forno gasta mais gás forno gasta mais gás

Forno gasta mais gás que fogão? Descubra e saiba como economizar!

4 minutos para ler

Descubra neste texto se o seu forno gasta mais gás que o fogão e receba dicas de como economizar sem deixar de fazer pratos maravilhosos!

Com o aumento dos preços do GLP, tem muita gente na dúvida: forno gasta mais gás do que o fogão?

O forno é conhecido por consumir bastante desse combustível. No entanto, as receitas assadas, geralmente, são mais demoradas. É o caso de lasanhas, tortas, bolos, aves e pães.

Mas será que a culpa é do forno ou do modo de preparo desses alimentos? Será que podemos economizar o gás no forno? E no fogão? Quer saber? Então, continue a leitura!

Como economizar o gás na cozinha?

Antes mesmo de pensar se forno gasta mais gás do que fogão, saiba que existem inúmeras maneiras de economizar o GLP. Isso vale tanto para o forno como para as bocas e suas chamas.

Veja, a seguir, algumas dicas de como gastar menos GLP no dia a dia.

Monitore as chamas

Ao observar a cor das chamas, dá para saber se as bocas do fogão estão sujas. Quando isso acontece, o fogo fica com uma cor entre o amarelo e o laranja. Nesse caso, o eletrodoméstico consumirá mais combustível do que o necessário. Por isso, é essencial limpar as bocas após o uso.

Conserve portas e janelas fechadas enquanto cozinha

As correntes de ar reduzem a potência do fogo. Desse modo, os alimentos demoram mais para ficar prontos. E qual é o resultado? Um gasto desnecessário de GLP. Dessa forma, feche as janelas e portas para que o vento não atrapalhe o preparo da comida.

Não exagere no preaquecimento

Bolos e pães, entre outros alimentos, exigem que o forno seja preaquecido. Na hora de esquentar o dispositivo, muita gente esquece e acaba deixando o aparelho ligado por mais tempo do que aquilo que pede a receita. Isso eleva consideravelmente o consumo!

Deixe as panelas tampadas

Tampar a panela é importante para reter o calor no interior do recipiente. Assim, você vai gastar menos GLP, uma vez que os alimentos cozinharão bem mais rápido.

Afinal, o forno gasta mais gás do que o fogão?

Isso vai depender do tipo de alimento, das condições das panelas, da frequência de limpeza, entre outros fatores. Desse modo, não podemos afirmar que forno gasta mais gás do que fogão. Entretanto, se você fizer um bolo no forno e fritar um ovo no fogão, é claro que o consumo do combustível será maior no forno.

Portanto, mais importante do que saber se forno gasta mais gás do que as bocas, é conhecer o funcionamento das partes do fogão.

Assim, você vai usufruir do eletrodoméstico de um jeito mais eficiente e econômico. Observe!

Menos consumo de gás no fogão

Sabe aquelas panelas velhas com o fundo torto? Elas exigem mais GLP. O raciocínio é simples: com a uniformidade de uma panela nova, o calor das chamas é bem distribuído, ao contrário do que ocorre com os fundos irregulares.

Além disso, a panela com o fundo plano fica mais aderente à grade, algo que amplia a eficiência do fogo.

Também dá para usar as bocas do fogão com mais economia, colocando menos água para cozinhar os alimentos. Nesse caso, a fervura é mais rápida, o que resulta em um uso menor do fluido.

Mais uma dica são as receitas de uma panela só, como risoto e caldo verde. Além de utilizar menos GLP, esse método permite que você não suje muita louça.

 Menos consumo de gás no forno

 Ao assar no forno, não abra as portas do aparelho antes de encerrar o tempo de preparo. Ao abrir as portas antes, o ar frio do ambiente esfria o interior do forno. Desse modo, ele vai utilizar mais gás para esquentar a área novamente.

No fim das contas, pouco importa se o forno gasta mais gás do que o fogão. O que interessa mesmo é aprender a usar esses eletrodomésticos de um jeito mais econômico. E isso é totalmente possível, seja no forno, seja no fogão.

Quer ficar sempre por dentro de dicas para casa? Então, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário