Saiba como fazer um chá de cozinha fantástico!

6 minutos para ler
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Fazer um chá de cozinha exige um bom planejamento. Confira neste artigo, dicas para fazer um evento fantástico!

Você sabe como fazer um chá de cozinha? Essa é uma etapa fundamental da preparação para o casamento e para a nova vida que se inicia em breve. É um momento de descontração ao lado das amigas e das madrinhas. Há quem opte por fazer uma festa maior, convidando os amigos e padrinhos. De todo modo, o que vale é a diversão.

No entanto, apesar de parecer simples, saber como fazer um chá de cozinha pode ser um grande desafio, afinal, muitas noivas estão um pouco perdidas e mal sabem por onde começar. Esse é o seu caso?

Neste artigo vamos responder a algumas perguntas básicas que todo mundo que organiza um evento desses já enfrentou ou ainda vai enfrentar. Além disso, ao final do texto traremos um check list com os principais passos que devem ser seguidos para que a sua festa seja um sucesso. Confira!

Como definir o estilo do seu chá de cozinha?

O estilo do chá de cozinha vai depender muito do estilo da noiva. Por exemplo, mulheres que são mais intensas podem optar por uma decoração com cores mais fortes, já noivas mais românticas podem apostar nas cores mais pastéis.

Existem diversas formas de fazer a decoração para um chá de cozinha, o que vai definir de fato, a organização da festa, é disponibilidade de dinheiro e de tempo para ser gasto arranjando os mínimos detalhes. Nesses casos, uma dica é contar com uma amiga ou madrinha que seja mais próxima para poder ajudar.

Alguns itens podem ser usados para deixar a sua festa com cara de chá de cozinha, como xícaras, mini-panelas, docinhos temáticos na mesa etc. Ter um bolo como protagonista da mesa também é uma boa ideia, você pode fazê-lo de acordo com a decoração de toda a festa.

Na hora de pensar na cara que o seu chá terá, você pode pensar na decoração a partir de estilos. Alguns dos mais usados são:

  • Tradicional, voltado para a utilização de elementos que remetem a cozinha de forma charmosa;
  • Romântico: utilizando a cor rosa e corações nos itens;
  • Vintage, relembrando décadas passadas em detalhes da decoração;
  • Temático, dependendo da época do ano, pode ser de festa junina, primavera, carnaval;
  • Rústico, remetendo a elemento do campo de forma simples e elegante.

Quais itens são fundamentais?

Para fazer um chá de cozinha sensacional, é preciso pensar que alguns itens são fundamentais. A primeira coisa que deve ser pensada é quem serão os convidados. Vale lembrar que, por ser uma festa mais descontraída e próxima do casamento, a lista deve conter apenas pessoas mais próximas ( e de preferência, divertidas). Caso contrário os casos podem ficar muito elevados!

Em segundo lugar, fazer uma lista de presentes é a essência do chá de cozinha, afinal, o seu intuito é justamente que as pessoas contribuam com objetos de cozinha mais simples que não estarão na lista oficial de casamento. Nesse momento, é fundamental pensar em conjunto com o noivo quais os itens são necessários para ter uma cozinha completa.

Depois disso, você precisará definir o estilo da festa e quais serão os tipos de comida servido durante o evento. Uma dica valiosa é apostar nas comidas estilo finger foods (porções individuais que podem ser comidas na mão e em pé, como salgadinhos, canapés, cachorro quente, etc). E no dia da festa se divirta muito com as brincadeiras!

Onde ele pode ser realizado?

Escolher o local da festa é um dos passos mais importantes para uma festa de sucesso. Para realizar um chá de cozinha, é essencial que seja escolhido um espaço confortável e que abrigue todos os convidados. Pode ser feito na futura casa da noiva, na casa de uma amiga ou madrinha, na casa dos pais de um dos noivos, em um salão de festas do prédio ou em um espaço alugado.

Depois de definido o local, invista na decoração que mais combine com o estilo da festa e providência itens divertidos que podem ser usadas pelos convidados da festa.

Qual o orçamento médio de um chá de cozinha?

O chá de cozinha deve ser feito em um período que antecede a celebração do casamento. Apesar de ser um momento de muita expectativa e empolgação, é também um momento em que já existem muitos gastos.

Por essa razão, em muitos casos, o orçamento de um chá de cozinha deve ser mais enxuto, de acordo com as condições dos noivos.

Uma dica valiosa é apostar em elementos DIY (do it yourself, que significa faça você mesmo). Você pode produzir algumas lembrancinhas e chamar as amigas para realizar um mutirão com a organização do evento e com a construção da decoração. Pedir para que cada convidado leve um prato diferente também é legal e sua festa ainda pode contar com diversos sabores distintos.

Qual check list podemos utilizar?

Até aqui você deve ter percebido que fazer um chá de cozinha exige atenção a uma série detalhes, não é mesmo? Por isso, separamos esse check list com as principais ações para que a sua festa seja um sucesso. Confira:

  • defina a data do evento;
  • faça a reserva do local, caso precise;
  • faça uma lista com todos os convidados;
  • elabore a lista de presentes cuidadosamente;
  • pesquise sobre temas de decoração;
  • faça os convites e envie-os (se for pelos correios, atente-se ao prazo de entrega);
  • escolha das brincadeiras que serão feitas (tarefa das madrinhas);
  • defina o que será oferecido de lembrança para os convidados;
  • monte uma playlist com músicas variadas;
  • planeje o que será servido no dia da festa;
  • encomende o bolo, se houver;
  • providencie as bebidas e garanta que elas estarão geladas na hora da festa.

O que você achou dessas dicas sobre como fazer um chá de cozinha sensacional? Em todos os casos, o mais importante é ter um planejamento completo, envolvendo tudo que será comprado, afinal, convidar muitas pessoas para festa pode torná-la custosa. Mas não desanime, basta ter gastos inteligentes.

Se você quer saber como economizar na hora de planejar o seu chá de cozinha, confira esse artigo com dicas para planejar as compras do mercado e economizar.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×