Afinal, como limpar uma panela queimada? Descubra aqui com dicas práticas
Dako

Separamos as fórmulas caseiras mais adequadas para você resolver o problema sem danificar seu produto.

Quem gosta de preparar receitas tem um enorme carinho pelos utensílios de cozinha e quer que todos estejam em ótimas condições. No entanto, sempre há o risco de lidar com uma panela queimada, seja por conta do uso de fogo muito alto, ou devido ao esquecimento ou falta de atenção.

Nesses casos, eliminar as manchas e os resquícios de comida pode ser bastante desafiador. Mas, a boa notícia é que existem várias misturas caseiras para promover uma limpeza completa. Confira agora as mais eficazes e teste em casa!

Água e sal

Essa fórmula simples funciona quando a queima é superficial. Então, antes de pensar em esconder a panela suja no forno, lave-a com água e detergente para remover o excesso de sujeira.

Em seguida, cubra o fundo com água até atingir todas as partes manchadas. Adicione 2 colheres de sopa de sal refinado e aguarde 15 minutos. Depois, esfregue as regiões queimadas utilizando escova ou palha de aço, até perceber que os resíduos foram embora.

Vinagre branco

Versátil para a higienização de vários materiais, esse produto é muito utilizado na limpeza de fogões, pias e outras superfícies da cozinha. Como tem alta concentração de ácido acético, ajuda a desengordurar, desinfetar e promover brilho.

Você deve aplicá-lo puro sobre a panela queimada e levar o recipiente ao fogo. Deixe o vinagre ferver por apenas 5 minutos, espere esfriar e depois faça leve pressão sobre a mistura utilizando uma esponja. Verá que a sujeira incrustada vai saindo aos poucos, sem muita dificuldade.

Bicarbonato de sódio

Outro aliado da limpeza doméstica, esse pó branco pode fazer milagres na sua cozinha. Inclusive, é indicado para a remoção de sujeiras mais difíceis, o que inclui aquelas manchas bem escuras de queimado.

Você deve polvilhar uma boa quantia de bicarbonato de sódio nas partes que permanecem encardidas, acrescentar 2 colheres de sopa de água e aquecer a panela até ferver a mistura. Quando borbulhar, desligue o fogo e deixe a solução esfriar. Depois, é só esfregar com esponja ou palha de aço fina.

Suco de limão

Use essa opção sempre que a panela queimada apresentar pontos esbranquiçados, mesmo após a remoção das manchas escuras. Você pode colocar o suco da fruta puro ou cortar algumas rodelas e apoiá-las sobre as regiões que deseja limpar.

Deixe o líquido agir por alguns minutos e pegue a esponja para fazer movimentos suaves por todo o recipiente. Após o enxágue, a superfície estará novinha em folha para você dar continuidade às suas receitas. Ah, e tenha o cuidado de lavar bem as mãos antes de ir ao sol.

Álcool 70º

Esse tipo de álcool facilita a retirada das sujeiras que permanecem após a limpeza com água e sabão/detergente. Para aplicá-lo, utilize um recipiente que tenha borrifador. Distribua o líquido por todas as áreas que queimaram e aguarde 10 minutos.

A finalização é a mesma dos processos anteriores: esfregar o recipiente com a mistura ainda dentro, usando esponja ou palha de aço — instrumentos mais agressivos devem ser evitados em materiais que arranham com facilidade, como alumínio e inox.

Como deu para perceber, existem várias alternativas de limpeza com produtos que costumamos encontrar em casa.

Quer mais dicas relacionadas ao assunto? Então, veja agora como limpar o cooktop da maneira correta!

Dica do mestre! Não sabe qual vai funcionar para você? Experimente todas sem medo e certamente alguma das receitas vai surtir efeito no cuidado com sua panela queimada.
Produtos ideais para você!

Fogão Industrial 2 Bocas Preto com Tripla Chama e Pés Removíveis Dako Couraçado

Fogão de Embutir 5 Bocas Preto com Frente Espelhada e Timer Digital Dako Diplomata Grill Style Bivolt

Fogão 5 Bocas Preto com Frente em Vidro Preto e Timer Digital Dako Diplomata Grill Bivolt

Cooktop de Indução 4 Bocas Preto com Trava de Segurança Dako Supreme 220V

Cooktop 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Supreme Bivolt

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Array
Matérias semelhantes

6 melhores receitas de uma panela só para não sujar muita louça

Para os dias em que bate aquela preguiça de lavar louça, separamos essas receitas incríveis de uma p...

Botão de ir

Saiba como fazer a limpeza da cozinha com essas 4 dicas práticas

Com algumas dicas eficazes, realizar a limpeza na cozinha pode ser uma tarefa muito mais simples e r...

Botão de ir

Quantas bocas do fogão eu realmente preciso ter na minha cozinha?

Saiba o que considerar ao analisar quantas bocas de fogão são necessárias em sua cozinha! Ao adqu...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial