Confira passo a passo de como fazer uma instalação de cooktop
Dako

Vai comprar o seu cooktop? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre instalação de cooktop para que tudo saia perfeito na sua cozinha. Confira!

O cooktop se popularizou no mercado de fogões por ser elegante, simples de usar e ocupar menos espaço na cozinha. Independentemente se a cozinha é pequena ou grande, ele consegue se encaixar na decoração. Como existem vários modelos disponíveis no mercado, as pessoas acabam confundindo a forma de instalação de cooktop. É bom que antes de finalizar a compra a pessoa confira as medidas do cooktop, quais modelos existem e como instalar o cooktop na bancada da cozinha.

Para evitar contratempos durante a instalação do seu cooktop e garantir que tudo saia perfeito, confira as nossas dicas!

Realize as medidas do cooktop e do espaço disponível

Antes de comprar o seu cooktop você deve determinar o local de instalação na sua cozinha. A bancada do cooktop deve ter entre 20 e 70 mm de espessura e ser plana e segura para suportar o peso.

Os materiais mais indicados são as pedras, artificiais ou naturais, desde que sejam resistentes à alta temperatura.

Existe uma infinidade de modelos de cooktops. Pesquise quais atendem às suas necessidades e depois que escolher o modelo ideal para você, olhe o catálogo oferecido pelo fornecedor para pegar todas as medidas e exigências técnicas.

Essa pesquisa é fundamental para garantir que o seu cooktop funcione com a sua capacidade máxima. Imagine comprar o cooktop dos seus sonhos e quando chegar em casa ver que ele não cabe na sua bancada. Ninguém quer passar por essa situação.

Então por mais que leve um tempinho a mais pesquisando, vale a pena pesquisar antes para evitar comprar um produto que não cabe na sua cozinha.

Verifique se o cooktop é a gás

Além do material da bancada e o espaço disponível na cozinha, outro ponto a ser analisado antes de fazer a compra é o meio do cooktop fornecer o calor.

Alguns são a gás, outros somente a energia e até mesmo existem os modelos que precisam de energia elétrica e gás para funcionar.

De forma geral ele exige uma tomada única, que esteja longe do local de aquecimento para manter a segurança. Outros modelos de cooktop à gás, necessitam de um ponto de conexão entre o botijão a no máximo 1 metro de distância e no mínimo 30 cm de distância.

No caso de gás encanado, o registro deve ser exclusivo para o cooktop. Todas essas exigências são formuladas para garantir a segurança dos moradores quanto ao uso do cooktop, por isso é fundamental seguir todas à risca.

Realize um checklist com tudo o que precisa

Cada modelo de cooktop possui sua particularidade, e assim também acontece na hora da instalação. Veja as diferenças entre cada um deles.

Cooktop à gás

A instalação do cooktop à gás exige mais cuidado devido ao risco de explosões. Além de verificar se na casa ou apartamento existe a conexão a gás para o cooktop, alguns outros componentes também são utilizados na instalação.

Para a instalação desse modelo é necessário uma mangueira trançada ou metálica flexível com regulador, silicone ou pasta de vedação, arruelas de vedação, adaptador e ferramentas como chave de boca. Verifique se a mangueira adquirida possui certificado do Inmetro.

Saiba como realizar a instalação de cooktop

Antes de começar a instalação do cooktop, leia o manual para verificar se o seu modelo de aparelho necessita de alguma etapa diferente de instalação.

  • Primeiro encaixe o cooktop na bancada e marque as medidas;
  • Para fazer o corte é preciso de ajuda profissional, pois as ferramentas utilizadas exigem cuidado no seu manuseio;
  • Depois que o corte foi realizado, encaixe gentilmente o cooktop. Passe a cola adesiva que vem junto para selar o espaço. Tome cuidado especial com as entradas de gás e energia para que tudo fique no seu devido lugar sem embolação;
  • Fixe o cooktop com os parafusos que o acompanham;
  • Termine de fixar as conexões de gás e energia elétrica;
  • Pronto, o seu cooktop foi instalado.

Outro item muito utilizado em conjunto com o cooktop é a coifa. Ela deve ser instalada a uma distância mínima de 65 cm até as bocas do fogão. Entretanto, se no manual a distância mínima for maior, faça conforme o manual pois ela pode variar de acordo com o modelo.

Verifique qualquer vazamento

Antes de utilizar o seu cooktop verifique se existe algum vazamento de gás. Para isso, você deve fazer os seguintes passos:

  • Coloque um pouco de detergente ou sabão em uma esponja e aperte até fazer bastante espuma.
  • Coloque essa espuma nos locais de conexão da mangueira de gás.
  • Se existir vazamento algumas bolhas vão se formar. Nesse caso, tire a espuma e aperte novamente as conexões.
  • Refaça a espuma até que não saia nada.

Um fator importante é a marca do cooktop. Conte com a ajuda da Dako, empresa referência no mercado de fogões e cooktops, com muitas opções que se encaixam na sua rotina.

Venha conhecer os produtos Dako. Contamos com uma linha exclusiva de cooktops e fogões perfeitos para a sua cozinha!

Dica do mestre! A instalação de cooktop pode ser realizada por você mesmo ou com a ajuda de um profissional. Seguindo o manual de instruções e nossas dicas fica bem fácil montar uma bela cozinha.
Produtos ideais para você!

Cooktop 4 Bocas Preto com Mesa de Vidro Dako Glass Bivolt

Cooktop a Gás 5 Bocas com Mesa de Aço Inox Escovado Dako Diplomata Gourmet 220V

Cooktop a Gás 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Diplomata Bivolt

Cooktop de Indução 4 Bocas Preto com Trava de Segurança Dako Supreme 220V

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

Aprenda como harmonizar queijos e vinhos e aproveitar os encontros

Aprender como fazer a harmonização de queijos e vinhos para desfrutar de uma experiência gastronômic...

Botão de ir

Culinária indiana: confira 11 receitas para você reproduzir

A culinária indiana é, sem dúvidas, uma das mais marcantes do mundo. Por isso, bastar falar sobre el...

Botão de ir

Fogão de embutir ou cooktop? Saiba escolher a melhor opção!

Se você está em dúvida se compra um fogão de embutir ou cooktop, primeiramente precisa saber que a e...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial