Saiba como organizar o armário da cozinha
Dako

Nada melhor do que começar o ano organizando o seu armário da cozinha. Por esse motivo, a Dako Eletrodomésticos separou 5 dicas que vão trazer mais praticidade no dia a dia da sua cozinha. Vem conferir!

Aqui estão 5 dicas para organizar o armário de cozinha

Mas, antes de listarmos as dicas, temos que deixar claro que ter uma cozinha organizada agiliza o preparo das refeições. E isso faz com que você ganhe mais tempo no seu dia para aproveitar os momentos em família. 

Além disso, você não precisa ter uma cozinha enorme para conseguir manter tudo no lugar. Claro, que se você tem mais área de armazenamento, fica mais fácil distribuir os utensílios e alimentos. Mas, isso não impede de ter um armário arrumado mesmo se a cozinha for pequena. Pois tudo é questão de otimizar o espaço disponível. Então, vamos às dicas!

1 – Faça uma boa limpeza

Comece a organização fazendo uma boa limpeza. Retire todos os utensílios, louças e alimentos do armário e limpe as prateleiras, a parte interna e as portas com detergente neutro ou álcool. Já nas áreas próximas do fogão, você precisará recorrer a um desengordurante. 

Aproveite para lavar as tigelas e travessas que você utiliza menos. Aquelas que só saem do armário em datas especiais e que, o resto do ano, ficam juntando pó. Essa também é uma oportunidade de separar potes sem tampa, para enviar para a reciclagem, ou itens que você não utiliza mais e que podem ser doados.  

2 – Deixe utensílios do dia a dia mais à mão

Depois de limpar tudo, chegou a hora de separar os espaços de cada objeto. Pratos, potes e talheres que você utiliza no dia a dia devem ficar em portas e gavetas mais acessíveis. Já aquele pirex da ceia de Natal, por exemplo, pode ir para prateleiras mais altas.  

Tudo deve ser pensado na praticidade para preparar suas receitas. Assim, as panelas devem ficar mais perto do fogão. Já copos e xícaras podem estar próximas da pia. Porém, isso não é uma regra. Você pode, e deve, adaptar tudo para a realidade da sua cozinha e da sua rotina. 

3 – Tenha divisórias de gaveta

Uma das melhores formas de organizar os talheres é investir em divisórias de gavetas. Assim, você consegue separar garfos, facas e colheres sem que tudo fique simplesmente jogado dentro da gaveta. Essa tática também é ótima para deixar facas de carne longe dos outros utensílios, sem que ela perca o corte.  

Mas, lembre-se apenas de tirar as medidas da sua gaveta antes de sair para comprar as divisórias. Mesmo assim, se ficarem espaços sem cobertura, você pode forrar o fundo com um pano para garantir a durabilidade do seu armário.

4 – Guarde alimentos abertos em potes

Agora que você já arrumou toda a parte de talheres, tigelas e afins, está na vez dos alimentos. Separe uma parte do seu móvel para servir como dispensa. Os pacotes fechados podem ser colocados em caixas de armazenamento divididas por itens, como farinhas e açúcares, latas de milho e vidros de palmito, garrafas de refrigerante e vinhos, entre outros.

Já os alimentos abertos podem ser transferidos para potes, etiquetados e com data de validade. Assim, vai ajudar a evitar possíveis traças e ainda traz mais rapidez na hora da receita. Essa técnica pode ser aplicada para itens como arroz ou feijão, assim como para temperos, como canela, páprica e outros.      

Você merece uma cozinha mais funcional

Gostou desse top 5 para organizar o armário da sua cozinha? Confira também as dicas para ter uma cozinha mais funcional em 2022 (clicando aqui). 

Aproveite ainda para equipar o coração da casa com um fogão, cooktop ou forno da Dako (acesse nossa loja online e escolha já o seu). E não esqueça de assinar nossa newsletter, assim pode receber em primeira mão os melhores conteúdos. 

Quer aprender receitas nova?

Confira no nosso canal no Youtube, publicamos semanalmente receitas novas para você aprender e preparar em casa no seu fogão Dako.

Dica do mestre! Aposte em prateleiras extras: se sua cozinha é pequena e seu espaço de armazenamento é limitado, aposte em prateleiras extras, tanto dentro do armário quanto fora. Pois elas são ótimas para colocar xícaras, pires e outros objetos baixos. E também podem ser utilizadas para deixar vidros de temperos à vista, se sua decoração combina com isso. 
Produtos ideais para você!

Coifa de Parede 90 cm Inox Dako Diplomata Gourmet 220V

Fogão de Embutir 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Timer Digital Dako Diplomata Grill Bivolt

Fogão 4 Bocas Preto com Frente em Vidro Espelhado e Timer Digital Dako Diplomata Glass Grill Style Bivolt

Forno de Bancada Elétrico Preto com Grill Dourador Dako Supreme 44 Litros

Dako Supreme Glass
4 bocas branco

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

Aprenda como harmonizar queijos e vinhos e aproveitar os encontros

Aprender como fazer a harmonização de queijos e vinhos para desfrutar de uma experiência gastronômic...

Botão de ir

Culinária indiana: confira 11 receitas para você reproduzir

A culinária indiana é, sem dúvidas, uma das mais marcantes do mundo. Por isso, bastar falar sobre el...

Botão de ir

Forno de embutir e suas vantagens

O Forno de Embutir Dako é sinônimo de elegância e praticidade na sua cozinha. Confira as vantagens d...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial