limpeza que as versões brancas.

Para quebrar o aspecto escuro da cozinha, basta escolher alguns contrapontos no ambiente, com cores mais claras ou vivas. Isso pode ser feito na bancada, nas cadeiras ou até mesmo em pequenos objetos decorativos e no revestimento da parede sobre a pia, por exemplo.

Deixe alguns materiais em evidência

Se você prefere evidenciar materiais em vez de tonalidades, outra ideia bacana é dar destaque aos revestimentos e acabamentos. A madeira é um ótimo exemplo, já que ela deixa o ambiente mais convidativo e colabora para um estilo do rústico ao escandinavo.

Ainda é possível usar essa mesma técnica para o vidro e a laca, que casam bem com cozinhas tanto claras quanto escuras. Se você gosta de um estilo de decoração mais industrial, pode contar com o cimento queimado, que fica em evidência no piso ou nas paredes.

Por fim, ainda é viável misturar materiais e criar uma composição única — a junção do inox com o vidro é uma possibilidade que fica incrível e vai ao encontro dos próprios eletrodomésticos, já que um fogão ou cooktop podem muito bem apresentar tal característica.

O acrílico também tem surgido como opção em bancadas, cadeiras e outros detalhes nas cozinhas, como em utensílios que combinam entre si. As versões transparentes, assim como o vidro, dão um aspecto clean, amplo e até futurista ao ambiente, criando uma atmosfera mais contemporânea e descontraída.

Ao seguir essas dicas, o resultado da sua cozinha moderna será muito recompensador — tanto estética como funcionalmente. Lembre-se apenas de evitar o excesso de informações visuais para que o ambiente não fique sobrecarregado. Afinal, o objetivo é compor um cantinho agradável e aconchegante para toda a família e para receber os amigos, não é mesmo?

Viu como as cozinhas modernas e práticas são fáceis de serem implementadas? Que tal conferir também onde você pode encontrar um fogão moderno para deixar a sua cozinha ainda mais especial? Veja e informe-se agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário