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Instalação de produtos
Quando solicitar este serviço? Antes de instalar, consulte o Manual de Instruções que acompanha o seu produto para avaliar a necessidade de apoio técnico para a instalação. Para ter acesso aos manuais, acesse a página do seu produto e baixe os materiais. Fique atento, pois usar ou instalar de forma indevida podem invalidar a garantia do seu produto. Caso tenha dúvidas quanto a instalação, entre contato com a nossa Central de Relacionamento.
Como funciona Possuímos uma Rede de Autorizada altamente qualificada para instalar seu produto. Custos com serviço de instalação, conexões, mangueiras, válvulas ou qualquer outro acessório não são cobertos pela garantia.
    Como fazer
  • Para encontrar o serviço autorizado mais próximo basta clicar no ícone abaixo e fazer a solicitação.
  • Para maiores informações sobre instalação consulte nossa Central de Relacionamento.
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Conversão de gás
O regulador de pressão tem prazo de validade? A mangueira de condução de gás também? Tanto o regulador de pressão quanto a mangueira de condução de gás são componentes determinantes para o bom funcionamento do produto e a segurança do ambiente. Ambos possuem normas específicas homologadas pelo Inmetro e têm prazo de validade de 5 anos. Verifique a data de fabricação que está indicada no corpo do regulador de pressão e na mangueira de gás para certificar-se de que ambos estão dentro do prazo de validade. O uso destes componentes com validade vencida pode implicar em mau funcionamento e dano ao fogão.
Sinto cheiro de gás em casa. Como devo proceder? Em primeiro lugar, feche o registro de gás e abra todas as janelas e portas da sua residência para ventilar. Nunca, em hipótese alguma, acenda qualquer tipo de chama ou faísca. Não acenda as luzes nem ligue produtos elétricos, como ventiladores e exaustores. Não utilize aparelhos celulares. Caso não identifique o problema, entre em contato conosco.
    Como faço para solicitar a conversão do meu fogão para gás natural (GN)?
  • Certifique-se qual é o tipo de gás de sua residência. Pergunte para a companhia de gás ou ao síndico do prédio em caso de apartamentos.
  • Caso sua residência seja abastecida com gás GN, o produto deverá ser convertido antes de ser utilizado.
  • A conversão de gás do fogão é gratuita no prazo legal de 90 dias com a troca de alguns itens do sistema de gás do fogão. Conexões, mangueiras, válvulas ou qualquer outro acessório necessário para ligar o fogão à rede de gás não são cobertos pela garantia de fábrica.
  • Solicite sua conversão através da nossa Central de Relacionamento com maior praticidade pelo atendimento on-line ou pelo Formulário de Contato.
Instalação e conversão
O regulador de pressão tem prazo de validade? A mangueira de condução de gás também? Tanto o regulador de pressão quanto a mangueira de condução de gás são componentes determinantes para o bom funcionamento do produto e a segurança do ambiente. Ambos possuem normas específicas homologadas pelo Inmetro e têm prazo de validade de 5 anos. Verifique a data de fabricação que está indicada no corpo do regulador de pressão e na mangueira de gás para certificar-se de que ambos estão dentro do prazo de validade. O uso destes componentes com validade vencida pode implicar em mau funcionamento e dano ao fogão.
Sinto cheiro de gás em casa. Como devo proceder? Em primeiro lugar, feche o registro de gás e abra todas as janelas e portas da sua residência para ventilar. Nunca, em hipótese alguma, acenda qualquer tipo de chama ou faísca. Não acenda as luzes nem ligue produtos elétricos, como ventiladores e exaustores. Não utilize aparelhos celulares. Caso não identifique o problema, entre em contato conosco.
    Como faço para solicitar a conversão do meu fogão para gás natural (GN)?
  • Certifique-se qual é o tipo de gás de sua residência. Pergunte para a companhia de gás ou ao síndico do prédio em caso de apartamentos.
  • Caso sua residência seja abastecida com gás GN, o produto deverá ser convertido antes de ser utilizado.
  • A conversão de gás do fogão é gratuita no prazo legal de 90 dias com a troca de alguns itens do sistema de gás do fogão. Conexões, mangueiras, válvulas ou qualquer outro acessório necessário para ligar o fogão à rede de gás não são cobertos pela garantia de fábrica.
  • Solicite sua conversão através da nossa Central de Relacionamento com maior praticidade pelo atendimento on-line ou pelo Formulário de Contato.
Ainda tem alguma dúvida?
Queimadores

Primeiro verifique o fornecimento de gás no fogão: analise se o registro de gás está totalmente aberto e se há gás no botijão. Em sequência, confira se a validade do regulador de pressão e da mangueira estão dentro do prazo, se necessário os substitua. Verifique também se a mangueira não está dobrada e realize a limpeza dos injetores do fogão com agulha apropriada. Além disso, a chama baixa também pode ser ocasionada se o botijão de gás estiver em uma distância maior que 1,25m do fogão, pois a pressão do gás pode estar chegando fraca no seu fogão. Neste caso, revise sua instalação deixando o regulador de pressão mais próximo do produto.

Verifique o regulador de pressão do gás, pois pode estar vencido ou desregulado e, consequentemente, mandando mais pressão para o fogão , o que deixa a chama mais alta. Caso você utilize gás encanado (GLP ou GN), confira a pressão com a companhia fornecedora de gás. Outro ponto a ser analisado é a posição dos espalha-chamas (chapinha esmaltada) e queimadores (copos). É importante que estejam bem encaixados para o seu correto funcionamento. Se o espalha-chamas estiver deslocado, a chama pode ficar mais alta para um dos lados. Caso seu produto tenha um queimador Tripla Chamas, este deve ser perfeitamente encaixado na base para funcionar.

Realize a limpeza dos injetores com a agulha apropriada. Em seguida, verifique se os espalhadores estão bem centralizados nos queimadores.

O tom amarelado das chamas indica alteração na mistura do oxigênio do ar com o gás que alimenta os queimadores. O resultado dessa imperfeição é a produção de monóxido de carbono que em contato com o fundo da panela causa manchas no material. Nesse caso, algumas ações simples devem ser feitas: Verifique se há gás suficiente no botijão capaz de alimentar o fogão. O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) possui um componente chamado pentano, que queima quando o gás está terminando e, neste caso, é exatamente ele o responsável pela produção de monóxido de carbono. Verifique se a mangueira de condução de gás e o regulador de pressão estão na validade e em perfeito funcionamento. Esses componentes também podem ser responsáveis pela produção de chamas amareladas. Certifique-se de que a mangueira não esteja dobrada. Verifique se os espalhadores e as capas dos queimadores (boca) estão corretamente posicionados. A posição incorreta dessas peças prejudica a distribuição ideal do oxigênio para um dado volume de gás, afetando a qualidade da chama. Antes de tocar em qualquer superfície do fogão após o uso, aguarde o total resfriamento do mesmo. Correntes de ar no local podem alterar a coloração da chama, pois alteram a razão da mistura do ar X combustível. Evite portas e janelas abertas muito próximas do fogão. Realize a limpeza periódica dos queimadores, trempes e capas esmaltadas. O acúmulo de gordura ou de outros alimentos podem causar mal funcionamento e risco de acidentes. Se essas ações forem tomadas e o problema persistir, entre em contato com nossa Central de Relacionamento para sanar eventuais dúvidas e solicitar atendimento. A garantia do seu fogão cobre os serviços de regulagem desde que os itens anteriores tenham sido verificados e não apresentem problemas.

Verifique se o queimador liga manualmente para ter certeza que está entupido. Se ele não acender, realize a limpeza do injetor com agulha apropriada. Se não resolver entre em contato conosco, através da nossa Central de Relacionamento.

Em primeiro lugar, verifique se há energia elétrica na tomada em que o fogão está conectado. Indica-se testar outro aparelho elétrico de mesma voltagem para confirmar. Verifique também se está tudo certo com a alimentação de gás. Eliminada estas duas possibilidades, pode ser que os queimadores (bocas) estejam mal posicionados ou mesmo trocados, criando um problema para o acendimento automático. Em caso de dúvidas, consulte o Manual de Instruções. Caso o problema persistir, entre em contato conosco através da Central de Relacionamento.
Gás

Desligue imediatamente os registros do gás e abra as janelas do cômodo de onde está o produto. Assim que dispersar o cheiro de gás, pegue uma esponja de cozinha e detergente, faça espuma com esses itens, passe a espuma na conexão da mangueira com o registro e na conexão da mangueira com o bico de entrada de gás do fogão. Depois que passar bem a espuma, ligue o registro e verifique se faz bolhas nas conexões em que foram passadas a espuma. Se fizer, significa que encontramos o vazamento. Realize a troca dos componentes da instalação. Lembre-se de manter sua instalação de acordo com as normas do Inmetro e sempre em boas condições de uso, para manter sua segurança. Caso não seja possível identificar o local do vazamento ou a troca da instalação não resolver, entre em contato conosco através da nossa Central de Relacionamento.

O automático disparado pode ser ocasionado por água em excesso durante a limpeza. Caso isso aconteça, tire da tomada e use o produto manualmente por uma semana, possibilitando que a água evapore sem danificar o produto. Se o problema persistir, entre em contato conosco através da Central de Relacionamento.

Depende do produto a ser utilizado e a forma como se quer instalá-lo. Mangueira PVC: essa mangueira é indicada para instalações para gás GLP. Para ela estar de acordo com as normas do Inmetro (NBR 8613) a mangueira precisa conter em sua extensão a marca ou identificação do fabricante, selo do Inmetro, número da norma (NBR 8613), a expressão Gás-GLP e data de validade ou data de fabricação. O comprimento permitido é de 0,80m a 1,25m e já sai cortada de fábrica. Para seu uso correto não pode ter emendas, não pode passar atrás do fogão, não pode ser utilizado em nichos ou produtos de embutir, não deve atravessar paredes e as extremidades devem estar fixadas com braçadeiras corretas. Tubo Flexível de Borracha: essa mangueira é indicada tanto para instalações GLP quanto para GN (NBR 14955), esse tipo de mangueira possui um tubo flexível de borracha com trançado inox, porém os conectores das extremidades são de metal (não são permitidas as que possuem a extremidade de borracha). A mangueira não deve atravessar e nem ser embutido em paredes e pisos, não é permitido emendas, as extremidades devem ser fixadas somente com os conectores apropriados, não deve passar por trás do fogão, não é permitido o uso de mais de um tubo flexível ligado em série, não pode ser instalado de forma que fique torcido e não deve ser usada em cooktop ou produtos de embutir. Tubo Metálico Flexível: essa mangueira é indicada tanto para instalação GLP quanto para GN (NBR 14177). Seu comprimento do tubo é de 0,20m a 1,25m – incluindo terminais e adaptadores, pode ser usada em cooktop, produtos de embutir e quando a mangueira precisar passar por trás do fogão, ela não deverá conter emendas, não deve ser usado mais de um tubo em série e não deve atravessar ou ser embutido em parede. Além disso, a mangueira não deve apresentar sinais de envelhecimento – o material pode ter perdido as propriedades necessárias para uso, colocando em risco a sua segurança.

Todos os fogões Atlas/Dako são fabricados e configurados para uso com Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Caso você utilize o Gás Natural (GN) deverá solicitar o serviço de Conversão. A Conversão consiste na troca dos bicos injetores do produto e consequentemente da válvula de segurança do forno, pois o Gás Natural tem mais vazão que o GLP. Você poderá solicitar o serviço de Conversão facilmente, seguindo as orientações abaixo: Certifique-se qual é o tipo de gás da sua residência. Pergunte para a companhia de gás ou ao síndico do prédio (em casos de apartamento). Caso a sua residência seja abastecida com gás GN, o produto deverá ser convertido antes de ser utilizado. A conversão de gás do fogão é gratuita no prazo legal de 90 dias com a troca dos injetores do sistema de gás do fogão. Conexões, mangueiras, regulador de gás ou qualquer outro acessório necessário para ligar o fogão à rede de gás não são cobertos pela garantia de fábrica. Não realize o serviço com terceiros e não utilize peças que não sejam originais de fábrica.

Olhando de frente para o fogão, normalmente a saída de gás fica no lado esquerdo do produto – salvo exceções. Verifique as características do produto no site ou no manual do seu produto.

Olhando de frente para o cooktop, normalmente a saída de gás fica no lado direito do produto – salvo exceções. Verifique as características do produto no site ou no manual do seu produto.

As mangueiras e reguladores de pressão para uso doméstico, certificados pelo Inmetro e, portanto, liberados para uso, possuem vida útil de 5 anos a partir da data de fabricação, a partir desse prazo não se pode garantir seu correto funcionamento, mesmo que externamente parece em boas condições, internamente esses elementos podem apresentar perda das suas propriedades e falhas, comprometendo não somente o funcionamento do seu produto Atlas/Dako, como também sua segurança.

Solicite sua conversão através da nossa Central de Relacionamento com maior praticidade pelo atendimento on-line ou pelo Formulário de Contato.
Forno

Verifique se o piso do local onde o fogão está instalado esteja bem nivelado. Também procure posicionar a forma/assadeira o mais centralizada possível dentro do forno, deixando espaço nas laterais e no fundo para circulação uniforme do calor. Sempre faça o pré-aquecimento do forno antes de usar: ligue em temperatura máxima por 15 minutos para fogões de 5 queimadores (bocas) e 10 minutos para fogões 4 queimadores (bocas). Após o pré-aquecimento, regule na temperatura desejada. Evite abrir constantemente a porta do forno. Além disso, confira se sua instalação está correta e em boas condições de uso (dentro da validade, de acordo com as normas do Inmetro e sem sinais de deterioração), de forma que permita a passagem com qualidade do gás até o fogão.

Verifique sua instalação do gás: ela precisa estar dentro da validade, de acordo com as normas do Inmetro e sem sinais de deterioração, de forma que permita a passagem com qualidade do gás até o fogão. Além disso, veja se ao ligar o forno é feito o processo de forma correta, conforme indicado no manual: seu produto é equipado com uma válvula de segurança e, por isso, a chama só permanecerá acesa se você manter o acendedor pressionado por alguns segundos (de 5 a 10 segundos). Esse sistema é obrigatório por norma e garante sua segurança.

Verifique se o fogão está instalado de modo que permita a livre circulação do ar conforme é indicado no manual do seu produto. Em seguida, revise sua instalação do gás, ela pode estar vencida ou com falhas. Também certifique-se de realizar o procedimento correto para ligar o produto, mantendo o manípulo pressionado durante 10 segundos para acionar a válvula de segurança. Há também um teste bem simples que você pode realizar em casa: Tire seu produto da tomada e abra a porta do forno. Retire a bandeja, você verá dois fios: um branco e um dourado, próximos ao queimador do forno. Pegue o fio dourado e pressione ele para frente, em direção ao queimador. Após fazer isso coloque a bandeja novamente e com a porta aberta ligue o fogão na tomada e ligue o forno, mantendo o manípulo pressionado para acionar a válvula de segurança, conforme indicado anteriormente. Se o problema persistir, entre em contato conosco através da nossa Central de Relacionamento.

Primeiramente verifique se há energia elétrica na tomada, teste a tomada com outro aparelho elétrico da mesma voltagem. Verifique se está na voltagem correta. Consulte o manual de instruções do seu produto para mais detalhes sobre o procedimento de acendimento do forno. Se o problema persistir, entre em contato conosco através da Central de Relacionamento.

Verifique a posição em que foi colocada a grelha, caso a grade seja colocada invertida ela não terá a sustentação para permanecer no lugar.

Alguns produtos saem de fábrica com e outros sem a lâmpada. Antes de qualquer manuseio ou instalação da lâmpada, retire o plugue da tomada da parede para evitar acidentes. Verifique o manual de instruções para saber a especificação da lâmpada e se o seu modelo possui este acessório. Caso não tenha, será necessário comprar uma lâmpada de acordo com a voltagem (127V ou 220V) da tomada em que o fogão está instalado. Caso a lâmpada já esteja instalada, mas não esteja acendendo: Desligue o produto do plugue da tomada. Gire o protetor da lâmpada no sentido anti-horário (para a esquerda) até soltá-lo completamente. Retire a lâmpada e verifique se não está queimada. Caso não esteja queimada recoloque-a no lugar. Para retirar a lâmpada G9 é somente puxá-la do seu suporte, para colocá-la novamente basta pressioná-la até estar bem encaixada. Para lâmpadas E14 gire-a no sentido anti-horário (para esquerda) por completo, para colocá-la e realizar o procedimento inverso. Coloque o protetor girando em sentido horário. Em seguida, ligue na tomada e teste o funcionamento da lâmpada. Se o problema persistir entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

Confira o fornecimento de gás do seu fogão: verifique se o registro de gás está totalmente aberto e se há gás no botijão; verifique se a validade do regulador de pressão e da mangueira está dentro do prazo, se necessário substitua-os. Além disso, verifique se o seu produto está instalado de modo que permita a livre circulação do ar, conforme indicado no manual do seu fogão. Se o problema persistir entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

A borracha de vedação possui engates em sua extensão, para ser fixada no fogão ou forno. Para colocá-la no produto abra a porta do forno. Em seguida, encaixe o engate nas furações do quadro frontal (peça em que a porta encosta ao fechar). Caso tenha dúvidas, entre em contato com nossa Central de Relacionamento.

Verifique se o forno está sendo pré-aquecido durante 10 minutos em temperatura máxima antes de utilizá-lo, consulte a receita e utilize um recipiente adequado, posicione a assadeira de forma a deixar espaços nas laterais do recipiente para que o ar quente circule uniformemente, posicione a grade no nível adequado para a receita de sua escolha, programe o produto com o tempo e temperatura adequados à sua receita. Se mesmo assim o problema persistir, entre em contato conosco através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Retire os alimentos do forno em no máximo 15 minutos após o final do cozimento. Se os alimentos são deixados dentro do forno por muito tempo após o cozimento pode gerar umidade no interior do forno.

Para ligar o LED de indicação você precisa girar o botão de seleção de temperatura na temperatura desejada. Enquanto o botão estiver na posição “desligado”, o LED permanecerá apagado. O LED acompanhará o funcionamento da resistência, poderá apagar e acender conforme a resistência ligar e desligar. Se ao selecionar a temperatura e o LED permanecer apagado, entre em contato conosco, através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Antes de entrar em contato com o SAC, verifique se a tensão da sua residência, bem como da tomada são 220V, pois o produto opera somente nessa tensão.

Com o produto na tomada, posicione o manípulo na temperatura desejada e acione o timer mecânico no tempo desejado (para produtos com timer) – a resistência inferior será acionada.

Com o produto na tomada, empurre o botão Grill para acioná-lo.

Sim, é normal não ficar o tempo todo incandescente. A resistência superior (grill) enquanto estiver ligado ficará incandescente durante o uso. Já a resistência inferior irá ligar e desligar várias vezes durante o funcionamento do forno, isso se deve ao termostato que monitora a temperatura do interior do forno - quando é atingida a temperatura máxima do intervalo escolhido no manípulo o termostato desliga a resistência para que o forno mantenha a temperatura uniforme durante o uso.

Não. Se isso estiver ocorrendo pode ser que o produto está superaquecendo. Verifique se o nicho está correto de acordo com o indicado no manual do produto. Caso a instalação esteja correta entre em contato conosco, através da nossa Central de Relacionamento.

Durante o funcionamento do forno elétrico é normal a resistência inferior ligar e desligar. No entanto, o produto não irá parar de funcionar durante esse período. Caso ele realmente esteja desligando, entre em contato conosco.

Caso a chama do seu fogão apague durante o uso, não se preocupe! Os fogões Atlas/Dako possuem o dispositivo chamado “válvula de segurança” que interrompe a liberação do gás na ausência do calor da chama, evitando, assim, possíveis acidentes. No entanto, não deve ocorrer da chama apagar, por isso verifique se o produto está com espaçamento necessário para circulação do ar e se o gás não está no fim, bem como, se a instalação está correta. Se for algo recorrente entre em contato conosco, através da nossa Central de Relacionamento.

Os fornos revestidos com Limpa Fácil são feitos com um esmalte de baixa porosidade. Isso evita que a gordura fique grudada à superfície do forno e permite que ela seja removida com mais facilidade.
Limpeza

Trempes de ferro fundido: Espere a peça esfriar após a utilização. Com ajuda de uma palha de aço seca, com a peça fria e seca também, remova as manchas e gorduras. Em seguida, passe água na trempe para eliminar algum resíduo da palha de aço. Seque a peça com um pano macio. Trempes esmaltadas: Espere a peça esfriar após a utilização. Deixe de molho em água morna (não quente!) com detergente neutro ou sabão por no máximo 10 minutos. Em seguida, passe uma esponja macia para remover as sujicidades, enxague a peça para retirar os resíduos. Por último, seque a peça com um pano macio. Realize a limpeza regularmente para evitar sujicidades mais pesadas, evite produtos de limpeza abrasivos e não deixe o produto molhado ou com resíduos de produtos para não ocasionar manchas.

Para limpar os espalha-chamas (chapinhas esmaltadas) que ficam em cima dos queimadores (copos), deixe a peça esfriar após o uso, em seguida coloque-as de molho em água morna (não quente) com detergente neutro ou sabão por no máximo 10 minutos. Com uma esponja macia, remova as sujicidades da peça e enxague-as. Por último, seque as peças com um pano macio. Não mergulhe os espalha-chamas ainda quentes em água fria, pois podem ser danificados pelo choque térmico.

Mergulhar a grade do forno em uma bacia com detergente é uma mão na roda para desgrudar os resíduos gordurosos. Contudo, essa dica funciona mais para sujeiras mais leves e recentes. Se for esse o caso, aguarde a solução agir por cerca de 10 minutos. Depois, esfregue a estrutura com uma esponja macia. Enxague para remover o produto de limpeza. Por último, enxugue bem a grelha antes de colocá-las de novo no forno. Tente ao máximo não adiar a limpeza da grade, pois quanto mais rápido você aplicar os produtos, mais facilmente a sujeira irá sair.

Antes de executar qualquer limpeza ou manutenção, desligue o fogão da tomada e feche os registros de gás. A limpeza deverá ser feita com o fogão frio. A limpeza da mesa deve ser feita com água, sabão neutro e esponja macia. É importante enxugar a mesa após a limpeza com um pano limpo e macio ou papel toalha para evitar que qualquer resíduo da água ou do sabão manche o aço inox ou o vidro. Nunca use palha de aço para a limpeza da mesa pois pode danificar a superfície do material. Evite derramar líquidos ou resíduos de alimento. Se isto ocorrer, limpe assim que a superfície esfriar e não deixe o resíduo queimar sobre a mesa pois pode tornar mais difícil a retirada e manchar a mesa permanentemente.

Se você acabou de utilizar o forno, espere até que ele esteja frio para evitar queimaduras. As paredes e a bandeja do forno são revestidas com esmalte que facilita a limpeza. Para remover o excesso de gordura, utilize um pano úmido ou uma esponja macia com detergente neutro. Não utilize esponjas de aço ou saponáceos, objetos pontiagudos ou cortantes nem produtos de limpeza à base de soda cáustica ou silicone. Isso pode causar riscos e manchas no seu eletrodoméstico.

Se você acabou de utilizar o forno, espere até que ele esteja frio para evitar queimaduras. A bandeja do forno é revestida com esmalte que facilita a limpeza. Para remover o excesso de gordura, utilize um pano úmido ou uma esponja macia com detergente neutro. Não utilize esponjas de aço ou saponáceos, objetos pontiagudos ou cortantes nem produtos de limpeza à base de soda cáustica ou silicone. Isso pode causar riscos e manchas no seu eletrodoméstico.

A limpeza da estufa e da porta devem ser feitas com água, sabão neutro e esponja macia. É importante enxugar a estufa e a porta após a limpeza com um pano limpo e macio ou papel toalha para evitar que qualquer resíduo da água ou do sabão manche as peças. Nunca use palha de aço para limpeza pois pode danificar a superfície do material. Evite derramar líquidos ou resíduos de alimento. Se isto ocorrer, limpe a superfície e não deixe o resíduo secar pois pode tornar mais difícil a retirada e manchar a peça permanentemente.

Não! Para a limpeza dos produtos Atlas/Dako recomenda-se sabão ou detergente neutro e água, devem ser evitados produtos abrasivos, pois estes podem corroer ou manchar o produto.

Para a limpeza geral do fogão, você deverá primeiramente retirar o plug da tomada elétrica e fechar o registro de gás. Se você acabou de utilizar o fogão, espere esfriar para evitar queimaduras. Para a limpeza das partes esmaltadas e de vidro, use um pano umedecido ou esponja não abrasiva e sabão neutro. Não deixe a água evaporar ou secar diretamente sobre a mesa de vidro, enxugue-a imediatamente com um pano seco e macio, evitando manchas provocadas pelo excesso de cloro na água. Nunca utilize palha de aço ou similares na limpeza do fogão. Na limpeza das partes laterais, use apenas água e sabão neutro, pois o álcool, palha de aço ou detergentes podem danificá-las. Conserve os eletrodos de acendimento dos queimadores limpos – realize a limpeza periodicamente, sempre após o resfriamento do produto, caso contrário poderá ocorrer a quebra. Também não deverá ser utilizado para a limpeza máquinas de limpeza a vapor.

Não, é altamente recomendável não utilizar papel alumínio sobre a mesa. O papel alumínio pode manchar a mesa inox, pode entupir as saídas de gás ou ainda desviar o gás dos queimadores. Além de prejudicar o desempenho da chama, existe risco à sua segurança e à de sua família como usuários do fogão.
Grill

Primeiramente verifique se há energia elétrica na tomada: faça um teste ligando outro aparelho elétrico de mesma voltagem na tomada. Verifique se a tomada tem a mesma voltagem que o produto. Fogões da linha Dako Turbo Glass ou Top Gourmet Glass e Diplomata Grill possui chave seletora de voltagem, verifique se a voltagem selecionada é correspondente a voltagem da sua tomada – por exemplo, se a voltagem da residência/tomada é 220V a chave seletora tem que estar aparecendo o número 220V.

Antes de instalar, consulte o Manual de Instruções que acompanha o seu produto para avaliar a necessidade de apoio técnico para a instalação. Usar ou instalar de forma indevida pode invalidar a garantia do seu produto. Se você não tem o manual, pode baixar e imprimir uma versão em PDF da nossa área de www.atlas.ind.br/downloads. Caso tenha dúvidas quanto a instalação, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.
Coifas

Caso seja necessária uma visita técnica, entenda as taxas que podem ser cobradas. Elas existem para garantir a manutenção e o aprimoramento dos padrões de qualidade adotados pelas Assistências Técnicas autorizadas.

Caso seja necessária uma visita técnica, entenda as taxas que podem ser cobradas. Elas existem para garantir a manutenção e o aprimoramento dos padrões de qualidade adotados pelas Assistências Técnicas autorizadas.

Caso seja necessária uma visita técnica, entenda as taxas que podem ser cobradas. Elas existem para garantir a manutenção e o aprimoramento dos padrões de qualidade adotados pelas Assistências Técnicas autorizadas.
Cooktop

Caso seja necessária uma visita técnica, entenda as taxas que podem ser cobradas. Elas existem para garantir a manutenção e o aprimoramento dos padrões de qualidade adotados pelas Assistências Técnicas autorizadas.

Caso seja necessária uma visita técnica, entenda as taxas que podem ser cobradas. Elas existem para garantir a manutenção e o aprimoramento dos padrões de qualidade adotados pelas Assistências Técnicas autorizadas.

Caso seja necessária uma visita técnica, entenda as taxas que podem ser cobradas. Elas existem para garantir a manutenção e o aprimoramento dos padrões de qualidade adotados pelas Assistências Técnicas autorizadas.
Pós-vendas

A Dako preza muito pela qualidade dos produtos e pela sua satisfação. Se você tiver algum problema com um produto Dako, confira as recomendações: Consulte o Manual de Instruções do produto para mais informações sobre a utilização correta do modelo que você adquiriu. Não tem o manual? Baixe a versão em PDF aqui no site www.dako.com.br/downloads. Procure nas demais perguntas desta seção se há informações que eliminem sua dúvida. Se não encontrar a solução entre em contato com a nossa Central de Relacionamento. Tenha em mãos a nota fiscal de compra, o número de série ou número de fabricação do produto (pode ser encontrado na etiqueta que fica na parte traseira do produto) e seus documentos, pois serão necessários para abertura do atendimento.

Disponibilizamos os Manuais de Instruções dos produtos para download aqui no nosso site www.dako.com.br/downloads. Caso tenha mais dúvidas ou precise de ajuda, não deixe de entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento.

O número de série é a informação que identifica exatamente qual é o seu produto e quais são as características do mesmo. Sem essa informação, existe o risco de ocorrer erros ou atrasos no atendimento. O número de série ou número de fabricação está impresso na etiqueta que encontra-se na parte traseira do produto.
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