8 dicas para economizar gás de cozinha

1 minuto para ler

Economizar o gás de cozinha pode ser um desafio, não é mesmo? Por isso, preparamos este infográfico cheio de dicas práticas e eficientes que podem ajudar você no dia a dia. Acompanhe a leitura!

1. Aposte em boas panelas
A panela velha não retém calor adequadamente, o que resulta em ineficiência na hora de cozinhar e mais gasto de gás. Para evitar isso, prefira panelas inox ou de cerâmica, que cozinham rapidamente.

2. Use a panela de pressão
A panela de pressão é ideal para acelerar o cozimento de alimentos como grãos, carnes, legumes etc. Por isso, sempre que possível utilize essa panela para ganhar tempo e economizar na conta de gás.

3. Não fique abrindo o forno
Abrir e fechar a porta do forno exige mais gasto de gás para reaquecê-lo. Por isso, evite esse hábito. Deixe o alimento cozinhar em temperatura correta, respeitando o tempo adequado.

4. Cozinhe mais produtos ao mesmo tempo
Aproveite para cozinhar mais de um alimento ao mesmo tempo. Assim, dê preferência aos alimentos com o mesmo tempo de cozimento.

5. Use a tampa ao cozinhar alimentos
A panela tampada faz com que o alimento cozinhe mais rapidamente, uma vez que o calor fica retido. Assim, cozinha-se o alimento da forma correta sem o desperdício de gás.

6. Pique os alimentos em pedaços menores
O processo de cozimento é acelerado ao picar os alimentos em pedaços menores. Consequentemente há menos uso de gás.

7. Cozinhe o feijão de forma eficiente
Uma dica para cozinhar o feijão rapidamente é deixá-lo de molho na água de um dia para o outro. Assim, o seu tempo de cozimento será menor na panela de pressão.

8. Observe a cor das chamas
A cor do fogo deve ser azul. Se estiver amarelada significa que há sujeira no bocal, o que resulta em mais gasto de gás.

Gostou das nossas dicas? Então, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de todas as nossas novidades!
Infográfico Dako | 8 dicas para economizar gás de cozinha
Posts relacionados

4 thoughts on “8 dicas para economizar gás de cozinha

  1. Muito interessante e úteis as dicas p/ economia de gás, e sugiro acrescentar os consumos de gás, na pos. max, nos diversos queimadores da mesa, e também o consumo de forno.

    Outra dúvida que tenho, é se é melhor fazer as batatas “fritas”, no forno à gás ou nas Air Fryer’s élétricas . Qual seria o custo do gás x energia életrica.

    Parabéns pelo conteúdo.

    1. Que bom que gostou das dicas, Pasqualino!
      Estamos preparando mais textos em relação ao consumo de gás e utilização do forno para compartilharmos.
      Sobre a dúvida em relação a batata frita, aconselhamos fazer no forno, elas ficam mais assadas e crocantes e não artificiais. Infelizmente não sabemos o custo e energia gastos pelo produto citado, mas nossos fogões são regulamentados pelo Inmetro e possuem grande economia de energia, utilizando somente o gás por alguns minutos.

Deixe um comentário