panela queimada panela queimada

Afinal, como limpar uma panela queimada? Descubra aqui com dicas práticas

4 minutos para ler
CTA Magister

Separamos as fórmulas caseiras mais adequadas para você resolver o problema sem danificar seu produto.

Quem gosta de preparar receitas tem enorme carinho pelos utensílios de cozinha e quer que todos estejam em ótimas condições. No entanto, sempre há o risco de lidar com uma panela queimada, seja por conta do uso de fogo muito alto, seja devido ao esquecimento ou falta de atenção.

Nesses casos, eliminar as manchas e os resquícios de comida pode ser bastante desafiador. A boa notícia é que existem várias misturas caseiras para promover uma limpeza completa. Confira agora as mais eficazes e teste em casa!

Água e sal

Essa fórmula simples funciona quando a queima é superficial. Então, antes de pensar em esconder a panela suja no forno, lave-a com água e detergente para remover o excesso de sujeira.

Em seguida, cubra o fundo com água até atingir todas as partes manchadas. Adicione 2 colheres de sopa de sal refinado e aguarde 15 minutos. Depois, esfregue as regiões queimadas utilizando escova ou palha de aço, até perceber que os resíduos foram embora.

Vinagre branco

Versátil para a higienização de vários materiais, esse produto é muito utilizado na limpeza de fogões, pias e outras superfícies da cozinha. Como tem alta concentração de ácido acético, ajuda a desengordurar, desinfetar e promover brilho.

Você deve aplicá-lo puro sobre a panela queimada e levar o recipiente ao fogo. Deixe o vinagre ferver por apenas 5 minutos, espere esfriar e depois faça leve pressão sobre a mistura utilizando uma esponja. Verá que a sujeira incrustada vai saindo aos poucos, sem muita dificuldade.

CTA Supreme Glass

Bicarbonato de sódio

Outro aliado da limpeza doméstica, esse pó branco pode fazer milagres na sua cozinha. Inclusive, é indicado para a remoção de sujeiras mais difíceis, o que inclui aquelas manchas bem escuras de queimado.

Você deve polvilhar uma boa quantia de bicarbonato de sódio nas partes que permanecem encardidas, acrescentar 2 colheres de sopa de água e aquecer a panela até ferver a mistura. Quando borbulhar, desligue o fogo e deixe a solução esfriar. Depois, é só esfregar com esponja ou palha de aço fina.

Suco de limão

Use essa opção sempre que a panela queimada apresentar pontos esbranquiçados, mesmo após a remoção das manchas escuras. Você pode colocar o suco da fruta puro ou cortar algumas rodelas e apoiá-las sobre as regiões que deseja limpar.

Deixe o líquido agir por alguns minutos e pegue a esponja para fazer movimentos suaves por todo o recipiente. Após o enxágue, a superfície estará novinha em folha para você dar continuidade às suas receitas. Ah, e tenha o cuidado de lavar bem as mãos antes de ir ao sol.

Álcool 70º

Esse tipo de álcool facilita a retirada das sujeiras que permanecem após a limpeza com água e sabão/detergente. Para aplicá-lo, utilize um recipiente que tenha borrifador. Distribua o líquido por todas as áreas que queimaram e aguarde 10 minutos.

A finalização é a mesma dos processos anteriores: esfregar o recipiente com a mistura ainda dentro, usando esponja ou palha de aço — instrumentos mais agressivos devem ser evitados em materiais que arranham com facilidade, como alumínio e inox.

Como deu para perceber, existem várias alternativas de limpeza com produtos que costumamos encontrar em casa. Você pode experimentar todas sem medo e certamente alguma das receitas vai surtir efeito no cuidado com sua panela queimada.

Quer mais dicas relacionadas ao assunto? Então, veja agora como limpar o cooktop da maneira correta!

CTA Dako Supreme
Posts relacionados

Um comentário em “Afinal, como limpar uma panela queimada? Descubra aqui com dicas práticas

Deixe um comentário