como evitar cheiro de fumaça na cozinha como evitar cheiro de fumaça na cozinha

Saiba como evitar cheiro de fumaça na cozinha com essas 4 dicas

4 minutos para ler

Saber como evitar cheiro de fumaça na cozinha é essencial para manter o ambiente sempre agradável e limpo. É normal que, ao cozinhar — especialmente grelhados e frituras —, o cheiro da fumaça e dos temperos se exale pela cozinha, e no caso de apartamentos menores, para outros cômodos também. Existem maneiras de evitar que isso aconteça e de assegurar que o cheiro de fumaça fique impregnado no local. 

Pensando nisso, resolvemos apresentar dicas infalíveis de como evitar que o cheiro de fumaça se espalhe pela cozinha e até mesmo para outros ambientes do apartamento no momento do preparo das refeições. Continue a leitura e aproveite as sugestões que separamos para você!

1. Deixe a casa arejada

Principalmente em apartamentos pequenos, manter as janelas sempre abertas durante o preparo da comida favorece a circulação de ar e evita que o cheiro da fumaça fique concentrado no local, já que ela se dispersa rapidamente para outros cômodos e adere a algumas superfícies, como almofadas, tapetes, sofás e demais itens de tecido.

Se houver uma porta que separe a cozinha de outros cômodos, também é válido deixá-la fechada e esperar que a fumaça saia pela janela. No caso de não haver janela na cozinha, a circulação de ar no cômodo será improvável e haverá uma intensa concentração de fumaça no local. Nessa situação, prefira fechar a porta de quartos, da lavanderia e do banheiro.

2. Coloque um purificador de ar no ambiente

O purificador de ar nada mais é do que um aparelho capaz de remover traços de fumaça e de outros odores do ambiente. Além disso, ele contribui para eliminar poeira e germes do ar, garantindo uma limpeza mais eficiente do ambiente. 

É importante que o purificador tenha filtro de carbono. Outros modelos só conseguem remover odores e demais partículas até um certo tamanho. Para que a fumaça seja efetivamente removida, é necessário um purificador mais potente.

Caso você não encontre o purificador, ventiladores de teto ou de mesa também ajudam a deixar o ambiente com uma boa circulação de ar. Deixe o aparelho ligado durante a preparação e por um breve período depois que as refeições já estiverem prontas. 

3. Utilize produtos de limpeza

Além de auxiliarem na limpeza do ambiente, os produtos de limpeza contribuem para que o cheiro da fumaça seja substituído por aromas mais agradáveis. Por isso, após preparar as refeições, lembre-se sempre de lavar bem a louça, limpar as superfícies e o cooktop ou o fogão.

Enquanto isso, aproveite as receitinhas caseiras para dispersar o cheiro da fumaça do ambiente. A mistura de água fervente com algumas rodelas de limão, por exemplo, permite que a umidade do líquido se espalhe pelo cômodo e amenize o cheiro de queimado. Ainda é possível utilizar outros aromatizadores nessa água, como cravo e canela.

Além disso, é possível encontrar no mercado alguns aromatizantes em spray que ajudam a deixar o ambiente perfumado e agradável. Os difusores também são eficazes. 

4. Elimine o cheiro de queimado dos eletrodomésticos

Como já mencionamos, o intenso cheiro de fumaça pode impregnar em eletrodomésticos, especialmente se o alimento queimou dentro dele, como forno e microondas. Assim, o mesmo truque para dispersar o cheiro do ambiente pode ser usado dentro do eletrodoméstico. 

Pegue uma vasilha que possa ir ao microondas ou ao forno, encha de água fervente, coloque algumas rodelas de limão e deixe dentro do eletrodoméstico por cerca de 20 minutos. Depois passe um pano úmido com desinfetante diluído nas superfícies e deixe a porta aberta durante 10 minutos. 

Viu como é fácil evitar cheiro de fumaça na cozinha? Aproveite as nossas dicas e garanta que as suas refeições sejam muito mais prazerosas. Além disso, essa é uma maneira de deixar a sua casa mais agradável e reconfortante. 

Você sabe como evitar cheiro de fumaça de outras formas? Deixe um comentário e participe da conversa!

Posts relacionados

Deixe um comentário