vidro do fogão vidro do fogão

Fogão com mesa de vidro quebra? 9 cuidados que você deve ter

12 minutos para ler

O fogão com mesa de vidro é o mais procurado para projetos de ambientação de cozinhas, afinal, trata-se de uma peça charmosa e que traz um toque refinado ao ambiente.

Entretanto, beleza não é tudo. É preciso prezar pela facilidade na hora da limpeza, mas também é importante atentar-se à segurança do eletrodoméstico. Por conta disso, algumas pessoas se questionam se o fogão com mesa de vidro é mesmo tão resistente quanto os modelos tradicionais, apesar de ser uma peça diferenciada pela sua praticidade.

Se você se interessa por esse tipo de estatística e ainda tem algumas dúvidas sobre a durabilidade desse eletrodoméstico, esta leitura será altamente explicativa para você.

Neste artigo, preparamos um resumo em que são abordadas questões relativas à resistência do material, para esclarecer de uma vez se o fogão com mesa de vidro quebra ou não.

Ao final, ainda listamos alguns cuidados indispensáveis para que você mantenha a sua bela peça sempre em perfeito estado de conservação. Confira!

Quais são as principais características do fogão com mesa de vidro?

O que diferencia o fogão com mesa de vidro dos modelos comuns é o fato de sua parte superior, em que estão alocadas as chamas — também conhecida como área de trabalho —, ser fabricada em vidro temperado.

Trata-se de uma mesa de vidro temperado com 6 milímetros de espessura, ou seja, um material mais grosso e resistente, que atende adequadamente à finalidade proposta de ser um eletrodoméstico bonito e seguro.

Dessa forma, o fogão com mesa de vidro difere-se dos tradicionais eletrodomésticos, que são feitos com o tampo à base de inox. Sua superioridade em relação aos demais se deve, principalmente, à facilidade de limpeza, elegância e à resistência quanto aos danos comuns com o uso, como os arranhões.

Sua superfície espelhada atrai e encanta os clientes mais exigentes, por isso, é uma peça que pode compor qualquer projeto de cozinha sem comprometer a aparência e a elegância da decoração escolhida.

O fogão com mesa de vidro pode ser apresentado em vários modelos, inclusive como um fogão de piso — opção mais tradicional e moderna — e o fogão de embutir — ideal para cozinhas planejadas. O modelo mais procurado é o cooktop, formado apenas pela parte superior do fogão, sem o forno.

Quais são as vantagens dos fogões com mesa de vidro?

A principal vantagem, sem sombra de dúvidas, é a praticidade, afinal, os resíduos de alimentos e gorduras grudam menos na mesa de vidro, o que agiliza muito na hora da limpeza. Essa facilidade de limpeza é uma característica muito buscada pelos consumidores, principalmente por usuários que não gostam desse processo.

Outra característica que se torna uma grande vantagem para esse modelo de fogão é a estética linear que adiciona mais sofisticação à cozinha.

O fogão com mesa de vidro pode ser a melhor opção para projetos modernos, pois além de ser um modelo extremamente funcional para cozinhas planejadas, é um tipo de fogão aplicável até em decorações mais rústicas.

A agilidade e a segurança no processo de cocção dos alimentos também exaltam a superioridade desse modelo. As trempes de ferro fundido do fogão minimizam as vibrações e garantem mais estabilidade e firmeza das panelas na hora de cozinhar. Os modelos elétrico são ainda mais práticos e aquecem as panelas de forma mais homogênea.

Tanto os fogões elétricos quanto os de modelos de indução — cujo aquecimento acontece por meio de um campo eletromagnético — devem ser usados com panelas apropriadas, de fundo duplo ou triplo. Apesar disso, esses modelos permitem a manutenção de uma temperatura ideal durante todo o processo de cocção e mais agilidade na preparação de qualquer tipo de alimento.

Os fogões com mesa de vidro contam ainda com uma grande variedade de modelos e cores, que trazem charme e elegância para a composição decorativa da sua cozinha e o encantamento do ambiente na hora de fazer aquela receita especial. O Dako Supreme Glass, por exemplo, apresenta um design inovador nas cores preto, branco e titânio.

Afinal, fogão com mesa de vidro quebra?

Quando o assunto é fogão com mesa de vidro, a beleza é uma das características mais consideradas, quase por unanimidade, mas algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto à questão da segurança, principalmente em relação à resistência.

Para esclarecer essa dúvida de uma vez por todas, podemos assegurar que o fogão com mesa de vidro é um eletrodoméstico extremamente resistente. Isso acontece porque o vidro utilizado na produção desse tipo de eletrodoméstico (conforme falamos, um vidro temperado com cerca de 6 mm de espessura) é altamente resistente e suporta altíssimas temperaturas.

Depois do superaquecimento em temperaturas que podem ser superiores a 700°C, a peça sofre um resfriamento subsequente com jatos de ar frio. Esse processo é chamado de têmpera e confere até cinco vezes mais resistência ao fogão se compararmos o material ao vidro comum. O processo também torna o eletrodoméstico extremamente mais seguro que os fogões tradicionais com acabamento em inox.

Vidro é sempre vidro, e em alguns casos, esse material pode quebrar. Esse tipo de ocorrência, no entanto, é raríssima e exige a combinação de vários fatores, como o superaquecimento e o resfriamento logo em seguida, ou a queda de um objeto pesado sobre a superfície do eletrodoméstico. Você não precisa se preocupar com a segurança do vidro do seu fogão, basta cuidar para que ele mantenha a sua resistência natural.

Como cuidar adequadamente do meu fogão com mesa de vidro?

Agora que você já sabe direitinho as características e as vantagens do fogão com mesa de vidro, é chegada a hora de conhecer alguns cuidados indispensáveis para manter a beleza da sua peça por mais tempo. Tome nota das dicas de manutenção que apresentamos a seguir.

1. Limpe o vidro do fogão sempre com sabão neutro

O sabão tipo neutro é um coringa na limpeza das mais diversas áreas, móveis e eletrodomésticos de uma casa. Esse produto assegura uma boa remoção de sujeiras e gorduras sem ser abrasivo ou provocar qualquer tipo de mancha na pintura ou no revestimento das peças.

Use sempre esse tipo de sabão e aplique-o com um pano limpo e levemente úmido, uma esponja macia ou o lado amarelo da esponja que você já utiliza no dia a dia. Evite usar buchas grossas para afastar qualquer possibilidade de riscos ou danos.

Ao final do processo, sempre utilize um pano seco com álcool para garantir o brilho da peça e não se esqueça de higienizar adequadamente as peças acessórias, como as trempes e os botões (caso o modelo contemple essas peças). Os modelos mais modernos são totalmente digitais, o que facilita ainda mais a limpeza.

fogao-mesa-de-vidro

2. Retire as grades para fazer a limpeza

Por mais que os fogões com mesa de vidro tenham uma área livre maior — o que pode acabar sendo uma tentação para fazer uma limpeza rápida entre as bocas —, o ideal mesmo é resistir a esse instinto.

Sempre que você realizar a limpeza da mesa de vidro do seu fogão, retire antes todas as grades. Isso pode ser feito de forma fácil e rápida, e evitará qualquer arranhão ou outro tipo de incidente. Sem falar que as grades podem sofrer o acúmulo de sujeira que, com o tempo, se torna difícil de remover. Não deixe de fazer esse procedimento!

3. Retire a gordura e sujeiras difíceis com vinagre

Basta usar um pano úmido (com água morna ou fria) com detergente neutro para retirar o excesso de gordura, e depois um pano seco para alcançar todo o brilho da peça.

Sujeiras e gorduras de difícil remoção, que não são removidas nesse processo, podem ser retiradas com vinagre. Para isso, retire todas as peças do fogão, espalhe vinagre branco, água morna e algumas gotas de detergente por toda a mesa de vidro.

Deixe de agir por alguns minutos, remova o excesso de sujeira com um pano macio ou papel absorvente. Se necessário, passe novamente um pano úmido com água morna para retirar o excesso de produto. Geralmente isso deixa algumas manchas que podem ser facilmente retiradas com um pano seco ou papel toalha. Mais uma vez, finalize a limpeza com um pano seco ou papel toalha embebido em álcool para devolver o brilho original da peça.

4. Evite colocar muito peso no seu fogão

Os fogões com mesa de vidro são muito resistentes e suportam tanto o calor das chamas quanto o peso dos mais diversos tipos de panelas, mas é preciso ter um cuidado a mais quando o assunto é resistência física.

O manual do fabricante sempre tem as especificações do peso e as dimensões máximas que cada boca ou parte do vidro do fogão pode suportar. Atente-se a essas informações no momento de comprar e usar as panelas maiores, de fundo duplo ou triplo.

Outra dica é utilizar sempre panelas com o fundo uniforme e colocá-las bem centralizadas na grade ou no círculo marcado no vidro do fogão, para evitar quedas que podem danificar o tampo do eletrodoméstico e causar graves acidentes domésticos.

5. Siga à risca as instruções do fabricante

Esse tipo de conselho parece óbvio, mas acredite: algumas pessoas insistem em não ler as instruções do fabricante. Esse é um erro fatal!

O fabricante conhece a fundo as características dos produtos que produz e conta com equipes especializadas, que sabem detalhadamente as melhores práticas para que o seu eletrodoméstico tenha a maior durabilidade possível. Não deixe essas recomendações mais técnicas de lado!

Leia atentamente o manual de instruções antes de começar a usar o seu fogão, siga as recomendações e minimize o risco de perder a garantia do seu produto por danos e acidentes ocasionados pelo uso equivocado do equipamento.

6. Garanta a conservação das peças

As principais peças que compõem os modelos de fogões com mesa de vidro mais antigos são as bocas (ou queimadores), as grades da mesa (também conhecidas como trempes), capas (aquelas tampinhas pretas) e os manípulos (botões). Em alguns modelos digitais, somente o vidro do fogão é suficiente para o pleno funcionamento do eletrodoméstico.

Se o modelo do seu fogão apresenta essas peças, o ideal é que você retire cada uma das partes na hora de fazer a limpeza. As peças precisam ser higienizadas separadamente para garantir a boa aparência e conservação de suas características.

Muitas vezes em que a grade não é retirada para a limpeza, o calor se encarrega de aumentar a fixação das sujidades, principalmente as mais gordurosas. Quando isso ocorre, o usuário ainda precisa usar produtos diferentes e práticas de remoção não recomendadas, que podem comprometer irreversivelmente a aparência do material.

Antes de fazer a limpeza, você deve esperar que todas as peças estejam frias e, preferencialmente, desconectar o fogão da tomada, além de fechar o registro do botijão ou da tubulação de gás natural, para evitar que qualquer faísca ou ocorrência se transforme em um acidente grave que possa comprometer a sua segurança e a da sua família.

7. Atente-se ao perfeito encaixe das peças

Após realizar a limpeza de cada uma das peças do seu fogão, é fundamental que os elementos sejam devolvidos adequadamente ao seu lugar de origem, com atenção especial ao encaixe. Isso trará mais segurança ao uso do eletrodoméstico.

Peças mal encaixadas podem desestabilizar as panelas colocadas sobre o fogão e podem incorrer em sérios acidentes que, além de prejudicarem o seu eletrodoméstico, comprometem a segurança da sua família.

8. Evite contato direto com o vidro

Apesar de serem produzidos com vidro temperado, que é um material muito resistente, o ideal é evitar colocar panelas ou utensílios quentes e pesados diretamente sobre a mesa de vidro (essa recomendação é aplicável somente para as peças com trempes, que não são devidamente preparadas para esse tipo de procedimento como os fogões elétricos).

Caso isso ocorra, o atrito entre o vidro e as panelas é inevitável, o que pode criar pontos de tensão relacionados às diferenças de temperatura dos materiais e, consequentemente, ocasionar a quebra da peça mais frágil.

9. Mantenha uma limpeza periódica

A periodicidade da limpeza é imprescindível para manter sempre uma boa aparência do seu fogão. Com isso, você pode evitar o acúmulo de sujeira, e um processo de limpeza mais fácil inibe ações que comprometem a integridade do material do seu eletrodoméstico, como movimentos bruscos e rápidos. Além disso, jamais use esponjas grossas ou de aço sobre a superfície do fogão, e nem produtos abrasivos.

Gostou das nossas dicas? Tirou todas as suas dúvidas sobre a resistência do fogão com mesa de vidro e se a sua peça pode quebrar eventualmente?

O mais importante para fugir de qualquer tipo de problema é escolher um produto de qualidade, produzido por uma marca bem conceituada. Sempre procure empresas confiáveis, que prezam pela experiência de uso de seus clientes.

