temperatura para assar temperatura para assar

Como controlar a temperatura de um fogão para assar no forno?

4 minutos para ler

Pode até parecer óbvio, mas a melhor maneira de como controlar a temperatura de um fogão é seguir a receita. No entanto, muitas vezes o clima dentro do forno não corresponde ao que indicam os botões. Aliás, podemos encontrar até 20ºC de diferença entre o que apontam os indicadores do forno e como está realmente lá dentro. Por isso, muitas vezes, é preciso fazer verdadeiros malabarismos para encontrar a temperatura para assar perfeita.

Diante disso, não é demais parar e pensar se o eletrodoméstico já não está muito velho. Afinal, pode ter chegado a hora de trocar o fogão. Mas, a desregulagem não é o único problema. Nesse sentido, temos que nos lembrar que várias receitas não vêm com dados em graus.

Assim, sempre nos deparamos com expressões como forno baixo, médio e alto. Porém, às vezes, ficamos na dúvida: o que tais frases significam na prática? É exatamente sobre isso que falaremos neste post. Venha com a gente e confira dicas para ter uma temperatura para assar ideal!

Verifique a temperatura para assar ideal de cada alimento

Não existe uma temperatura para assar ideal para todos os alimentos. Desse modo, cada comida vai precisar de um clima diferente. Por exemplo: pães demandam de 200ºC a 250ºC. Mais do que isso, provavelmente, eles queimarão por fora e ficarão crus por dentro.

Contudo, tirando algumas exceções, devemos fazer bolo quase sempre a 180ºC. Ou seja, quando pensamos em como controlar a temperatura de um fogão, devemos levar em conta que a maioria das receitas não foi feita para equipamentos modernos. Por esse motivo, preparamos dicas especiais para você logo a seguir:

  • Forno Baixo (160°C): ideal para suspiros, pudins e suflês;
  • Forno Médio (180°C a 200°C): tortas, bolos, vegetais, massas e tortas;
  •  Forno Alto (230°C): aves e carnes;
  • Forno bem alto (250°C a 280°C): normalmente usamos para dar acabamento às carnes e para pré-aquecer, algo importante em muitas receitas.

Assim, o aquecimento prévio é fundamental para bolos, massas e pães. Porém, o tempo de pré-aquecimento oscila de acordo com quantidade de bocas do fogão.

Portanto, saiba que o fogão de 4 bocas pré-aquece em 10 minutos. Já o fogão de 5 ou 6 bocas deve ser ligado nesta temperatura 15 minutos antes de iniciar o processo de assar.

Tome cuidado para não abrir a porta do forno antes da hora

Sempre ouvimos falar que essa ou aquela receita desandou. Geralmente, quando isso acontece, é porque abrimos a porta do aparelho antes do tempo. Dessa forma, use o visor e a luz ao invés de abrir e colocar o rosto para dar aquela espiadinha lá dentro. Assim, você vai aproveitar melhor seu forno.

Aguarde o tempo de preparo e respeite a temperatura para assar

Os pratos assados são um modo de alimentação saudável. Além disso, eles não deixam nada a desejar no sabor. Porém, não basta respeitar a temperatura para assar.

Afinal, o tempo de forno também é importante. Nesse contexto, um pão caseiro de 350 gramas leva 25 minutos para ficar pronto. Por sua vez, um quilo de alcatra requer pelo menos duas horas assando.

Escolha fogões mais modernos

Um fogão moderno pode ser a melhor maneira de assar com qualidade. Assim, dá para impressionar amigos e familiares com receitas incríveis. Além disso, será possível desfrutar de pratos de restaurantes sem sair de casa.

Nesse cenário, os fogões Dako entregam mais praticidade e sabor. Afinal de contas, seu display digital garante uma temperatura para assar perfeita. Confira a seguir as qualidades desse inovador eletrodoméstico:

  • turbo convecção: permite assar dois pratos ao mesmo tempo, inclusive doces e salgados;
  • tamanho maior do forno;
  • grill dourador para finalizar carnes, aves e tortas;
  • acendedor superautomático;
  • controle do forno com display digital.

A temperatura para assar é determinante na elaboração de uma boa receita. Por esse motivo, conhecer o tempo de cozimento dos ingredientes é essencial.

Entretanto, com a ajuda da tecnologia, seus dotes culinários poderão ser aplicados com mais eficiência e sabor. Que tal saber mais sobre nossos fogões? Entre em contato com a Dako!

Posts relacionados

Deixe um comentário