Como converter fogão para gás encanado? Contamos aqui
Dako

Converter o fogão para o gás encanado é imprescindível antes de conectar o equipamento na fonte de gás natural. O cilindro de GLP fornece gás sob pressões mais altas do que a pressão normal de trabalho de um sistema de distribuição de gás natural.

A conversão de fonte de gás natural para GLP também é possível, entretanto, é ainda mais crítica. Pois, o uso do eletrodoméstico com a fonte de energia inadequada pode acarretar acidentes graves e até levar à morte.

Apesar de o gás natural produzir uma chama mais estável e ter o uso mais seguro que o GLP, sua instalação e armazenamento são mais complexos e potencialmente perigosos, principalmente se houver algum tipo de vazamento.

Neste artigo, explicamos outros detalhes da conversão do fogão para gás encanado e informações importantes para garantir sua segurança e a da sua família. Confira!

Qual a diferença entre o gás de botijão e o gás encanado?

O gás de botijão, também chamado de GLP é uma mistura de gases de hidrocarbonetos usada como combustível de veículos e equipamentos. A sua instalação e método de armazenamento são mais simples, porém, a pressão dentro do recipiente e o seu peso são potencialmente perigosos.

Já o gás natural (GN) é um composto que pode ser obtido por várias fontes. Entretanto, o modo mais sustentável consiste no armazenamento dos hidrocarbonetos obtidos por meio da queima de biomassa, por isso ele é mais leve e ambientalmente correto.

Como ele é fornecido on-demand, ou seja, à medida que ocorre a demanda, não exige o acondicionamento e estocagem em ambiente doméstico como o GLP, fazendo com que ele seja considerado mais seguro.

O fornecimento do gás natural e do GLP são pagos. Porém, o gás natural é cobrado mensalmente, sendo integrado a uma conta de consumo doméstica.

Como ocorre a conversão de gás encanado (GLP) para gás natural (GN)?

É importante ressaltar que a conversão deve ser realizada por um profissional. O serviço autorizado do fabricante do fogão é o mais indicado para operar esse processo. Os técnicos autorizados conhecem as especificidades de cada modelo de fogão e as peças necessárias para que o redimensionamento das partes garanta uma mudança segura e o funcionamento correto depois da operação.

Geralmente, a primeira conversão é realizada de forma gratuita pela assistência técnica autorizada, desde que o equipamento esteja no prazo de garantia. Entretanto, o pronto de fornecimento do combustível precisa estar adequado e devidamente instalado.

Nesse processo, são trocados equipamentos como o regulador de gás e a mangueira que liga a fonte e o eletrodoméstico. Ainda que o fogão tenha as duas entradas, jamais faça as duas ligações simultaneamente. