Como limpar o cooktop da maneira correta? Descubra aqui!

6 minutos para ler

Você sabe como limpar o cooktop da maneira correta? Veja nesse conteúdo algumas dicas para manter o seu fogão limpo e conservado! 

O cooktop, ou fogão de bancada, é uma alternativa ao fogão tradicional, muito mais prática e que supre perfeitamente as necessidades de quem gosta de receitas de panela ou não tem muito espaço em casa. Trata-se de um eletrodoméstico que possui apenas a parte do tampo e pode ser colocado em bancadas, pias e ilhas. Esse tipo de fogão tem se tornado bastante popular em cozinhas com espaço reduzido e também por pessoas que adoram modernidade e praticidade na hora de cozinhar. 

Esse tipo de fogão pode se apresentar de alguns modelos, por exemplo: acabamento em inox ou mesa de vidro temperado (mais comum), a gás ou elétrico, queimadores tradicionais ou de indução. Entretanto, apesar de comum, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre como limpar o cooktop da maneira correta.  

Manter a limpeza do seu fogão de bancada em dia é essencial para prolongar a sua vida útil e também, para manter os seus queimadores funcionando corretamente. Portanto, adotar uma rotina de limpeza, evita que a sujeira acumule e também danos mais graves no acabamento e no funcionamento do seu equipamento. 

Se você tem interesse em saber como limpar o cooktop ou ainda tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura e confira dicas bem práticas para usar no dia a dia!

Dicas de como limpar o cooktop

Não tem jeito! Se você cozinha diariamente já percebeu que o contato com comida, gordura e água deixam o fogão bem sujo, às vezes irreconhecível! Por isso, é preciso que este eletrodoméstico seja limpo diariamente, evitando que as sujeiras danifiquem o seu visual e sua performance. 

Por isso, o ideal é que logo depois do preparo seja de um banquete ou de um prato mais simples, já partir logo para a limpeza! Se o seu fogão for a gás, lembre-se de fechar o registro para evitar vazamentos. Já no caso dos elétricos é fundamental retirar da tomadas. Em ambos modelos é ideal esperar até que os queimadores e a superfície esteja completamente fria para evitar acidentes e estragos. E claro, seguir as dicas a seguir! 

Removendo resíduos

A primeira dica de como limpar o cooktop é tomar atitudes de forma rápida, ou seja, assim que cair algo sobre o fogão, remova o alimento ainda quente com um pano. Isso por que ao secar, esse resíduo pode se tornar mais difícil e complicado de se fazer a limpeza. Com isso, muitas pessoas podem querer usar facas ou esponja de aço para fazer a remoção, danificando o produto. E não é isso que você quer, certo? 

Ao adotar esse cuidado, você irá evitar que o alimento grude e ainda vai estar facilitando na hora de fazer a higienização diária do seu fogão. 

Limpeza reforçada

Na correria do dia a dia, nem sempre é fácil encontrar tempo e motivação para limpar o seu cooktop da maneira correta. O que certamente é um erro! A boa notícia é que fazer uma limpeza reforçada no fogão é mais tranquilo do que parece. Além disso, vai garantir que a superfície da mesa de vidro se mantenha intacta, como também as grades e queimadores permanecerão limpos e em pleno funcionamento. 

cooktop-5-bocas-dako

Desse modo, para entender como limpar o cooktop é preciso seguir os seguintes passos: em primeiro lugar, é importante usar água morna e detergente. Você deve passar o produto com uma esponja macia (sempre usar o lado amarelo). 

A limpeza deve ser feita em todo o cooktop, principalmente nos queimadores que podem acabar acumulando muita sujeira e restos de comida. Esse acúmulo pode obstruir a saída de gás e, consequentemente de fogo, reduzindo o rendimento do seu eletrodoméstico. 

Ainda sobre queimadores, é imprescindível verificar se não caiu nenhuma substância dentro dos orifícios que possam prejudicar a chama do seu fogão. Ao finalizar esse passo, volte com os queimadores para o lugar e verifique se o encaixe está correto. Em seguida, acenda a chama e deixe ligada por cerca de 1 minuto para que as peças possam secar. 

Quando terminar a limpeza do fogão, passe um pano seco e bem macio, uma flanela, por exemplo, para que a superfície fique com brilho de produto novo. 

Como evitar manchas no cooktop? 

Mais do que manter a limpeza do fogão em dia, é preciso ter alguns cuidados na rotina para evitar manchas, especialmente em mesas de vidro temperado. Esse tipo de fogão é mais bonito, moderno e resistente, mas quando é limpo de forma correta é bastante propenso à manchas. 

Algumas substâncias, principalmente as que são ácidas e alcalinas como vinagre, molho de tomate, café, leite e água salgadas são as principais causadoras de manchas na superfície. Além disso, quando permanecem muito tempo, podem causar danos irreversíveis no vidro e até nas partes esmaltadas, como as grades e queimadores do fogão. 

Portanto, para evitar esse tipo de acidente, a dica é agir rápido. Caso uma dessas substâncias, ou outra semelhante entre em contato com o fogão, limpe imediatamente. Para isso, tenha sempre um pano úmido e macio próximo. 

Além disso, outros fatores podem causar manchas no fogão. Produtos abrasivos, que desgastam a superfície como alvejantes, produtos a base de solventes e esponjas de aço devem passar longe da superfície do eletrodoméstico, pois causam danos definitivos. Objetos pontiagudos também são uma ameaça para a mesa de vidro. 

Além disso, é essencial usar panelas adequadas ao tipo de fogão e tamanho dos queimadores. Prefira sempre panelas de fundo reto e do tamanho que se encaixa adequadamente no queimador para evitar arranhões. 

E aí, você já conhecia essas dicas de como limpar o cooktop? Seguindo esses passos, certamente você terá um fogão limpo e conservado, mantendo a sua cozinha elegante e organizada por muito mais tempo. 

Se você ainda não tem um cooktop ou está em busca de um fogão para deixar a sua cozinha com outra cara, precisa ver essa dica! Acesse esse artigo e veja dicas de como encontrar um fogão moderno para repaginar a sua cozinha! 

Posts relacionados

6 thoughts on “Como limpar o cooktop da maneira correta? Descubra aqui!

    1. Olá Conceição, o segredo de manter a boa aparência das trempes de ferro fundido é mantê-las limpas, tratando de eventuais respingos, ou resíduos, o mais rápido possível, para que a remoção não se torne cada vez mais difícil.

      Sempre que for realizar essa limpeza não deixe de seguir esses passos:

      – Aguarde a trempe esfriar para evitar acidentes, ou degradar o material.

      – Utilize água morna, sabão ou detergente neutro e uma esponja de uso convencional, aquela que você utiliza para limpar outros utensílios domésticos.

      – Se for necessário deixe de molho em água morna, mas não mantenha por mais de 15 minutos para não corroer o material.

      – Caso a sujeira realmente seja mais difícil de retirar, utilize uma lã-de-aço no local.

      – A parte mais importante é a secagem da trempe que deve ser feita com pano seco imediatamente após lavar, não deixe a peça secando naturalmente, pois a umidade pode manchar o material.

      Seguindo esses passos você pode manter seu fogão limpo e pronto para uso.

    1. Olá Antoniela, O segredo de manter a boa aparência das trempes de ferro fundido é mantê-las limpas, tratando de eventuais respingos, ou resíduos, o mais rápido possível, para que a remoção não se torne cada vez mais difícil.

      Sempre que for realizar essa limpeza não deixe de seguir esses passos:

      – Aguarde a trempe esfriar para evitar acidentes, ou degradar o material.

      – Utilize água morna, sabão ou detergente neutro e uma esponja de uso convencional, aquela que você utiliza para limpar outros utensílios domésticos.

      – Se for necessário deixe de molho em água morna, mas não mantenha por mais de 15 minutos para não corroer o material.

      – Caso a sujeira realmente seja mais difícil de retirar, utilize uma lã-de-aço no local.

      – A parte mais importante é a secagem da trempe que deve ser feita com pano seco imediatamente após lavar, não deixe a peça secando naturalmente, pois a umidade pode manchar o material.

      Seguindo esses passos você pode manter seu fogão limpo e pronto para uso.

Deixe um comentário