A Dako é uma marca de reconhecida excelência no mercado e tem uma linha completa de fogões com mesa de vidro, além de opções tradicionais para os mais diversos gostos.

Se você conhece outras formas de proteger a integridade e a beleza do vidro do fogão, assim como boas práticas para uma limpeza eficiente, que tal deixar o seu comentário para ajudar outros leitores?

Posts relacionados

25 thoughts on “Fogão com mesa de vidro quebra? 9 cuidados que você deve ter

    1. Olá Rubens. Agradecemos pelo contato e pelo interesse em adquirir nossos produtos!
      Temos uma Loja Virtual com a linha completa de fogões para você escolher qual combina mais com sua cozinha. Acesse: https://goo.gl/5gRH7L
      Confira as vantagens:
      – Compre produtos direto da fábrica
      – Parcele suas compras em até 10x sem juros no cartão de crédito
      – Ganhe 5% de desconto nos pagamentos à vista
      Conte sempre com a gente! 😉

  1. Quero comprar um fogão com mesa de vidro. Há opções para gás de rua? Na casa que vou morar é encanado. Quanto custa converter e, se não houver, quais peças tem disponível. Se o custo for grande demais vou optar por outro. Fogão Embutir 5 bocas Preto Dako com mesa de vidro – Dako Glass com Acendimento Automático + Trempes em ferro fundido Bivolt, aguardo urgente retorno.

    1. Olá Elusa, o serviço de conversão de gás nós realizamos de forma gratuita em até 90 dias após a compra do produto, assim que receber ele em casa, entre em contato com a equipe de apoio ao consumidor, ligue: 0800 707 1696.

  2. Comprei meu fogão lindo ficher em agosto 2020 presente de aniversário 7 meses depois dia na sexta feira santa coloquei o peixe pra cozinhar o vidro do fogão explodiu isso mesmo eu estava próximo foi um susto e fiquei com as pernas ardendo do vidro fui vê a garantia e não cobre e agora o que fazer até hoje estou triste e não achei o vidro para colocar o valor deve ser um absurdo pois foi uma explosão.

    1. Olá Suzi, temos alguns relatos com a quebra da mesa de vidro temperado, em todos os produtos que avaliamos não foi descoberta uma causa que seja motivada por erro de montagem ou falha na peça. Todas as peças atendem às normas brasileiras de segurança exigidas pelo INMETRO.

  3. Comprei um dako antes de pesquisar..minha panela de pressão tem o fundo meio oval tenho crianças em casa .já estou preocupada antes dele chegar ..vir vídeos no YouTube que eles podem estoura a mesa de vidro ai fiquei mais tensa ainda aff.dako se quiser pode mandar uma panela nova de pressão pra eu usar nesse fogão rs

  4. Bom Dia!
    Gostaria de poder contar com ajuda de vocês,pois procuro aqui em Belo Horizonte onde comprar as grades e tanpinhas para o Cooktops de 5 bocas modelo SUGAR.
    AGUARDO CONTATO,

    Obrigada
    MARIA DAS GRASÇAS

  5. 🥺🥺🥺Bom dia , o meu explodiu sem nada em cima eu estava deitada quando ouvi a explosão, isso me trouxe danos psicológicos , financeiros me cortei pq quando ouvi o barulho sai correndo , como moro sozinha imaginem o susto🤬🤬🤬🤬 #Atlas top glass 5 bocas

  6. Boa noite, em grupo do facebook, há varios casos da quebra da mesa de vidro, a maioria dos comentários dizer que o vidro estourou apenas com o manuseio, sem atritos ou batidas, acreditam que foi apenas a temperatura? Isso é possivel acontecer? eu tenho um fogão desses e tbém tenho um bebê, fiquei muito preocupada. Como evitar que isso aconteça?

    1. Olá, Vera. Temos alguns relatos com a quebra da mesa de vidro temperado, em todos os produtos que avaliamos não foi descoberta uma causa que seja motivada por erro de montagem ou falha na peça. Fabricamos cerca de 30.000 fogões por mês com mesa de vidro temperado e são feitos testes rigorosos de controle de qualidade, tanto no fornecedor da peça, quanto na nossa fábrica. Todas as peças atendem às normas brasileiras de segurança exigidas pelo INMETRO. Quanto às chamas, todas as bocas são reguláveis, da potência máxima para mínima, incluindo a chama do forno.

Deixe um comentário