Conheça as 6 principais vantagens do forno elétrico!
Dako

Descubra os pontos que favorecem esse tipo de eletrodoméstico e o tornam atrativo para tantas famílias.

Escolher os eletrodomésticos deve ser um processo tão cuidadoso quanto a seleção dos móveis e acessórios decorativos da sua cozinha. Se você pretende equipar a sua casa com os aparelhos mais bonitos, modernos e funcionais, como uma geladeira ou um fogão, também precisa avaliar as vantagens do forno elétrico para se convencer de que um forno de bancada é o elemento que falta nesse ambiente.

Isso porque além da praticidade com a facilidade de limpeza e de regulagem de temperatura, esse tipo de forno contempla vários modelos e cores, que podem compor a decoração da sua cozinha com precisão. Outras vantagens do forno elétrico abrangem desligamento automático, eficiência energética e aquecimento uniforme, o que deixa os alimentos com uma melhor aparência e uma cocção mais homogênea.

Mas será que realmente compensa comprar esse tipo de produto? Bons motivos não faltam para ele ter se popularizado e cada vez mais ganhado espaço nas casas brasileiras. Se você quer saber em detalhes quais são essas vantagens, continue a leitura e escolha o melhor forno elétrico de bancada Dako!

1. Praticidade

Essa característica ocorre por conta do funcionamento do forno, que é alimentado pela eletricidade para transmitir calor à comida. Basta ligar na tomada e a temperatura será distribuída no interior, fazendo com que os alimentos sejam assados de maneira uniforme.

Também é possível programar o tempo em que ele se aquecerá, para reduzir a necessidade de conferência constante do processo. Como o forno é desligado automaticamente após esse período, você não precisará se preocupar com acidentes.

Para quem tem cooktop, seja por indução, seja um modelo elétrico, por exemplo, é possível aliá-lo ao forno elétrico e, assim, dispensar o uso de botijão de gás na residência, o que garante maior segurança e economia em curto e longo prazos.

2. Facilidade de limpeza

Mais compacto que os fornos embutidos em fogões a gás, o modelo elétrico tem uma manutenção bem simples. Muitas pessoas gostam de instalar o forno de bancada em áreas externas ou cozinhas gourmet por conta da facilidade para higienizar.

A facilidade de limpeza é uma vantagem e tanto para quem não gosta de perder tempo e energia durante o processo, principalmente das partes internas e externas do eletrodoméstico. Explicamos como limpar o seu forno de bancada a seguir:

  • desligue o forno da tomada: por se tratar de um eletrodoméstico que não foi feito para lidar com água ou muitos limpadores líquidos, ao deixá-lo conectado você corre o risco de ser eletrocutado;
  • use sabão neutro: não use produtos químicos que podem manchar e prejudicar a aparência do seu forno. Sempre opte pelo detergente neutro e a água morna para facilitar a limpeza;
  • escolha uma esponja macia: não use esponjas grossas ou produtos abrasivos. Opte por panos macios, de preferência próprios para a limpeza de superfícies sensíveis, absorventes e que não soltam fios:
  • tenha um pano absorvente seco à disposição para finalizar a limpeza e garantir o brilho necessário ao seu forno, pois mesmo que você limpe seu eletrodoméstico apenas com água morna, se alguma gotícula secar na superfície poderá manchá-la e dar a impressão de que ele não foi corretamente higienizado;
  • as gorduras mais resistentes e sujeiras de difícil remoção podem ser retiradas facilmente depois de aplicar um pouco de vinagre, água morna e detergente: o vinagre é um ácido suave e não tóxico, enquanto o detergente é uma base de concentração média que junto ao vinagre dissolve alimentos impregnados sem comprometer a aparência do seu forno.

3. Precisão na temperatura

Essa é uma das grandes vantagens do forno elétrico, que, ao contrário do embutido, não precisa de preaquecimento para começar a assar com eficiência. Com o botão para definir a temperatura e o tempo total de cozimento, você controla melhor cada detalhe do processo.

Além de poder monitorar quantos graus são marcados em seu interior, você terá alimentos sempre quentinhos para servir nas refeições. Isso porque o forno elétrico retém o calor por mais tempo depois que ele é desligado, o que evita a dissipação do calor para a cozinha com tanta rapidez.

4. Eficiência energética

O forno elétrico, assim como o nome sugere, funciona por meio de uma resistência elétrica que ao ser aquecida propaga o calor de forma uniforme por todo o espaço do forno. Os modelos mais modernos costumam ser mais eficientes e podem poupar até 30% a mais que os modelos mais antigos.

Além de ser um equipamento muito eficiente, que garante a redução da conta de energia elétrica da sua casa, a agilidade no processo de cocção também ajuda a reduzir esse consumo: o forno elétrico atinge a temperatura ideal com mais velocidade, permite que você asse mais de um alimento simultaneamente (dependendo do tamanho do forno), mantém o recipiente aquecido por mais tempo e garante um aquecimento uniforme.

5. Segurança

Apesar de demandar o preaquecimento (até que a resistência obtenha a temperatura necessária), o forno elétrico de bancada é mais seguro que o forno a gás. Isso acontece justamente por dispensar o uso do botijão ou a instalação do gás encanado ligado à rede de distribuição. Alguns modelos suportam o desligamento automático, o que garante ainda mais confiabilidade ao processo de cocção. Assim você pode programar o seu forno e agilizar outras tarefas sem precisar se preocupar.

6. Variedade de modelos

O número de produtos disponíveis no mercado só aumenta, o que é positivo para as famílias que desejam aproveitar as versões com recursos mais inovadores. Há opções de diversas cores e tamanhos, com acabamentos para combinar com a decoração inspirada em qualquer estilo.

Os modelos de bancada ampliam as possibilidades na hora de planejar a distribuição dos eletrodomésticos. Além de oferecerem maior flexibilidade se algum dia você quiser mudar os elementos da sua cozinha do lugar. Você consegue, por exemplo, abrigar o produto em armários ou nichos projetados especialmente para isso, levá-lo para outros ambientes ou simplesmente acomodá-lo em um belo aparador.

Gostou? Visite o nosso site!

Dica do mestre! Modelos como o Supreme Titanium e o Supreme Preto, da Dako, concentram todas as vantagens do forno elétrico e podem ser a escolha ideal para suas necessidades. Sempre avalie e compare os benefícios para tomar a melhor decisão.
Produtos ideais para você!

Forno de Embutir Elétrico Preto 60 Litros com Duplo Grill e Timer Digital Dako Diplomata Grill 220V

Forno de Embutir Elétrico Preto 60 Litros com Grill e Timer Dako Diplomata 220V

Forno de Bancada Elétrico Branco com Grill Dourador Dako Supreme 44 Litros

Forno de Bancada Elétrico Titanium com Grill Dourador Dako Supreme 44 Litros

Forno de Bancada Elétrico Preto com Grill Dourador Dako Supreme 44 Litros

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

Quais são as diferentes funções de um forno?

Você realmente sabe quais as diferentes funções do forno e como usá-las no dia a dia? Sabemos que na...

Botão de ir

Forno gasta mais gás que fogão? Descubra e economize!

Descubra neste texto se o seu forno gasta mais gás que o fogão e receba dicas de como economizar sem...

Botão de ir

Vantagens do Forno Elétrico de Bancada

Sua cozinha é pequena e optou pelo Cooktop? Com certeza vai precisar de um Forno Elétrico de Bancada...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial