Quer ter uma cozinha no estilo escandinavo? Veja 6 ideias!
Dako

Ter uma cozinha estilo escandinavo é possível com algumas dicas simples e práticas. Confira e renove a sua casa!

Uma grande tendência atualmente é a cozinha estilo escandinavo com um toque de modernismo. Para compor essa decoração, é preciso seguir alguns passos, como trazer a natureza para o ambiente, utilizar uma paleta de cores com tons neutros, apostar em móveis de madeira, entre outros itens que agregam valor a esse tipo de estética.

Com isso, pode-se criar diversas decorações lindas para a cozinha. Além disso, você deve optar por cada detalhe de acordo com as suas preferências para que o local reflita da melhor maneira possível o seu gosto visual. Assim, esse cômodo tão especial da casa terá a sua cara. Consequentemente, o ambiente proporcionará muito conforto e aconchego a todos que passarem por ele.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como ter uma cozinha com decoração escandinava? Então, continue a leitura deste texto e informe-se agora mesmo!

1. Invista em elementos da natureza

O escandinavo preza pelos elementos da natureza na decoração do cômodo. Com isso em mente, tente criar uma paleta de cores que traga esse frescor para dentro da sua cozinha, como o verde musgo, os tons terrosos, o branco, o azul marinho etc.

Também é indicado que se tenha plantas na decoração da cozinha. Procure aquelas espécies que não precisam de muita iluminação e outros tipos de cuidados complicados para facilitar a rotina do seu dia a dia. Algumas opções são a orquídea, a árvore da felicidade e as suculentas.

Busque ainda vasos charmosos para colocá-las — em cima da mesa, da bancada, no chão ou onde você preferir. Uma dica é deixar o visual mais rústico nessa parte, podendo utilizar vaso de barro, de madeira, de mármore ou de cimento. Com certeza, o resultado será uma decoração acolhedora e que transmita bem-estar diante da possibilidade de se ter esse contato diário com a natureza.

2. Escolha com cuidado os tecidos do local

Uma decoração escandinava pede alguns tecidos mais grossos que remetam à natureza, como o linho, a lã, o algodão, o sisal, entre outros. Portanto, faça uso deles em sua cozinha: na tolha da mesa, no estofado da cadeira, no sousplat, no jogo americano e assim por diante.

É ainda interessante procurar toalhas de mesa bordadas, por exemplo, pois elas trarão delicadeza e elegância para a decoração. Assim, proporcionam bem-estar a todos que circularem por esse cômodo.

3. Utilize a iluminação natural

É muito importante criar um bom sistema de iluminação natural no ambiente escandinavo. Para isso, planeje-se para implementar janelas amplas e que sejam bem posicionadas em relação ao sol.

Com isso, você terá luz natural durante a maior parte do tempo, o que também ajudará a economizar na energia elétrica. Além disso, a iluminação adequada proporciona mais praticidade e funcionalidade à cozinha, o que facilitará muito o seu dia a dia.

A iluminação apropriada também ajuda a causar a sensação visual de que o ambiente é maior do que ele é. Logo, ter esse cuidado favorece principalmente se a sua cozinha for pequena. Assim, você sentirá mais conforto e aconchego ao usar esse espaço.

4. Adote diferentes tons de madeira

A madeira é um material bastante resistente e durável — ou seja, ideal para quem busca realizar um investimento na decoração em longo prazo. Por isso, vale a pena utilizá-la em sua cozinha, em especial nos armários da cozinha.

Além disso, os tons terrosos são versáteis, o que facilita muito na hora de acertar na decoração do ambiente como um todo. Dessa maneira, será simples combinar as cores presentes no local.

As cadeiras e a mesa de jantar também podem ser em madeira. Lembre-se apenas de que, para os ambientes pequenos, o indicado é que se use um material mais claro, pois isso ajuda a ampliar visualmente as dimensões do espaço.

Já os tons terrosos escuros são recomendados para ambientes maiores, uma vez que eles preenchem mais todo o espaço.

5. Coloque um piso diferenciado

Para deixar a sua cozinha escandinava ainda mais elegante e sofisticada, uma dica é dar um toque de modernismo em seu piso. Para isso, uma possibilidade é optar pelo porcelanato branco, que é bastante atrativo visualmente, proporcionando beleza e facilidade na hora de realizar a limpeza nesse cômodo.

Além disso, o branco no piso ajudará a refletir a iluminação no local, o que resultará em um ambiente mais claro. Com isso, o espaço se torna mais agradável e funcional durante o dia.

Vale ressaltar também que o piso branco é um coringa na decoração, uma vez que ele é versátil e fácil de combinar com os demais elementos de decoração do ambiente. Logo, fica prático e simples acertar em uma decoração equilibrada visualmente.

6. Use tons neutros

O estilo escandinavo pede simplicidade na decoração. Com isso em mente, tenha cuidado para não sobrecarregar o ambiente com muitas informações de elementos decorativos e cores intensas sem que haja o devido equilíbrio visual.

O ideal é evitar os excessos. Para isso, aposte em uma paleta de cores com tons neutros, como os terrosos, o branco e o cinza. Para trazer um diferencial na decoração, implemente em detalhes outros tons coloridos que sejam foscos ou opacos, como o azul marinho, o verde, o rosa e o amarelo.

Use os tons neutros na maior parte do local, como piso, bancada, armários e paredes. As cores mais fortes poderão fazer parte do estofado do banco, no vaso com um arranjo de flores, na fruteira de chão, entre outros.

Com as dicas deste post, fica mais fácil compor uma cozinha estilo escandinavo, não é mesmo? Antes de começar a reforma na decoração, pesquise bastante sobre o estilo escandinavo para que você possa se inspirar. Com isso, fica mais fácil realizar um planejamento que atenda a todas as suas expectativas.

Agora que você já sabe como criar uma cozinha com estilo escandinavo, que tal ficar por dentro de grandes tendências de decoração de cozinha? Confira e saiba mais sobre o assunto!

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

Halloween em casa: decorações e receitas para arrasar

Também conhecido no Brasil como “Dia das Bruxas”, o Halloween tem origem celta, porém, se popularizo...

Botão de ir

Confira 7 dicas para uma decoração de apartamento pequeno!

Fazer a decoração de apartamento pequeno pode ser um grande desafio. Confira nesse post 7 dicas bási...

Botão de ir

Como ter uma cozinha retrô?

A tecnologia de fato já está presente na maioria dos produtos que usamos, não é mesmo? Até na cozinh...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial