O que é um forno de convecção? Entenda essa tecnologia

6 minutos para ler

Você sabe o que é um forno com convecção? No post a seguir explicamos melhor como essa tecnologia funciona e como ela otimiza sua cozinha.

Os eletrodomésticos mudaram totalmente a nossa relação com as atividades de casa. No caso da cozinha, os aparelhos contribuíram com muita praticidade e mais conforto ao dia a dia das famílias. O forno de convecção doméstico é um bom exemplo disso, já que otimizou vários aspectos na preparação de alimentos em relação aos fornos antigos.

O forno com convecção é uma tecnologia relativamente nova se comparada à história da evolução dos eletrodomésticos e, talvez pelo nome complexo, pode causar dúvidas em seus potenciais compradores. Ao continuar conosco aqui no post, você vai descobrir o que é esse aparelho e quais são os benefícios de se adquirir um modelo assim. Acompanhe!

O que é um forno com convecção?

Essencialmente, um forno de convecção é dotado de uma câmara com turbina para circulação de calor. Ou seja, essa tecnologia faz com que o fluxo do ar quente ajude no cozimento da comida. O calor, assim, circula de forma mais uniforme, circundando os alimentos por meio de uma irradiação que tendi a ir para o fundo do prato.

O maior atributo de um forno de convecção, no caso, é a praticidade do turbo de circulação de ar quente. Assim, fazendo uma comparação aos fornos tradicionais e mais antigos, essa tecnologia evita a variação de temperatura e de espaço na câmara — garantindo pratos preparados muito mais rapidamente, com uma temperatura relativamente menor.

Vale ressaltar que a velocidade com que um forno de convecção assa uma receita é incomparável, uma vez que o sistema de circulação proporciona a agilidade no processo. Logo, a produção de carnes, pães e confeitaria em geral é otimizada consideravelmente, devido à soma de um rápido aquecimento e grande produtividade.

Quais são os benefícios de se escolher um forno de convecção?

Já deu para perceber que o forno com convecção é uma ferramenta poderosa para panificadoras, por exemplo. Contudo, o forno de convecção doméstico também é muito procurado, uma vez que traz inúmeras vantagens para o dia a dia na cozinha. A seguir, estão selecionados alguns dos maiores benefícios. Confira!

Reduz o tempo de cozimento dos pratos

Esse tipo de forno tem a capacidade de reduzir o tempo de cozimento dos alimentos. Com o sistema acelerado por meio da ventilação do ar quente dentro da câmara, o aquecimento acontece até 20% mais rápido do que em aparelhos convencionais. Isso faz com que a pessoa ganhe tempo e economize no consumo de gás ou energia, por exemplo.

Cozinha os alimentos de modo uniforme

Como já mencionamos, o forno em questão utiliza a tecnologia de convecção, proporcionando pratos assados uniformemente, sem aquela necessidade de ficar trocando a sua posição dentro da câmara. Como o cozimento é mais seco, também temos alimentos tostados de forma mais crocante, dando mais sabor às receitas e um aspecto mais bonito aos pratos.

Para explicar de uma forma mais clara, um forno tradicional cozinha um prato de baixo para cima, ou seja, tem seus aquecedores posicionados na parte inferior, principalmente. É uma maneira de assar que sempre funcionou bem, mas algumas zonas ficam mais frias e outras mais quentes.

Logo, se você não ficar atento, pode deixar queimar mais um lado que o outro da comida ou até mesmo servir a refeição com algumas partes ainda frias ou cruas. Como a convecção uniformiza o calor interno do forno, você não vai passar por esses empecilhos na hora de preparar qualquer prato. O cozimento sempre vai repartir equilibradamente o calor, a fim de esquentar a comida de forma homogênea.

Libera menos calor quando está em funcionamento

O preparo dos alimentos também não pede temperaturas muito altas em um forno de convecção. Isso porque um aparelho desses permite funções diferentes de controle de temperatura. Logo, é possível aumentar seu repertório de pratos e receitas, já que há uma variação de 65ºC a 230ºC — diferentemente de um forno de fogão convencional, em que a temperatura já começa aos 160ºC.

Dá mais consistência às receitas

Já falamos de carnes mais bem tostadas e alimentos sequinhos. Contudo, as tortas e doces também são receitas favorecidas com o forno de convecção, pois o calor circular derrete a gordura uniformemente e cria vapor muito mais rápido.

Esses são dois aspectos fundamentais para que os pratos ganhem o tamanho e a consistência perfeitos para o momento de servir. Panificações crescem melhor e a textura dos alimentos fica muito mais leve do que em um cozimento de forno tradicional. 

Fornece uma economia de energia

Além de todas as vantagens apresentadas até aqui, o uso de um forno com convecção favorece uma economia de energia de até 50% em comparação a outros fornos que não apresentam tal tecnologia. Só é importante se lembrar de não bloquear o fluxo de ar durante o funcionamento da câmara, para que o cozimento aconteça da melhor forma. Então, não tampe a comida, nem mesmo com papel alumínio!

Outra dica essencial é manter uma distância de, pelo menos, 2,5 centímetros entre as bandejas, bem como entre os pratos e as paredes do forno. Assim, você faz com que a circulação do ar quente aconteça corretamente e com segurança. Não se esqueça também de pré-aquecer o forno sempre, a menos que a sua receita peça o contrário, combinado?

Agora que você conhece mais sobre o forno de convecção doméstico, que tal experimentar a tecnologia para melhorar o desempenho dos seus pratos e surpreender a todos com refeições incríveis? Certamente, você vai gastar menos tempo na cozinha e também vai economizar de diferentes formas, como foi possível notar ao ler o post até aqui.

Então, se você gostou de aprender mais sobre o forno de convecção, não deixe de assinar a nossa newsletter. Será um prazer ter você por aqui lendo nossos conteúdos mais vezes!

Spread the love
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-