pizzaria em casa pizzaria em casa

Pizzaria em casa de forma prática usando o forno do seu fogão

4 minutos para ler

Saiba como criar pizzas em casa utilizando o seu fogão sem complicação. Leia este texto e confira as nossas dicas!

Para criar uma pizzaria em casa para o entretenimento, a boa degustação e os bons momentos em família, é fundamental ter atenção a alguns detalhes, como contar com um fogão de qualidade, ter os utensílios adequados, ter todos os ingredientes necessários em mãos, entre outros. Portanto, planeje tudo para que você tenha toda a infraestrutura requerida ao fazer pizzas deliciosas. 

Além disso, para otimizar o seu tempo com os preparos, é preciso pensar em formas rápidas para assar a massa e o recheio. Nesse sentido, o mais importante é que o seu forno esteja na temperatura apropriada.

Para saber como criar uma pizzaria em casa, continue a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Faça uma massa fina

A massa fina tende a assar mais rapidamente que a massa grossa. Além disso, ela costuma ficar crocante e dourada, enquanto a massa mais grossa demora a ganhar cor e pode ficar borrachuda por dentro. 

Para a massa, você precisará de:

  • 5 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco;
  • 1 colheres de chá de sal;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • 2 xícaras de chá de água em temperatura ambiente;
  • 1 colher de sopa de azeite.

Em uma tigela, coloque a água, o açúcar e o fermento. Misture tudo e deixe por 5 minutos dissolvendo. Depois, acrescente o azeite, o sal e vá adicionando a farinha gradualmente. Misture bem e continue colocando a farinha até a massa ganhar forma. 

Nesse ponto, você pode trabalhar a massa na batedeira ou na mão. Ela estará pronta quando ela estiver lisa e não estiver grudando. Caso seja necessário, acrescente um pouco mais de farinha. Deixe descansar por 1 h. 

Depois, separe um pedaço da massa e com a ajuda de um rolo de madeira, abra-a até que ela fique bem fina. Saiba que quanto mais fina a massa for, mais crocante ela será. Tenha cuidado apenas para que ela tenha a espessura adequada para não rasgar com o manuseio.  

Pré-cozinhe a massa

Preaqueça o forno a 280°C e deixe esquentando em seu interior uma assadeira de pedra sabão. Essa assadeira deve ser inserida com o forno ainda frio, para evitar que ela rache com o choque térmico.  

Quando o forno já estiver quente, com uma pá para pizza, coloque a massa sobre a assadeira. Deixe a massa cozinhar por cerca de 5 minutos.

Crie recheios que assem mais rápido

Ao retirar a massa pré-cozida, coloque o recheio de sua preferência. Para assar mais rápido, conte com itens já aquecidos, como calabresa refogada na frigideira com cebola.

Coloque sobre a massa o molho de tomate, o queijo mussarela e as calabresas com cebola. Você pode optar por outros recheios, como queijo e presunto, queijo e manjericão, queijo e bananas picadas com canela (já cozidas na panela com açúcar mascavo, por exemplo).    

Acerte na temperatura do forno

Com a ajuda da pá para pizza, retorne a massa com o recheio sobre a assadeira. Diminua o fogo para 250° e deixe assando por 10 minutos ou até que a borda doure. Depois, é só servir e cortar com um cortador de pizza. 

Com nossas dicas fica muito mais fácil criar uma pizzaria em casa, não é mesmo? Lembre-se de que é fundamental contar com um eletrodoméstico de qualidade que alcance altas temperaturas. Além disso, tenha também os utensílios necessários para facilitar a criação das pizzas. Assim, você otimiza o seu tempo na cozinha.

Agora, que tal compartilhar este texto em suas redes sociais? Dessa forma, mais pessoas podem se informar a respeito de como utilizar o forno de forma otimizada para o preparo de pizzas.

Posts relacionados

Deixe um comentário