kit de utensílios de silicone kit de utensílios de silicone

Kit de utensílios de silicone: saiba quais ter em casa

4 minutos para ler
CTA Magister

Que tal iniciar a montagem do seu próprio conjunto e facilitar ainda mais as atividades na cozinha?

Dicas sempre são bem-vindas quando o assunto é a compra de produtos. Com a orientação certa, você faz valer o investimento e ainda garante uma boa experiência com o uso de cada item. Hoje, o nosso foco será a montagem de um kit de utensílios de silicone.

Você já deve ter visto muitos exemplares pelas lojas e até ficado com vontade de levar alguns para casa. Mas como escolher entre tantas opções? Será que a lista deve se limitar a itens para panelas, por exemplo?

Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas!

Por que usar utensílios de silicone?

O primeiro ponto a favor desse material está na maleabilidade. Assim, peças de silicone tendem a ser bastante leves e flexíveis, o que torna o uso bastante prático. Outra vantagem é sua boa resistência a temperaturas extremas (muito alta ou muito baixa).

Isso significa que você pode usar utensílios de silicone em preparos de receitas no fogão ou para refrigerar alimentos, sem problemas. O contato do material com frio ou calor não causa nenhuma reação química, sendo, portanto, seguro para a saúde.

Veja outros motivos para compor um kit de utensílios de silicone:

CTA Supreme Glass
  • o acabamento macio não arranha panelas e outros recipientes;
  • as superfícies de silicone não seguram cheiro;
  • por serem moles, esses objetos se encaixam em qualquer lugar, economizando espaço;
  • os utensílios de silicone são fáceis de limpar;
  • estão disponíveis em várias cores.

Quais itens vale a pena ter em casa?

Muitos produtos modernos são feitos de silicone. O que varia é o tamanho, formato e a função desempenhada por cada um. Se você tem dúvidas sobre os mais importantes, fique de olho nas sugestões que listamos e comece a equipar a sua cozinha:

  • pincel — para aplicar líquidos e outras misturas sobre os alimentos;
  • espátula reta — para misturar produtos em panelas e evitar danos no acabamento;
  • espátula perfurada — para escorrer a gordura ao retirar produtos da imersão em óleo;
  • colher — para mexer ingredientes e pegar alimentos dentro de recipientes;
  • pegador normal — especial para manipular massas, especialmente macarrão;
  • pegador pinça — para pegar bifes, filés e até saladas;
  • concha — para pegar caldos, sopas e grãos pequenos, como feijão;
  • forminhas — para assar receitas que vão ao forno, micro-ondas ou fritadeira elétrica;
  • fuê — para bater ovos e facilitar a mistura de ingredientes que vão em molhos e massas.

Perceba que a variedade é enorme e traz inúmeras possibilidades para você arrasar em suas receitas. Quanto mais itens de qualidade você puder incluir em sua cozinha, mais prática será a rotina de planejar e preparar suas refeições diárias.

Como cuidar para que durem?

O primeiro passo para garantir a durabilidade desse tipo de utensílio é usar esses produtos apenas para as atividades às quais se destina. Assim, você evita danos em curto e longo prazo. Outro cuidado necessário é evitar o contato das peças de silicone com objetos cortantes, como facas e tesouras.

Para a limpeza, o ideal é lavar o material normalmente, com água corrente e sabão neutro. Esfregue as superfícies com uma esponja macia, fazendo leve pressão. Utensílios muito engordurados podem ser deixados de molho em uma solução de água morna com detergente.

Vale lembrar que algumas partes podem ser destacadas no momento da higienização, como é o caso das pontas de espátulas. O último ponto de atenção é secar bem os utensílios de silicone antes de guardá-los, a fim de evitar acúmulo de umidade e proliferação de micro-organismos nocivos à saúde.

Por falar em guardar, você pode deixar alguns modelos expostos, como se fizessem parte da decoração da cozinha. Opções coloridas e com design diferenciado, por exemplo, são perfeitas para pendurar em ganchos ou outros suportes da parede.

Conseguimos ajudar você a pensar no melhor kit de utensílios de silicone? Agora, basta pesquisar nos locais de venda e selecionar modelos que tenham um estilo parecido. Essa é uma boa forma de padronizar a estética e deixar o ambiente harmônico.

Se quer continuar aprendendo sobre o assunto, confira mais 4 utensílios essenciais para cozinha!

CTA Dako Supreme
Posts relacionados

Deixe um comentário