Entenda melhor o funcionamento de cada parte do fogão
Dako

Conhecer as diversas partes de um fogão garante um melhor aproveitamento do seu eletrodoméstico. Conheça cada uma delas!

As partes do fogão são essencialmente as mesmas, desde as versões mais simples até os modelos comerciais. Saber o real funcionamento de cada parte do eletrodoméstico é essencial para otimizar o aproveitamento do seu fogão. Isso porque algumas características e funcionalidades podem afetar o uso das panelas, a eficiência energética e a funcionalidade do forno, por exemplo.

Por isso, criamos este pequeno tutorial para que você consiga otimizar o uso do seu fogão após compreender melhor as funcionalidades de cada parte. Vamos lá?

Queimadores

Os fogões mais básicos têm quatro queimadores, mas essa quantidade, assim como o tamanho do queimador, pode variar conforme o modelo e a marca. Queimadores maiores distribuem melhor o calor pelos fundos das panelas, cozinhando os alimentos mais rapidamente.

A maioria dos cooktops apresenta modelos diferentes de queimadores, de alta e baixa potência. Alguns podem ter um acessório que permite combiná-los um ao lado do outro para uma superfície de cozimento maior.

Muitos fogões têm o espaço entre os quatro queimadores originais otimizado. Dessa forma, são incorporados outros elementos, como um queimador adicional, uma grelha mais longa ou até uma chapa.

Tampas dos queimadores

Os queimadores têm uma aparência diferente com base na fonte de combustível e no tipo de fogão. Os queimadores a gás vêm em configurações fechadas ou abertas.

Já os queimadores abertos, ou seja, com a chama direta, podem atingir o calor máximo rapidamente, entretanto os fechados mantêm as panelas mais próximas da chama e são mais fáceis de limpar, assim como os queimadores elétricos, que têm uma superfície de vitrocerâmica.

Grelhas

Os cooktops de vitrocerâmica distribuem e dissipam o calor uniformemente na panela por meio de sua superfície lisa, ou seja, não têm grelhas. Já os fogões tradicionais a gás têm grelhas de ferro fundido, que podem ser contínuas para facilitar a retirada ou a troca de posição das panelas pelas bocas, o que pode ser feito facilmente em cooktops ou fogões com mesa de vidro.

Controles

Os fogões mais modernos, normalmente, têm um painel digital de controle que permite ligar e desligar várias funções, bem como ajustar a temperatura de fornos e gavetas de aquecimento. Geralmente, são botões que permitem maior precisão nas configurações do eletrodoméstico.

Porta ou Gaveta

Fogões com forno precisam de uma porta ou gaveta que se encaixem de forma segura e uniforme. Geralmente, eles são fechados por meio de uma borracha extremamente resistente localizada nas suas bordas.

Bandeja de gotejamento

As bandejas de gotejamento são usadas em conjunto com queimadores selados para capturar qualquer gotejamento ou transbordamento que ocorra com potencial de comprometimento da segurança e da usabilidade do fogão.

Acessórios

Alguns cooktops vêm com acessórios intercambiáveis ​​para os queimadores originais, permitindo a integração de churrasqueiras, assadeiras e woks, por exemplo.

Botões

Os botões são usados no controle do fornecimento de energia, seja em fogões em que a fonte energética é o calor, ou em modelos com fonte energética elétrica. Além disso, eles acionam o forno e, normalmente, estão localizados na principal interface do aparelho, na parte superior.

Forno

A maioria dos fornos contam com um tamanho padrão. Entretanto, alguns modelos são duplos, ou seja, incluem mais de um forno ou têm uma gaveta de aquecimento adicional para a cocção de alimentos diferentes simultaneamente. Mas, outros podem ter a tecnologia de turbo convecção.

Os racks de forno são as grades internas ajustáveis, que podem ser removidas para limpeza ou de acordo com a necessidade de cozimento dos alimentos.

Conforme você pode ver, as partes do fogão variam de acordo com o modelo e os recursos oferecidos pela marca escolhida.

Agora que você conhece todas as partes do fogão, que tal aproveitar para conhecer um pouco mais sobre as bocas do fogão e como elas devem se adaptar ao tamanho das suas panelas para otimizar o desempenho do seu eletrodoméstico? Confira!

Dica do mestre! Opte sempre por marcas confiáveis, marcadas pela tradição, originalidade e com a qualidade atestada pelos clientes.
Produtos ideais para você!

Fogão Industrial 4 Bocas Preto com Tripla Chama Dako Couraçado

Fogão Industrial 2 Bocas Preto com Tripla Chama e Pés Removíveis Dako Couraçado

Fogão de Embutir 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Timer Digital Dako Diplomata Grill Bivolt

Fogão 4 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Timer Digital Dako Supreme Black Glass Bivolt

Fogão Supreme Inox
5 bocas branco

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

Aprenda como harmonizar queijos e vinhos e aproveitar os encontros

Aprender como fazer a harmonização de queijos e vinhos para desfrutar de uma experiência gastronômic...

Botão de ir

Culinária indiana: confira 11 receitas para você reproduzir

A culinária indiana é, sem dúvidas, uma das mais marcantes do mundo. Por isso, bastar falar sobre el...

Botão de ir

Forno de embutir e suas vantagens

O Forno de Embutir Dako é sinônimo de elegância e praticidade na sua cozinha. Confira as vantagens d...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial