Quer saber como fazer a organização da sua cozinha? Veja aqui!
Dako

A organização da cozinha é imprescindível para manter a boa aparência de uma casa. Essa é uma área muito frequentada e deve estar sempre impecável para não criar uma sensação de desleixo.

Com algumas ações simples, é possível deixar tudo organizado e fácil de encontrar. Além disso, quando as coisas estão em seus devidos lugares a convivência e a limpeza dos espaços se tornam mais fáceis.

Neste artigo trazemos algumas dicas para você organizar a sua cozinha, aumentar a praticidade no preparo das refeições e fazer sua vida familiar fluir com mais tranquilidade. Vamos lá?

Esvazie os armários para reorganizá-los

Retire tudo de cada armário e examine-o. Descarte ou doe coisas que não são usadas com frequência, itens duplicados, quebrados ou coisas que você esqueceu que tinha e por isso raramente utiliza. Faça o mesmo com as gavetas e aproveite para estabelecer um critério de organização para deixar as coisas separadas antes de guardá-las novamente.

Depois que seus armários estiverem todos vazios e as coisas organizadas em grupo, separe os itens que você utiliza com mais frequência, como copos, pratos e travessas, e deixe-os em um local de fácil acesso. Faça o mesmo com talheres e vasilhas, mas sempre deixando-os agrupados com os demais itens de mesma classificação.

Agora que você tem grupos selecionados, decida onde cada item deve ser armazenado. As peças para cozinhar e assar devem ser mantidas perto de onde você faz a preparação dos alimentos. Os utensílios também devem estar na gaveta mais próxima da área de preparação. Os copos podem ficar perto da pia ou da geladeira. Faça uma estação de café ou chá que inclua açúcar e adoçante para facilitar o uso desses itens.

Escolha recipientes transparentes para armazenar os alimentos

Use recipientes para otimizar a organização e aumentar a visibilidade no interior de seus armários. Agrupe coisas como pacotes que ainda não foram abertos e coloque os demais em recipientes transparentes. Assim, você também consegue planejar melhor o que deve ser comprado e evita estocar alimentos desnecessariamente, o que consequentemente minimiza o desperdício. Mantenha caixas pequenas como temperos, gelatina, sucos de saquinho, em locais menores, como gavetas.

Guarde os recipientes e suas devidas tampas juntos

Esse é um problema muito comum para a organização da cozinha: as vasilhas sempre perdem as tampas e ocupam espaços que poderiam ser melhor utilizados. Por isso, descarte os recipientes sem tampa e armazene os demais devidamente tampados. Para otimizar o espaço, coloque as vasilhas menores dentro das maiores. Você pode acomodá-las em um único armário ou em uma caixa organizadora de plástico maior.

Otimize o uso de espaços verticais

Os espaços verticais podem ser aproveitados para aumentar a capacidade de armazenamento de itens e melhorar a organização da cozinha. Você pode, por exemplo, instalar ganchos embaixo dos armários para segurar as canecas ou adicionar duas faixas de madeira com espaço suficiente entre elas para pendurar as bases de taças.

Os ganchos adesivos instalados na parte interna das portas dos armários ou nas portas da despensa também melhoram a distribuição, acondicionamento e fácil acesso aos utensílios de cozinha mais usados, como conchas, colheres maiores, xícaras de medida e luvas de forno.

Outra dica interessante são os ímãs apropriados para acondicionar as facas maiores, o que também ajuda a aumentar a segurança da cozinha. Considere o uso de espaço na parede ou um rack de teto para pendurar potes e panelas. Lembre-se de que qualquer espaço que você usar para pendurar algo liberará espaço plano dentro de um armário, mas nunca se esqueça de equilibrar a quantidade para não sobrecarregar o ambiente.

Use divisórias de gaveta

Divisórias de gaveta também são ótimas para a organização da cozinha. Todo mundo precisa de um lugar para guardar as pequenas coisas diversas, mas elas não precisam ficar jogadas pois isso dificulta a visibilidade e a busca, principalmente quando as panelas estão no fogo! Com as divisórias você poderá distribuí-las e classificá-las conforme as características para facilitar a sua localização.

O seu estilo pessoal determinará a melhor forma para a organização da cozinha, mas o objetivo é fazer com que esse ambiente e todos os utensílios e eletrodomésticos atendam às suas necessidades da maneira mais prática e eficiente possível.

Gostou do artigo? Então deixe um comentário se você tem alguma dica pessoal para a organização da cozinha!

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes
Organizador de talheres

Tendências de 2024: Organizadores que não podem faltar na cozinha

Independente do tamanho ou estilo, toda cozinha precisa de organizadores. Eles ajudam a manter tudo ...

Botão de ir

Halloween em casa: decorações e receitas para arrasar

Também conhecido no Brasil como “Dia das Bruxas”, o Halloween tem origem celta, porém, se popularizo...

Botão de ir

Confira 7 dicas para uma decoração de apartamento pequeno!

Fazer a decoração de apartamento pequeno pode ser um grande desafio. Confira nesse post 7 dicas bási...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial