Guia rápido para uma alimentação saudável em 2020
Dako

Ao programar uma alimentação saudável em 2020, é preciso mudar alguns hábitos e planejar as refeições com certa antecedência. Desse modo, fica mais fácil garantir a aquisição de produtos frescos e saborosos, como verduras, legumes e frutas. Ter esse cuidado é fundamental para quem busca uma rotina mais leve e uma vida com mais bem-estar.

Além disso, é necessário evitar o consumo de alguns produtos no dia a dia, como o álcool, o açúcar e os alimentos ultraprocessados, pois eles oferecem riscos para a saúde de qualidade a longo prazo. Portanto, tenha em mente que é preciso cuidar da alimentação hoje pensando em um futuro com disposição física e livre de doenças, como a hipertensão arterial, o diabetes, o câncer, entre outros.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como ter uma alimentação saudável em 2020? Então, continue a leitura e se informe agora mesmo!

Fuja de alimentos ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados estão relacionados a muitas doenças que trazem diversos danos para a saúde, como o sobrepeso, a hipertensão arterial, o câncer, o diabetes etc. Portanto, o ideal é tirá-los do cardápio.

Com isso em mente, evite o consumo de produtos como o salame, o presunto, a salsicha, a mortadela etc. Apesar da praticidade que eles oferecem ao montar um lanche, por exemplo, dê preferência a produtos com mais qualidade nutricional. Uma dica nesse caso é utilizar o atum ou a sardinha, tendo em vista que eles proporcionam muitos benefícios para a saúde do corpo.

Diminua a ingestão de açúcar

O consumo exagerado de açúcar pode trazer muitos males para a saúde. Portanto, é preciso controlar a quantidade que é ingerida diariamente e dar sempre prioridade aos produtos naturais. Por exemplo, em vez de utilizar o açúcar branco, que passa por mais etapas para ser refinado, prefira alternativas que trazem benefícios para a saúde, como o mel, a rapadura, o melaço, entre outros.

Vale ressaltar que ao consumir o açúcar com exagero, o seu corpo fica mais vulnerável e propenso a desenvolver cáries, sobrepeso e diversas doenças cardiovasculares. Logo, implemente o consumo consciente na sua dieta e preze por alternativas mais saudáveis.

Lembre-se de que a moderação deve estar presente até mesmo no consumo de itens naturais. Por exemplo, é mais saudável consumir apenas uma laranja inteira, que é rica em fibras e vitaminas, do que um copo de suco de laranja, que terá um índice glicêmico muito maior. Isso acontece, tendo em vista que para fazer o suco foram necessárias cerca de 4 laranjas inteiras. É preciso ter ainda mais cuidado com os sucos industrializados que contém alta dosagem de sacarose, corantes e conservantes artificiais.

Opte por “comida de verdade”

Uma alimentação equilibrada pede o hábito de consumir “comida de verdade”. Com isso em mente, evite refeições rápidas sem valor nutricional relevante, como as comidas de fast-food, que contém altos valores de gorduras saturadas, sódio e açúcar.

Desse modo, prefira uma alimentação que conte com produtos que proporcionem nutrição real para o corpo. Para isso, monte um cardápio variado com proteínas, carboidratos, fibras e oleaginosas. Vale ressaltar que o consumo da comida saudável deve ser moderada, afinal, nada em excesso traz benefícios para a saúde.

Evite o consumo exagerado de sódio

O sal em excesso no organismo é responsável pelo aumento da pressão arterial, o que aumenta o risco do desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares, como o infarto e o derrame. Logo, é preciso estabelecer um consumo consciente, já que o recomendado é apenas 5 g por dia. Para isso, ao cozinhar, evite utilizar molhos já temperados, produtos condimentados e caldos de carne.

Além disso, substitua os lanches industrializados corriqueiros, pois eles são ricos em sódio. Dê preferência a produtos saudáveis e naturais, como castanhas, biscoitos de arroz caseiros, batata doce cozida, entre outras opções mais frescas que agradem o seu paladar.

Procure por momentos de diversão sem a ingestão de álcool

Por mais que se consuma o álcool de forma moderada, ele ainda pode causar sérios danos para a saúde, podendo ser o grande responsável pelo desenvolvimento de mais de 60 doenças, como gastrite, cirrose hepática, impotência, câncer e infarto. Dessa maneira, tenha sempre em mente que o consumo dessa substância pode trazer muitos danos para a qualidade de vida, seja fisicamente ou mentalmente.

Com isso em mente, o ideal é aproveitar todos os momentos, seja uma festa, uma saída em um bar ou um dia na praia etc., de forma saudável e natural. Para isso, prefira sucos, água de coco, água com gás, entre outras opções. O resultado será uma vida plena com muita diversão e saúde.

Evite comer fora de casa

Comer fora de casa pode ser um programa muito gostoso, principalmente quando se compartilha esse momento com as pessoas queridas. Porém, é muito complicado para a saúde quando a pessoa come todos os dias em restaurantes. Isso é muito comum de acontecer com o trabalhador que precisa almoçar em algum local perto do serviço, não é mesmo? Consequentemente, a saúde é prejudicada pela falta de opção de refeições saudáveis.

Uma maneira para contornar essa situação é levando para o trabalho, por exemplo, a sua própria marmita com alimentos frescos, higienizados adequadamente e feitos com produtos de qualidade. Assim, pode-se manter a alimentação balanceada e com praticidade ao mesmo tempo em que se economiza dinheiro, já que você não precisará comer em restaurantes todos os dias.

Com essas dicas, fica mais fácil manter uma alimentação balanceada em 2020, não é mesmo? Lembre-se de que esse autocuidado alimentar é um hábito que se adquire com o tempo, justamente pela motivação de consumir produtos frescos e que proporcionarão uma vida com mais qualidade e bem-estar.

Para ajudar ainda mais na empolgação para cuidar das refeições e deixar todo o processo divertido, conte com um fogão novo e mais moderno ou experimente receitas novas. O ideal é planejar tudo que será feito durante a semana para já ter tudo na despensa. Assim, evita-se imprevistos. Uma ideia bacana é chamar a família ou os amigos para ajudar a preparar as refeições. Desse modo, todo mundo aprende junto e dá boas risadas.

Agora que você já sabe como ter uma alimentação saudável em 2020, que tal conferir 6 receitas saudáveis e fáceis de serem feitas em casa? Assim, você não terá mais desculpas para não implementar um cardápio que faz bem para a saúde na sua rotina do dia a dia.

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Array
Matérias semelhantes

Como ter uma cozinha retrô?

A tecnologia de fato já está presente na maioria dos produtos que usamos, não é mesmo? Até na cozinh...

Botão de ir

Quer ter uma cozinha no estilo escandinavo? Veja 6 ideias!

Ter uma cozinha estilo escandinavo é possível com algumas dicas simples e práticas. Confira e renove...

Botão de ir

Checklist para mobiliar a casa: o que não pode faltar?

Para mobiliar uma casa, é preciso considerar aspectos como o valor disponível para a compra dos prod...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial