harmonização de cervejas harmonização de cervejas

Como fazer a harmonização de cervejas com alimentos? Veja aqui!

4 minutos para ler

Você sabia que assim como existem as harmonizações entre alimentos e vinhos, é possível também realizar uma harmonização de cervejas? No mercado, não são poucos os tipos de cervejas encontrados. Pilsen, Lagers, Weiss, Stout, Bock, Porter e India Pale Ale são alguns exemplos. Por essa grande variedade é que a possibilidade de harmonização entra no dia a dia de tantos apreciadores dessa bebida.

Por esse motivo, resolvemos apresentar neste post como fazer harmonização de cervejas com alimentos e tornar o momento de confraternização em sua casa com família e amigos muito mais prazeroso. Se você quer saber sobre o assunto, continue com esta leitura e aproveite as informações que separamos para você!

1. Cervejas leves combinam com alimentos leves

As cervejas fermentadas em temperaturas mais baixas normalmente têm sabores e aromas menos intensos e, por isso, são consideradas mais leves, refrescantes e claras, como a Pilsen e as Lagers.

Para que o alimento não interfira no sabor da própria bebida, o ideal é harmonizá-las com alimentos mais leves, como queijos brancos, oleaginosas e frutas secas. Para o prato principal, invista nas tradicionais comidas de boteco, como croquetes, pastéis, mandioca e aves. Peixes grelhados e saladas também são uma opção caso você queira um jantar mais leve e saudável.

2. Cervejas de trigo acompanham bem pratos orientais

Se você prefere cervejas de alta fermentação e de sabor mais ácido, as cervejas de trigo são as melhores opções, como a Weiss, também chamada de Weizen, e a Witbier. Com aromas frutados, esse tipo de bebida combina muito bem com pratos da cozinha oriental, como comida japonesa (sushi e sashimi, por exemplo) e peixes. 

Por ter uma acidez acentuada, também pode ser combinada com saladas de salmão defumado e queijo de cabra, frutos do mar e queijos suaves e macios, como brie, camembert, muçarela de búfala e queijo minas.  

3.Cervejas fortes harmonizam pratos de sabores intensos

As cervejas escuras, feitas com o malte mais torrado, normalmente têm sabor e corpo intensos. As Stout, por exemplo, são mais amargas e remetem ao chocolate amargo e ao café expresso. Por isso, combinam com sobremesas de sabor forte, como brownies, tortas com chocolate amargo e preparações à base de café, como mousse de chocolate com café. 

A Porter é outra opção de cerveja escura, porém com o malte menos torrado. Por esse motivo, lembra chocolates mais adocicados e cafés coados. A combinação da bebida com trufas de chocolate ao leite, torta de chocolate com calda de frutas vermelhas e com tortinhas com creme de baunilha e frutas secas, por exemplo, fica impecável. 

Já a Bock é uma opção mais alcoólica, com um avermelhado mais intenso e que remete a amêndoas e caramelo. É uma ótima opção para combinar com churrasco, carnes vermelhas grelhadas e queijos semi-duros, como parmesão, queijo canastra curado, queijo do reino e queijo gouda.

4. Cervejas amargas pedem alimentos mais gordurosos

As cervejas com sabores e aromas intensos de lúpulo, como as cervejas IPA, India Pale Ale, têm um amargor mais acentuado, apesar da existência de notas adocicadas que remetem a toffee e caramelo. Por isso, contrastam muito bem com alimentos mais gordurosos. 

Carnes vermelhas, sejam elas assadas, grelhadas ou cozidas, combinam muito bem com a bebida. O churrasco com carne e vegetais intensifica as notas de caramelização da cerveja e se complementam no paladar com a defumação. Outra opção de combinação é com hambúrgueres. Opte pelos hambúrgueres com pão, carne, queijo, bacon e cebola caramelizada.

Agora que você já sabe como fazer harmonização de cervejas, convide amigos e familiares para passar momentos especiais e deliciosos ao seu lado. Lembre-se de que a combinação entre bebidas e alimentos é uma forma de deixar a confraternização em sua cozinha externa ainda mais agradável. 

Compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como eles também podem fazer harmonização com cervejas. Até mais!

Posts relacionados

Deixe um comentário