Quer saber como escolher o melhor fogão? Veja nossas dicas!
Dako

O fogão é um equipamento essencial em qualquer cozinha. Por isso, saber como escolher o melhor fogão permite que você garanta eficiência energética, o devido atendimento das necessidades da sua casa e o melhor uso de um eletrodoméstico que faz parte desse ambiente tão importante para compartilhar boas experiências com as pessoas que você ama.

Mas existe uma ampla gama de fogões no mercado, que variam conforme cores, preços, funcionalidades e outras características. Por esse motivo, é importante que você saiba o que deve considerar e como escolher o melhor fogão para a sua casa. Vamos lá?

Considere o espaço disponível para instalação antes de escolher o melhor fogão

A primeira coisa a considerar ao comprar um fogão novo é o espaço disponível na sua cozinha. Por isso, meça a área plana na qual pretende instalar o cooktop ou o nicho em que o fogão tradicional será alocado. Não se esqueça de avaliar a demanda de uma coifa e as características do ambiente, como a ventilação e a circulação de pessoas.

Observe os hábitos culinários da sua casa

Os seus hábitos culinários dizem muito sobre o fogão que você deverá adquirir. Isso porque eles determinarão a quantidade de queimadores, a potência e até a necessidade ou características do forno. Por exemplo, se você cozinhar muitas refeições simultaneamente, é preciso escolher um modelo com no mínimo cinco queimadores. Veja os tipos de fogões mais comuns:

  • Cooktop a gás: podem conter queimadores duplos, triplos ou de baixa produção. Conforme o nome sugere, são ligados ao ponto de gás encanado ou em botijões GLP tradicionais;
  • Cooktop elétrico: têm maior eficiência, devido às possibilidades de diferentes níveis de potência. Também garantem maior controle de temperatura ao usuário. Funcionam por meio de uma mesa de vidro segura e resistente, aquecida por uma resistência elétrica;
  • Cooktop de indução: funcionam por meio de um sistema de aquecimento eletromagnético que garante alta potência aos queimadores que integram o tampo de vitrocerâmica. Têm uma excelente distribuição de calor e são seguros porque travam o fornecimento de energia quando as panelas são retiradas, mas exigem utensílios de cozinha específicos.

Avalie o orçamento disponível para a compra

Quanto você está disposto a gastar? Seu orçamento limitará ou ampliará as opções de fogão. Geralmente os cooktops de indução são mais caros do que os a gás e elétricos. Além do custo inicial, contabilize despesas extras relacionadas ao uso de energia, facilidade de manutenção e substituição de peças.

Pense na estética da sua cozinha

Um fogão complementa a estética da sua casa. Portanto, escolha um que corresponda ao design do ambiente e ao esquema de cores da sua cozinha, principalmente em relação aos demais eletrodomésticos, para garantir uma linearidade na decoração.

Priorize eficiência energética e a segurança da sua casa

Para saber como escolher o melhor fogão, você também precisa considerar questões estratégicas, como o consumo de energia, principalmente em relação à eficiência energética do equipamento e as características do local em que ele será instalado. Por exemplo, se você mora em um apartamento e não existe um sistema de gás encanado, pode ser interessante optar por um cooktop elétrico ou de indução.

Busque por fogões com facilidade de limpeza e manutenção

Não negligencie a facilidade de limpeza como uma característica essencial para o seu fogão. Escolha modelos em que as peças são de fácil retirada e limpeza. Nesse quesito, os modelos de mesa de vidro são superiores aos tradicionais.

Embora as placas de vitrocerâmica sejam resistentes ao calor extremo e à prova de arranhões, elas requerem maior cuidado, como o uso de produtos de limpeza apropriados (não abrasivos) e um pano macio.

Conheça agora as partes essenciais do eletrodoméstico para complementar a sua jornada de descoberta sobre como escolher o melhor fogão para a sua casa!

Dica do mestre! É importante ainda que você escolha uma marca confiável como a Dako, que há mais de 80 anos fornece produtos de qualidade, durabilidade e tecnologia para garantir o seu conforto e economia na hora de cozinhar.
Produtos ideais para você!

Cooktop 4 Bocas Preto com Mesa de Vidro Dako Glass Bivolt

Cooktop a Gás 5 Bocas com Mesa de Aço Inox Escovado Dako Diplomata Gourmet 220V

Cooktop a Gás 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Diplomata Bivolt

Cooktop de Indução 4 Bocas Preto com Trava de Segurança Dako Supreme 220V

Cooktop 4 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Supreme Bivolt

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

Saiba como escolher o melhor fogão embutido para sua cozinha!

Escolher o melhor fogão para a sua casa não é fácil. Por isso, separamos neste artigo algumas dicas ...

Botão de ir

Passo a passo: veja os cuidados ao instalar o fogão embutido

O fogão embutido é uma peça funcional e decorativa ao mesmo tempo. A cozinha é um dos ambientes mais...

Botão de ir

Por que escolher um fogão de 4 bocas?

Pensando em comprar um fogão 4 bocas? Uma excelente opção para quem busca uma cozinha moderna e efic...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial