Mobiliar apartamento: 5 formas de otimizar custos!
Dako

Veja como você pode fazer escolhas melhores e economizar na hora de escolher os móveis do seu futuro lar! Confira nossas dicas sobre mobiliar apartamento.

O primeiro apartamento é a realização de um sonho para muitos casais, por isso tudo deve ser feito pensando na transformação dos espaços vazios em um lar bonito e aconchegante. Entretanto, os gastos nesse período podem ser bem altos e comprometer o orçamento da decoração. No primeiro momento, mobiliar apartamento pode parecer caro e inalcançável, mas com alguns cuidados podemos fazer nossas compras com consciência para montar o apartamento com o melhor custo-benefício.

Abaixo vamos dar várias dicas de como economizar e ser assertivo nas escolhas de decoração. Além disso, preparamos um bônus especial que você só vai descobrir se chegar até o final deste texto. Deu curiosidade? Não deixe de conferir!

1. Planeje cada cômodo

Antes de sair às compras, faça o planejamento de tudo o que você deseja ter na sua casa. Meça os tamanhos das paredes, da pia da cozinha e demais superfícies para que você consiga determinar o tamanho dos móveis antes de comprar.

Alguns apartamentos são pequenos, mas de forma alguma significa que eles não devem receber decoração. Opte por móveis se encaixem no espaço do apartamento, se você comprar móveis grandes demais pode dar a impressão que o apartamento é menor ainda.

Uma maneira bem dinâmica de fazer a decoração é usando aplicativos que fazem uma simulação virtual do ambiente com os móveis em 3D e você pode montar vários cenários diferentes no seu celular.

2. Invista nos itens certos

Investir nos móveis do apartamento novo é uma experiência única, mas se o orçamento está apertado, uma dica é investir nos objetos de maior valor agregado. Como isso é possível?

Vamos usar como exemplo o fogão, a geladeira e a televisão. A durabilidade desses eletrodomésticos é alta, pois são itens com tecnologia agregada, produzidos com materiais resistentes e em caso de mudança para outro imóvel eles podem ser transportados sem perder qualidade.

Sofás, guardas roupas e armários, por outro lado, estragam com maior facilidade. Não estamos falando porém, que você não deve comprar esses itens, mas diante de um momento em que é preciso reduzir custos, dê preferência a investir nos duráveis.

3. Faça você mesmo – DIY

Do It Yourself ou faça você mesmo é uma forma de economizar e deixar a casa com a sua cara. Você pode reformar móveis antigos, buscar nos brechós, feiras e customizar gastando bem pouco numa peça que será exclusiva. Aqui quem manda é a criatividade.

Outra forma de economizar com técnicas DIY é criar funções para móveis que seriam descartados. A vantagem de fazer os seus próprio móvel é criar um ambiente jovial aliado a pegada sustentável que esta prática possui já que este item deixa de ser descartado na natureza.

4. Compre o essencial primeiro

Se o orçamento está apertado, foque nos objetos mais importantes primeiro, ou seja, os que são essenciais. Depois que você tiver condições melhores compre os outros aos poucos.

Os móveis essenciais são aqueles que utilizamos no dia a dia e precisamos deles para fazer as atividades básicas como por exemplo, o fogão. Você precisa do fogão para fazer suas comidas, pense em como seria estar no apartamento novo e não poder esquentar uma água para fazer um café. Difícil, não é mesmo?

Já a batedeira é um item que pode esperar um pouco para ser comprado, pois na maioria das casas ela não é usada diariamente. Veja alguns exemplos de móveis essenciais:

  • cozinha: fogão, geladeira, jogo de panelas, pratos e talheres;
  • quarto: cama, guarda-roupa, jogos de quarto e travesseiros;
  • banheiro: chuveiro, toalhas;
  • lavanderia: máquina de lavar e ferro de passar.

5. Pesquise antes de comprar

Depois de se planejar e definir as suas prioridades é a hora de comprar os primeiros móveis e eletrodomésticos. Pesquise em diversas lojas físicas e onlines e busque as que oferecem o melhor preço e forma de pagamento. Se você optar por comprar em loja online não se esqueça de verificar o valor de frete e o prazo de entrega, caso você esteja com o tempo limitado.

Como se planejar financeiramente para mobiliar apartamento

O valor para mobiliar um apartamento varia bastante pois cada pessoa prefere a decoração de uma maneira, o que influencia diretamente o valor final. Por isso, se você deseja mobiliar o seu apartamento mas acha que financeiramente é impossível, vamos explicar como se planejar antes das compras com três dicas.

1. Arrume as suas finanças

Saiba o quanto você gasta e ganha por mês, junte os seus custos fixos e defina uma meta mensal para guardar. Se você vai se mudar para o novo apartamento com outra pessoa e vai dividir as contas é importante que ela também faça esse controle financeiro.

Hoje em dia é possível baixar aplicativos que ajudam a controlar as finanças diretamente no celular. Outra forma mais convencional e simples é usando planilha do Excel. O mais importante é ter o controle do seu dinheiro, o meio é só um facilitador.

2. Defina seus objetivos

Nesse caso o seu objetivo é comprar os móveis do primeiro apartamento. Se você somar os valores de todos os móveis e eletrodomésticos, você terá o valor total a ser juntado. Defina também qual é o prazo para juntar a quantia de dinheiro.

Seja comprometido com a sua meta, após definir quanto juntar faça pequenas metas e economize sempre que for possível.

3. Faça o dinheiro ser seu amigo

Durante o tempo que você estiver acumulando dinheiro para comprar os seus móveis deixe o dinheiro rendendo em alguma aplicação financeira para que ele aumente e você ganhe mais. Os investimentos em renda fixa são mais seguros e alguns podem ser retirados a qualquer momento.

Antes de sair comprando os móveis para o seu apartamento, faça o planejamento do que comprar e do quanto gastar. Sabemos que nessas horas as emoções falam mais alto e a ansiedade em mobiliar apartamento pode atrapalhar o seu planejamento financeiro. A melhor forma de obter um bom custo-benefício dos produtos desejados é comprar com calma e pesquisar.

Se você gostou desse conteúdo e deseja receber mais dicas como essa assine nossa newsletter e receba todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

7 formas de economizar água no seu dia a dia!

Sustentabilidade é um assunto que te preocupa? Então aprenda aqui a poupar um dos recursos naturais ...

Botão de ir

7 dicas para mudança de casa sem danificar itens

Organizar mudança é fundamental para garantir que seus móveis sejam transportados corretamente. Veja...

Botão de ir

Confira 7 dicas para uma decoração de apartamento pequeno!

Fazer a decoração de apartamento pequeno pode ser um grande desafio. Confira nesse post 7 dicas bási...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial