timer no fogão timer no fogão

Timer no fogão: quais as vantagens e qual modelo comprar?

4 minutos para ler

O timer do fogão é um dispositivo que serve para cronometrar o tempo de uso dos queimadores da mesa e do forno. Esse recurso ajuda a evitar que os alimentos queimem e traz mais segurança à sua cozinha.

Ele pode ser projetado para controlar os queimadores individualmente ou de forma simultânea — e depois de decorrido o tempo necessário de cocção ele é desligado automaticamente.

O temporizador do fogão não só é uma grande ajuda para quem deseja controlar o tempo de cozimento dos alimentos e garantir que as receitas fiquem de acordo com as suas expectativas, mas também um item que contribui para evitar a possibilidade e o risco de incêndio na cozinha.

Neste artigo, descrevemos essas e outras vantagens do timer do fogão e qual modelo é mais indicado para as necessidades da sua casa. Confira!

Quais são suas principais características e como funciona o timer do fogão?

O temporizador do fogão pode ser digital ou analógico. Além disso, ele pode ser definido para cronometrar o tempo em minutos ou segundos.

Existe uma grande variedade de temporizadores, entretanto, os modelos mais eficientes são os automatizados, uma vez que fornecem aos usuários maior flexibilidade com a predefinição dos tempos de início e término do processo de cocção e de autolimpeza.

Outros modelos também emitem um aviso sonoro na hora de gratinar.

fogao-embutir-dako

Qual a dinâmica de funcionamento do temporizador?

O temporizador é um acessório muito importante para a usabilidade dos fogões, tem uma dinâmica de funcionamento bem simples:

  1. o cronômetro é ligado a um fio e geralmente alimentado por uma baixa voltagem (110 volts);
  2. além do temporizador, o cabo também fornece energia ao pequeno motor que controla a válvula instalada na linha de gás que alimenta o queimador;
  3. quando o timer está ligado adequadamente, a válvula permite que a linha de suprimento de gás forneça o combustível para manter a chama do queimador ligada;
  4. assim que o tempo definido no timer do fogão for concluído, uma chave no temporizador desviará a corrente para o motor que controla a válvula para que ela feche o suprimento de gás.
  5. se a manutenção do queimador for necessária neste ponto em que a chama é suspensa, o usuário simplesmente pressiona um botão para reiniciar o processo, a fim de que a linha de suprimento de gás seja aberta mais uma vez e possibilite que o usuário retome o cozimento.

Quais as principais vantagens do timer do fogão?

O timer do fogão aumenta a conveniência do uso do eletrodoméstico, pois ele permite que os usuários controlem o tempo de cozimento das receitas.

Conforme já falamos, esse item também é importante para aumentar a segurança da cozinha, pois inibe o risco das pessoas esquecerem os queimadores ligados, o que pode iniciar um incêndio e até acarretar explosões.

A instalação e a manutenção do timer em fogões requer uma assistência técnica especializada, pois um serviço adequado é essencial para a segurança dos usuários.

Para escolher o melhor fogão, você precisa considerar as funcionalidades capazes de aumentar a sua comodidade como usuário do equipamento. O timer do fogão é um desses recursos, e permite que você faça outras atividades enquanto cozinha!

Escolha uma marca confiável como a Dako, que há mais de 80 anos fornece produtos de qualidade, durabilidade e tecnologia para garantir o seu conforto e economia: conheça o

Supreme Timer Glass Titanium com Mesa de Vidro e Tripla Chama!

Acesse agora o nosso site e entre em contato conosco.

Posts relacionados

Deixe um comentário