Saiba como evitar cheiro de fumaça na cozinha com essas 4 dicas
Dako

Saber como evitar cheiro de fumaça na cozinha é essencial para manter o ambiente sempre agradável e limpo. É normal que, ao cozinhar — especialmente grelhados e frituras —, o cheiro da fumaça e dos temperos se exale pela cozinha, e no caso de apartamentos menores, para outros cômodos também. Existem maneiras de evitar que isso aconteça e de assegurar que o cheiro de fumaça fique impregnado no local.

Pensando nisso, resolvemos apresentar dicas infalíveis de como evitar que o cheiro de fumaça se espalhe pela cozinha e até mesmo para outros ambientes do apartamento no momento do preparo das refeições. Continue a leitura e aproveite as sugestões que separamos para você!

1. Deixe a casa arejada

Principalmente em apartamentos pequenos, manter as janelas sempre abertas durante o preparo da comida favorece a circulação de ar e evita que o cheiro da fumaça fique concentrado no local, já que ela se dispersa rapidamente para outros cômodos e adere a algumas superfícies, como almofadas, tapetes, sofás e demais itens de tecido.

Se houver uma porta que separe a cozinha de outros cômodos, também é válido deixá-la fechada e esperar que a fumaça saia pela janela. No caso de não haver janela na cozinha, a circulação de ar no cômodo será improvável e haverá uma intensa concentração de fumaça no local. Nessa situação, prefira fechar a porta de quartos, da lavanderia e do banheiro.

2. Coloque um purificador de ar no ambiente

O purificador de ar nada mais é do que um aparelho capaz de remover traços de fumaça e de outros odores do ambiente. Além disso, ele contribui para eliminar poeira e germes do ar, garantindo uma limpeza mais eficiente do ambiente.

É importante que o purificador tenha filtro de carbono. Outros modelos só conseguem remover odores e demais partículas até um certo tamanho. Para que a fumaça seja efetivamente removida, é necessário um purificador mais potente.

Caso você não encontre o purificador, ventiladores de teto ou de mesa também ajudam a deixar o ambiente com uma boa circulação de ar. Deixe o aparelho ligado durante a preparação e por um breve período depois que as refeições já estiverem prontas.

3. Utilize produtos de limpeza

Além de auxiliarem na limpeza do ambiente, os produtos de limpeza contribuem para que o cheiro da fumaça seja substituído por aromas mais agradáveis. Por isso, após preparar as refeições, lembre-se sempre de lavar bem a louça, limpar as superfícies e o cooktop ou o fogão.

Enquanto isso, aproveite as receitinhas caseiras para dispersar o cheiro da fumaça do ambiente. A mistura de água fervente com algumas rodelas de limão, por exemplo, permite que a umidade do líquido se espalhe pelo cômodo e amenize o cheiro de queimado. Ainda é possível utilizar outros aromatizadores nessa água, como cravo e canela.

Além disso, é possível encontrar no mercado alguns aromatizantes em spray que ajudam a deixar o ambiente perfumado e agradável. Os difusores também são eficazes.

4. Elimine o cheiro de queimado dos eletrodomésticos

Como já mencionamos, o intenso cheiro de fumaça pode impregnar em eletrodomésticos, especialmente se o alimento queimou dentro dele, como forno e microondas. Assim, o mesmo truque para dispersar o cheiro do ambiente pode ser usado dentro do eletrodoméstico.

Pegue uma vasilha que possa ir ao microondas ou ao forno, encha de água fervente, coloque algumas rodelas de limão e deixe dentro do eletrodoméstico por cerca de 20 minutos. Depois passe um pano úmido com desinfetante diluído nas superfícies e deixe a porta aberta durante 10 minutos.

Viu como é fácil evitar cheiro de fumaça na cozinha? Aproveite as nossas dicas e garanta que as suas refeições sejam muito mais prazerosas. Além disso, essa é uma maneira de deixar a sua casa mais agradável e reconfortante.

Você sabe como evitar cheiro de fumaça de outras formas? Deixe um comentário e participe da conversa!

Dica do mestre! Agora com a Coifa de Parede de Vidro ou Inox Dako Diplomata, você não precisa mais se preocupar com odores e gorduras na cozinha. Para saber como esse produto pode ser a solução dos seus problemas, acesse nosso site e saiba mais.
Produtos ideais para você!

Fogão de Embutir 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro Dako Glass Bivolt

Cooktop 4 Bocas Preto com Mesa de Vidro Dako Glass Bivolt

Coifa de Parede 90 cm Inox Dako Diplomata Gourmet 220V

Coifa de Parede 90 cm Inox com Painel de Vidro Preto Dako Diplomata 220V

Dako Supreme Glass
4 bocas preto

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

Aprenda como harmonizar queijos e vinhos e aproveitar os encontros

Aprender como fazer a harmonização de queijos e vinhos para desfrutar de uma experiência gastronômic...

Botão de ir

6 melhores receitas de uma panela só para não sujar muita louça

Para os dias em que bate aquela preguiça de lavar louça, separamos essas receitas incríveis de uma p...

Botão de ir

Culinária indiana: confira 11 receitas para você reproduzir

A culinária indiana é, sem dúvidas, uma das mais marcantes do mundo. Por isso, bastar falar sobre el...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial