Saiba como fazer um orçamento de casamento e ter uma festa de sucesso!

Orçamento de Casamento
7 minutos para ler

O casamento é uma realização para muitos casais. Veja como fazer o seu orçamento de casamento para garantir a festa dos seus sonhos.

O casamento é uma das decisões mais importantes na vida de um casal, pois é nele que escolhemos com quem desejamos nos unir e conviver com ela para o resto da vida, formar uma família, dividir conquistas e dificuldades. Muitas noivas sonham com o momento da festa, mas para que esse sonho se realize o primeiro passo a ser dado é definir o orçamento de casamento junto com o noivo.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para auxiliar o casal que deseja se casar e fazer uma linda festa a elaborar um orçamento de casamento, com as principais dicas para que você tenha uma festa de sucesso sem sair endividado. Não deixe de conferir!

Defina o que é prioridade para o casal

Esse é o primeiro passo para definir o orçamento de casamento: definir quais são as prioridades do noivo e da noiva. Na maioria das vezes, o orçamento não é ilimitado, e por isso as prioridades devem ser listadas antes de fazer qualquer compra ou compromisso relacionado com o casamento.

O que precisamos ter em mente na hora de decidir realizar uma festa ou não, é que a festa não é a única que gera custos. Além da festa, temos a casa e a lua de mel, muitas vezes o casal precisa mobiliar a casa nova, e por aí vai.

Após ter isso em mente, pense nos atributos que vocês gostariam que a festa tivesse, façam o trabalho de ordenar em conjunto qual item seria mais prioritário.

Itens de uma festa de casamento:

  • decoração, flores;
  • roupa dos noivos: vestido e terno;
  • buffet: comida, bebida e docinhos;
  • espaço do evento;
  • cerimônia: que pode ser na igreja ou no próprio evento;
  • estrutura: limpeza, segurança, garçons, geradores;
  • dj, sonorização;
  • música ao vivo (banda);
  • músicos da cerimônia;
  • celebrante: a pessoa que fará as bênçãos;
  • cerimonialistas: equipe encarregada de garantir que tudo dê certo na festa;
  • móveis decorativos, entre outros.

Durante esta fase, o casal tem a oportunidade de aprender a planejar e priorizar juntos, e esta habilidade deverá ser aperfeiçoada durante todo o casamento.

Lista de convidados

Esse item é primordial para orçamento de casamento, pois influencia diretamente no preço da festa. A quantidade de convidados é o que define o tamanho do local a ser alugado (normalmente quanto maior for o lugar, mais caro é o valor de aluguel) e o valor do buffet, que cobra por número de convidados.

Sem ter ao menos uma estimativa da quantidade de convidados, não é possível nem orçar o buffet, que é um dos itens mais importantes do casamento. Ao compor a lista de convidados, liste primeiramente todos aqueles que vocês gostariam de chamar para o casamento e os familiares que não podem faltar.

Depois de terminar a primeira lista, priorize as pessoas que realmente façam parte da história do casal, e farão a diferença neste momento especial.

Em alguns casos, a família de um dos noivos é tão extensa que pesaria muito no orçamento chamar todos os parentes distantes. Cabe então ao casal definir se realmente é necessário chamar todos.

O mesmo é válido para pessoas com muitos amigos ou colegas de trabalho. Novamente, é o casal se decide se faz sentido, por exemplo, chamar os amigos de escola que já não estão tão próximos como antigamente.

Limite de orçamento

Agora que você já sabe quem chamar e quais são as prioridades da festa, é hora de definir o limite de orçamento. Para isso é preciso pensar: o quanto temos de dinheiro disponível para casar, somando todos os outros planos que priorizamos a curto prazo (como casa, viagem ou alguma outra realização)?

Outra pergunta importante é: até a data, qual valor conseguimos acumular para investir no casamento? Note que esta resposta está diretamente ligada a definição da data do casamento.

As respostas dessas duas perguntas vão definir como planejar o casamento, no ponto de vista financeiro. Alguns noivos podem contar com a ajuda financeira dos seus pais, então conversem com eles para saber se eles podem ajudar com alguma quantia.

Outro item que temos que ter atenção é a data da festa. Assim como qualquer outro mercado, os profissionais que se dedicam ao casamento se submetem às leis de oferta e demanda. Isso significa que quanto mais pessoas quiserem casar durante determinado mês, mais caros eles tendem a ficar em sua região e mais disputados.

Tipo da festa

Existe uma infinidade de formas para se realizar a comemoração do casamento. Abaixo temos algumas sugestões, mas na prática, é possível ter uma infinidades de ideias, além das sugestões, já que quem define tudo é o gosto do casal.

  • Casamento no campo / praia: escolher um lugar bonito é uma ótima ideia. Normalmente é uma opção muito escolhida justamente por render ótimas fotos e deixar o público mais próximo da natureza. Longe da agitação da cidade, o tempo costuma passar de maneira diferente;
  • Temática: já pensou em um casamento de circo ou uma festa cigana? Dependendo de como o casal se conheceu ou até suas afinidades, pode ser uma ótima opção;
  • Mini wedding: é um casamento de tamanho menor, que não costuma passar de 100 pessoas. É uma festa mais íntima, em que o casal poderá aproveitar a presença de quem eles realmente consideram;
  • Em casa: próximo do mini wedding, existe também a opção de dar uma festa e casar em casa. Porém, a viabilidade desta opção depende do tamanho da casa e do número de convidados;
  • Destination wedding: esta é a modalidade onde os noivos levam os convidados para viajar junto com eles, normalmente para um local paradisíaco.

Outro item importante é o horário do casamento:

  • Casar de dia: é uma opção para aqueles que desejam uma festa mais tranquila, com a presença da família e entes queridos. Costuma sair mais barato por não requisitar iluminação, possibilitando também uma sonorização reduzida.
  • Noite / Festa: é a opção mais comum para quem gosta de emendar a cerimônia em uma discoteca, onde os convidados se sentem à vontade para dançar.

Quanto custa casar?

A resposta vai variar de acordo com o que o casal definiu que é necessário para realizar a cerimônia. O custo médio de uma festa de casamento no Brasil fica próximo de R$ 40.000,00, segundo o site casamentos.com.br. Porém, o valor pode ultrapassar facilmente, uma vez que 50% dos casais afirmaram ter gastado mais do que o esperado.

É por isso que recomendamos fortemente ter uma planilha para controlar os orçamentos e os gastos.

É importante lembrar também que não é só da festa que se faz o casamento. É primordial garantir o orçamento de casamento para não se endividar durante esse momento mas também para ter dinheiro suficiente para a moradia do casal e também para a viagem de lua de mel (Sim, vocês merecem descansar depois de planejar o casamento!).

Gostou do nosso conteúdo? Se você deseja mais dicas sobre casamento e casa, acompanhe nossa página no Facebook, Instagram e Youtube!

Spread the love
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-