Confira 10 dicas de segurança na cozinha para evitar acidentes
Dako

Para manter a segurança na cozinha é preciso ter alguns cuidados. Confira 10 deles com as dicas que preparamos neste post!

Quem pensa que o conforto do lar é sinônimo garantido de proteção, deve reconsiderar que acidentes domésticos são sempre possíveis. Quando o assunto é segurança na cozinha, a atenção deve ser redobrada. Esse ambiente da casa é um potencial espaço para diversos imprevistos perigosos — incêndios, queimaduras, cortes, tombos…

Se a sua preocupação é essa, você chegou no post certo. Aqui, vamos listar as principais dicas de segurança na cozinha, de forma que você possa aproveitar melhor o cômodo da casa sem colocar em risco o bem-estar e a integridade da sua família. Vamos conferir?

1. Tenha cuidado com as trempes de ferro fundido e grelhas do forno

Das cozinhas industriais para os fogões domésticos, as trempes de ferro fundido são a melhor opção para preparar receitas que necessitam de alta temperatura. Por conservarem o calor por mais tempo, essas peças são muito eficientes e mantêm as panelas aquecidas. Contudo, é importante ter um cuidado especial no seu manuseio justamente por isso: o material demora a esfriar e pode causar sérias queimaduras.

2. Não jogue os alimentos no óleo quente

O mesmo vale para o uso de óleo ao fritar alimentos. Dependendo da forma como você os joga na panela, os respingos vão queimar a sua pele. Por isso, conte com o auxílio de uma escumadeira e coloque o que vai ser fritado o mais próximo possível do produto quente. Além de proteger o corpo, você também evita sujeira: o óleo não vai espirrar no fogão, nem no chão ou na sua roupa — no último caso, para se prevenir, use um avental.

3. Mantenha os cabos das panelas para dentro do fogão

Nunca é demais ressaltar: coloque os cabos das panelas direcionados para o centro do seu fogão. Por mais atentos que sejamos, sempre pode ocorrer de esbarrarmos o braço nas extremidades, derrubando tudo no chão. Nesse sentido, além de desperdiçar a comida preparada e perder todo o trabalho, você ainda vai se machucar com o alimento quente.

4. Não coloque objetos metálicos no micro-ondas

O micro-ondas é uma das maiores facilidades dos tempos modernos. Contudo, não podemos deixar de tomar certos cuidados com o seu uso. O maior deles é nunca colocar objetos metálicos dentro do eletrodoméstico. O motivo é simples: as ondas de calor provocam faíscas que, além de danificar o aparelho, podem iniciar um incêndio.

5. Utilize luvas térmicas

Para não se queimar com as trempes de ferro fundido, com a fritura ou até mesmo com o alimento aquecido pelo micro-ondas, as luvas térmicas são as suas maiores aliadas. E não adianta dizer que um pano de prato dobrado serve. Ele não está devidamente protegido para impedir a condução de calor entre as panelas, tigelas e refratários e a sua mão — especialmente se estiver úmido ou molhado. As luvas também dão mais firmeza, evitando que você derrube tudo, além de se queimar.

6. Não manuseie facas sem corte

Engana-se quem pensa que os utensílios afiados são mais perigosos. Na verdade, as facas com o corte cego são as maiores vilãs nesse quesito, por causa da força que você tem que fazer para que elas realmente cortem o alimento.

Quando você for picar ou descascar alimentos, utilize sempre lâminas bem afiadas, para que a tarefa não exija força desnecessária. Em todo caso, o ideal também é dobrar os dedos para que eles fiquem distantes o suficiente do fio de corte, e contar com uma tábua ou bancada apropriada para a atividade.

7. Deixe panos e toalhas longe do gás e eletrodomésticos

Para não causar nenhum incêndio na cozinha, também é essencial manter os panos de prato e outros tipos de toalhas longe do fogão, do botijão de gás e de eletrodomésticos que emitem calor, como fritadeiras, sanduicheiras, cafeteiras e torradeiras. Isso porque o tecido vai contribuir para que o fogo se alastre muito mais rapidamente.

8. Use corretamente a panela de pressão

Um dos maiores medos de quem cozinha está relacionado ao manuseio da panela de pressão. Apesar de bastante eficiente no cozimento rápido de alimentos, ela é uma verdadeira bomba-relógio quando não utilizada corretamente.

As explosões fazem um estrago considerável no fogão e em tudo à sua volta. Portanto, é importante acrescentar o mínimo necessário de água para que o interior da panela não seque completamente durante o cozimento.

Por outro lado, não se pode encher demais seu conteúdo, pois o líquido pode transbordar ao ferver — o que entope a válvula de segurança. Além do mais, essa válvula deve estar sempre limpa para que o vapor saia livremente.

9. Prefira tapetes antiderrapantes para evitar quedas

Para manter o chão limpo e a cozinha em ordem, muitas pessoas adotam o tapete como acessório de proteção. No entanto, é fundamental saber escolher o item, para que ele não se torne um risco de quedas. O tapete, nesse caso, deve ir além do seu aspecto decorativo e colaborar para a segurança na cozinha: deve ser antiderrapante e, de preferência, antibacteriano, a fim de conservar a boa higienização do espaço.

10. Mantenha a cozinha segura para crianças

Se a casa tem crianças, além das dicas anteriores, mais algumas medidas devem ser tomadas.

O Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por exemplo, listou algumas delas para que a segurança na cozinha aconteça da melhor forma:

  • deixar o botijão de gás do lado de fora da cozinha;
  • proteger as tomadas elétricas;
  • manter os fios dos eletrodomésticos presos e recolhidos;
  • deixar os materiais de limpeza em embalagens originais e em armários altos e trancados;
  • utilizar as trempes traseiras do fogão para frituras;
  • deixar os objetos cortantes e pontiagudos longe do alcance das crianças;
  • colocar travas em gavetas, portas e demais aberturas de armários.

Esperamos que todas essas sugestões sejam valiosas para o seu dia a dia. Aliás, você não acha que mais pessoas deveriam saber como ter segurança na cozinha? Compartilhe este post nas suas redes sociais e espalhe a informação!

Dica do mestre! Para manter a segurança na cozinha, é preciso colocar essas dicas em prática com o máximo de atenção. Dessa forma, evitam-se incêndios e outros acidentes.
Produtos ideais para você!

Coifa de Parede 90 cm Inox com Painel de Vidro Preto Dako Diplomata 220V

Fogão 4 Bocas Preto com Frente em Vidro Preto e Mesa de Vidro Dako Diplomata Bivolt

Fogão 5 Bocas Preto com Frente em Vidro Espelhado e Mesa de Vidro Dako Magister Style Bivolt

Forno de Bancada Elétrico Titanium com Grill Dourador Dako Supreme 44 Litros

Dako Supreme Glass
5 bocas branco

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Array
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial