Como limpar o cooktop da maneira correta? Descubra aqui!
Dako

Você sabe como limpar o cooktop da maneira correta? Veja nesse conteúdo algumas dicas para manter o seu fogão limpo e conservado! 

O cooktop, ou fogão de bancada, é uma alternativa ao fogão tradicional. Sendo muito mais prática e que supre perfeitamente as necessidades de quem gosta de receitas de panela ou não tem muito espaço em casa. Trata-se de um eletrodoméstico que possui apenas a parte do tampo e pode ser colocado em bancadas, pias e ilhas. Esse tipo de fogão tem se tornado bastante popular em cozinhas com espaço reduzido e também por pessoas que adoram modernidade e praticidade na hora de cozinhar.

Esse tipo de fogão pode se apresentar de alguns modelos, por exemplo: acabamento em inox ou mesa de vidro temperado (mais comum), a gás ou elétrico, queimadores tradicionais ou de indução. Entretanto, apesar de comum, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre como limpar o cooktop da maneira correta.

Manter a limpeza do seu fogão de bancada em dia é essencial para prolongar a sua vida útil e também, para manter os seus queimadores funcionando corretamente. Portanto, adotar uma rotina de limpeza, evita que a sujeira acumule e também danos mais graves no acabamento e no funcionamento do seu equipamento.

Se você tem interesse em saber como limpar o cooktop ou ainda tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura e confira dicas bem práticas para usar no dia a dia!

Dicas de como limpar o cooktop

Não tem jeito! Se você cozinha diariamente já percebeu que o contato com comida, gordura e água deixam o fogão bem sujo, às vezes irreconhecível! Por isso, é preciso que este eletrodoméstico seja limpo diariamente, evitando que as sujeiras danifiquem o seu visual e sua performance.

Por isso, o ideal é que logo depois do preparo seja de um banquete ou de um prato mais simples, já partir logo para a limpeza! Se o seu fogão for a gás, lembre-se de fechar o registro para evitar vazamentos. Já no caso dos elétricos é fundamental retirar da tomadas. Em ambos modelos é ideal esperar até que os queimadores e a superfície esteja completamente fria para evitar acidentes e estragos. E claro, seguir as dicas a seguir!

Removendo resíduos

A primeira dica de como limpar o cooktop é tomar atitudes de forma rápida, ou seja, assim que cair algo sobre o fogão, remova o alimento ainda quente com um pano. Isso por que ao secar, esse resíduo pode se tornar mais difícil e complicado de se fazer a limpeza. Com isso, muitas pessoas podem querer usar facas ou esponja de aço para fazer a remoção, danificando o produto. E não é isso que você quer, certo?

Ao adotar esse cuidado, você irá evitar que o alimento grude e ainda vai estar facilitando na hora de fazer a higienização diária do seu fogão.

Limpeza reforçada

Na correria do dia a dia, nem sempre é fácil encontrar tempo e motivação para limpar o seu cooktop da maneira correta. O que certamente é um erro! A boa notícia é que fazer uma limpeza reforçada no fogão é mais tranquilo do que parece. Além disso, vai garantir que a superfície da mesa de vidro se mantenha intacta, como também as grades e queimadores permanecerão limpos e em pleno funcionamento.

Desse modo, para entender como limpar o cooktop é preciso seguir os seguintes passos: em primeiro lugar, é importante usar água morna e detergente. Você deve passar o produto com uma esponja macia (sempre usar o lado amarelo).

A limpeza deve ser feita em todo o cooktop, principalmente nos queimadores que podem acabar acumulando muita sujeira e restos de comida. Esse acúmulo pode obstruir a saída de gás e, consequentemente de fogo, reduzindo o rendimento do seu eletrodoméstico.

Ainda sobre queimadores, é imprescindível verificar se não caiu nenhuma substância dentro dos orifícios que possam prejudicar a chama do seu fogão. Ao finalizar esse passo, volte com os queimadores para o lugar e verifique se o encaixe está correto. Em seguida, acenda a chama e deixe ligada por cerca de 1 minuto para que as peças possam secar.

Quando terminar a limpeza do fogão, passe um pano seco e bem macio, uma flanela, por exemplo, para que a superfície fique com brilho de produto novo.

Como evitar manchas no cooktop?

Mais do que manter a limpeza do fogão em dia, é preciso ter alguns cuidados na rotina para evitar manchas, especialmente em mesas de vidro temperado. Esse tipo de fogão é mais bonito, moderno e resistente, mas quando é limpo de forma correta é bastante propenso à manchas.

Algumas substâncias, principalmente as que são ácidas e alcalinas como vinagre, molho de tomate, café, leite e água salgadas são as principais causadoras de manchas na superfície. Além disso, quando permanecem muito tempo, podem causar danos irreversíveis no vidro e até nas partes esmaltadas, como as grades e queimadores do fogão.

Portanto, para evitar esse tipo de acidente, a dica é agir rápido. Caso uma dessas substâncias, ou outra semelhante entre em contato com o fogão, limpe imediatamente. Para isso, tenha sempre um pano úmido e macio próximo.

Além disso, outros fatores podem causar manchas no fogão. Produtos abrasivos, que desgastam a superfície como alvejantes, produtos a base de solventes e esponjas de aço devem passar longe da superfície do eletrodoméstico, pois causam danos definitivos. Objetos pontiagudos também são uma ameaça para a mesa de vidro.

E aí, você já conhecia essas dicas de como limpar o cooktop? Seguindo esses passos, certamente você terá um fogão limpo e conservado, mantendo a sua cozinha elegante e organizada por muito mais tempo.

Se você ainda não tem um cooktop ou está em busca de um fogão para deixar a sua cozinha com outra cara, precisa ver essa dica! Acesse esse artigo e veja dicas de como encontrar um fogão moderno para repaginar a sua cozinha! 

Dica do mestre! É essencial usar panelas adequadas ao tipo de fogão e tamanho dos queimadores. Prefira sempre panelas de fundo reto e do tamanho que se encaixa adequadamente no queimador para evitar arranhões.
Produtos ideais para você!

Cooktop 4 Bocas Preto com Mesa de Vidro Dako Glass Bivolt

Cooktop a Gás 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Diplomata Bivolt

Cooktop de Indução 4 Bocas Preto com Trava de Segurança Dako Supreme 220V

Cooktop 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Supreme Bivolt

Cooktop 4 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Supreme Bivolt

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Não foram encontrados posts semelhantes.

Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial