bocas de fogões bocas de fogões

Quer saber quantas bocas de fogões você precisa? Veja nossas dicas!

4 minutos para ler

As bocas dos fogões, também chamadas de queimadores, são os principais elementos desse eletrodoméstico tão importante para uma casa: é por meio delas que o fogo responsável pela cocção dos alimentos pode ser usado com segurança.

Por isso, o tamanho escolhido das bocas dos fogões também influencia na usabilidade do eletrodoméstico e na rapidez do preparo das refeições.

Como são apresentadas em tamanhos diferentes, e também podem estar dispostas de forma distinta em modelos de 4, 5 e até 6 queimadores, as bocas dos fogões são um diferencial que deve ser analisado no momento da compra.

Neste artigo, detalhamos quais critérios precisam ser considerados antes de fazer a opção de um fogão com queimadores grandes ou pequenos, com menos ou mais bocas. Confira!

Quantidade de moradores

Esse é um dos principais pontos que devem ser analisados antes de realizar a compra de um fogão. Isso porque, geralmente, a quantidade de pessoas que moram em uma casa é diretamente proporcional à quantidade de comida consumida.

Consequentemente, esse fator também influencia no volume de alimento que pode ser preparado no fogão de uma só vez. Imagine fazer um almoço de domingo com casa cheia: enquanto a carne assa no forno, você precisa preparar o arroz, o feijão, o macarrão, o molho… e se você precisar de um queimador livre, atrasa o almoço ou desiste da ideia?

Agora, se você mora sozinho ou acompanhado por mais uma pessoa, talvez um fogão de 4 bocas seja suficiente.

Volume e tipos de alimentos produzidos

Se você mora só, mas promove almoços, happy hours ou jantares no conforto da sua casa, também precisa considerar a compra de um fogão maior, pois o volume de comida produzido em uma casa não depende exclusivamente da quantidade de pessoas que moram ali.

Outra coisa que precisa ser considerada é o tamanho do queimador: fazer um grelhado sem ter um queimador triplo realmente não é uma boa experiência na cozinha.

Bocas maiores são mais potentes; ou seja, aquecem com mais intensidade e também recebem melhor as panelas grandes.

Isso ajuda a reduzir o tempo de preparo dos alimentos e otimizar ainda mais o resultado dos grelhados, que podem ser “selados” antes de liberarem o líquido da carne, um dos fatores que garante a maciez do bife depois de pronto.

Tamanho da cozinha

Outro ponto que deve ser pensado antes de comprar um fogão é o espaço disponível para a instalação do eletrodoméstico.

Não adianta amar um modelo de 6 bocas ou achar que ele é a opção ideal para o volume de comida produzida na sua casa, se você não tem um lugar disponível e bem arejado, ou com a possibilidade de inclusão de uma coifa ou depurador para evitar que a sua cozinha fique enfumaçada ou com cheiro de gordura!

Você também precisa planejar o espaço se a opção for um fogão de embutir ou verificar se a instalação do eletrodoméstico no modelo tradicional não atrapalha a circulação de pessoas no ambiente.

O cooktop é um modelo essencial para espaços menores, uma vez que ele pode ser instalado em bancadas. Entretanto, antes de bater o martelo, verifique se a demanda da casa não contempla os assados, pois isso também exigirá um forno na cozinha.

Independentemente do modelo de fogão escolhido ou da quantidade de bocas do fogão, sempre pesquise as medidas do produto junto ao fabricante e as condições de instalação da sua cozinha.

Na Dako você encontra os melhores e mais modernos modelos de fogão com 4 e 5 bocas. Quer ver? Entre em nosso site agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário