Como fazer a harmonização de cervejas com alimentos? Veja aqui!
Dako

Você sabia que assim como existem as harmonizações entre alimentos e vinhos, é possível também realizar uma harmonização de cervejas? No mercado, não são poucos os tipos de cervejas encontrados. Pilsen, Lagers, Weiss, Stout, Bock, Porter e India Pale Ale são alguns exemplos. Por essa grande variedade é que a possibilidade de harmonização entra no dia a dia de tantos apreciadores dessa bebida.

Por esse motivo, resolvemos apresentar neste post como fazer harmonização de cervejas com alimentos e tornar o momento de confraternização em sua casa com família e amigos muito mais prazeroso. Se você quer saber sobre o assunto, continue com esta leitura e aproveite as informações que separamos para você!

1. Cervejas leves combinam com alimentos leves

As cervejas fermentadas em temperaturas mais baixas normalmente têm sabores e aromas menos intensos e, por isso, são consideradas mais leves, refrescantes e claras, como a Pilsen e as Lagers.

Para que o alimento não interfira no sabor da própria bebida, o ideal é harmonizá-las com alimentos mais leves, como queijos brancos, oleaginosas e frutas secas. Para o prato principal, invista nas tradicionais comidas de boteco, como croquetes, pastéis, mandioca e aves. Peixes grelhados e saladas também são uma opção caso você queira um jantar mais leve e saudável.

2. Cervejas de trigo acompanham bem pratos orientais

Se você prefere cervejas de alta fermentação e de sabor mais ácido, as cervejas de trigo são as melhores opções, como a Weiss, também chamada de Weizen, e a Witbier. Com aromas frutados, esse tipo de bebida combina muito bem com pratos da cozinha oriental, como comida japonesa (sushi e sashimi, por exemplo) e peixes.

Por ter uma acidez acentuada, também pode ser combinada com saladas de salmão defumado e queijo de cabra, frutos do mar e queijos suaves e macios, como brie, camembert, muçarela de búfala e queijo minas.

3.Cervejas fortes harmonizam pratos de sabores intensos

As cervejas escuras, feitas com o malte mais torrado, normalmente têm sabor e corpo intensos. As Stout, por exemplo, são mais amargas e remetem ao chocolate amargo e ao café expresso. Por isso, combinam com sobremesas de sabor forte, como brownies, tortas com chocolate amargo e preparações à base de café, como mousse de chocolate com café.

A Porter é outra opção de cerveja escura, porém com o malte menos torrado. Por esse motivo, lembra chocolates mais adocicados e cafés coados. A combinação da bebida com trufas de chocolate ao leite, torta de chocolate com calda de frutas vermelhas e com tortinhas com creme de baunilha e frutas secas, por exemplo, fica impecável.

Já a Bock é uma opção mais alcoólica, com um avermelhado mais intenso e que remete a amêndoas e caramelo. É uma ótima opção para combinar com churrasco, carnes vermelhas grelhadas e queijos semi-duros, como parmesão, queijo canastra curado, queijo do reino e queijo gouda.

4. Cervejas amargas pedem alimentos mais gordurosos

As cervejas com sabores e aromas intensos de lúpulo, como as cervejas IPA, India Pale Ale, têm um amargor mais acentuado, apesar da existência de notas adocicadas que remetem a toffee e caramelo. Por isso, contrastam muito bem com alimentos mais gordurosos.

Carnes vermelhas, sejam elas assadas, grelhadas ou cozidas, combinam muito bem com a bebida. O churrasco com carne e vegetais intensifica as notas de caramelização da cerveja e se complementam no paladar com a defumação. Outra opção de combinação é com hambúrgueres. Opte pelos hambúrgueres com pão, carne, queijo, bacon e cebola caramelizada.

Agora que você já sabe como fazer harmonização de cervejas, convide amigos e familiares para passar momentos especiais e deliciosos ao seu lado. Lembre-se de que a combinação entre bebidas e alimentos é uma forma de deixar a confraternização em sua cozinha externa ainda mais agradável.

Compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como eles também podem fazer harmonização com cervejas. Até mais!

Dica do mestre! A dica é convidar seus amigos que também não dispensam cerveja para degustar as combinações e fazer deste momento uma ótima experiência.
Produtos ideais para você!

Cooktop 4 Bocas Preto com Mesa de Vidro Dako Glass Bivolt

Fogão de Embutir 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Display Digital Dako Turbo Glass Bivolt

Coifa de Parede 90 cm Inox Dako Diplomata Gourmet 220V

Fogão 4 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Timer Digital Dako Supreme Black Glass Bivolt

Dako Supreme Timer Glass
4 Bocas Titanium

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Array
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial