Quais são as diferentes funções de um forno?
Dako

Você realmente sabe quais as diferentes funções do forno e como usá-las no dia a dia? Sabemos que na correria o que vale é ter o alimento preparado.

Mas quem gosta de cozinhar sabe que, para extrair o melhor das características dos alimentos, quanto à crocância, maciez, umidade e sabor, ou seja, para que a experiência gastronômica seja inigualável, é preciso usar adequadamente as funções do forno. E saber qual o tempo necessário para a cocção dos produtos, conforme suas especificidades.

Por isso, neste artigo explicamos detalhadamente as funções do forno, para que você não tenha nenhuma dúvida sobre qual delas programar enquanto faz uma lasanha ou um assado em casa para os seus convidados. Vamos lá?

Aquecer

O aquecimento do forno acontece em função das resistências, geralmente localizadas na parte superior e inferior do forno. Quando elas são usadas simultaneamente, é possível contemplar o método de cozimento convencional.

Nesse método, o calor é transferido para o centro do forno por meio da condução natural, o que faz com que a temperatura dos alimentos seja mais uniforme, assim como todo o processo de cocção.

Aquecimento inferior

É fácil identificar o aquecimento inferior, já que ele acontece graças a uma resistência que pode ser encontrada na parte de baixo do forno. Com a resistência nesse local, o aquecimento ficar mais concentrado na base dos preparos e é ideal para cozinhar alimentos em banho-maria ou pudins, por exemplo.

Aquecimento superior

Nesse tipo de aquecimento a resistência localizada na parte superior do forno gratina ou doura, principalmente, a superfície dos alimentos. Por isso a função é recomendada para dar acabamento em lasanhas, por exemplo.

Descongelar

O forno também tem a função de descongelar. Nesse processo o ar circula com a temperatura ambiente dentro do forno, ao redor do alimento, para acelerar o processo de descongelamento dos alimentos mais delicados, que liberam muita água durante a cocção, como peixes e aves.

Grelhar, dourar ou gratinar

O grill é uma resistência elétrica instalada na parte superior, dentro do forno. Ele emite uma radiação infravermelha especialmente para gratinar, dourar ou grelhar os alimentos.

Quando usado juntamente com a resistência superior, o alimento fica assado e dourado simultaneamente, uma vez que pode ocorrer de o alimento ter a aparência de assado mas ficar cru por dentro. Essa combinação de funções é indicada, principalmente, para o acabamento superficial de alimentos maiores, que exigem uma potência maior do forno.

Já quando o grill é combinado com a função de aquecimento inferior, operacionalizada pela resistência inferior do forno, o cozimento acontece de forma mais prolongada. Esse processo é indicado para peças grandes de alimentos, como carnes e peixes, pelos quais é necessário efetivar o cozimento interno adequado, mas também obter o efeito da gratinação.

Cozimento por convecção

Os fornos mais modernos têm a tecnologia de convecção. Formada por uma resistência circular e um ventilador que, quando usados simultaneamente, criam um fluxo de ar quente ao redor dos alimentos para garantir homogeneidade ao processo de cozimento.

Essa função garante uma melhor distribuição de calor dentro do forno. Uniformizando a temperatura em todas as partes do alimento e ainda agiliza o tempo de preparo. É a escolha ideal quando é necessário usar mais de uma prateleira do forno simultaneamente.

No forno combinado é possível fazer ajustes no temporizador e escolher a melhor forma de cozimento nas funções do forno. Assim o ponto de cocção e o grau de cozimento podem ser controlados automaticamente.

Dica do mestre! Agora você pode fazer vários tipos de alimentos sem se preocupar com o resultado, pois sabe que sempre acertará o ponto de cocção. Assine nossa newsletter e fique atento a mais dicas para você fazer sucesso na cozinha.
Produtos ideais para você!

Forno de Embutir Elétrico Preto 60 Litros com Duplo Grill e Timer Digital Dako Diplomata Grill 220V

Forno de Embutir Elétrico Preto 60 Litros com Grill e Timer Dako Diplomata 220V

Fogão de Embutir 4 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Timer Digital Dako Diplomata Grill Bivolt

Fogão 4 Bocas Preto com Frente em Vidro Espelhado e Mesa de Vidro Dako Magister Style Bivolt

Forno de Bancada Elétrico Titanium com Grill Dourador Dako Supreme 44 Litros

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

Conheça as 6 principais vantagens do forno elétrico!

Descubra os pontos que favorecem esse tipo de eletrodoméstico e o tornam atrativo para tantas famíli...

Botão de ir

Forno gasta mais gás que fogão? Descubra e economize!

Descubra neste texto se o seu forno gasta mais gás que o fogão e receba dicas de como economizar sem...

Botão de ir

Vantagens do Forno Elétrico de Bancada

Sua cozinha é pequena e optou pelo Cooktop? Com certeza vai precisar de um Forno Elétrico de Bancada...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial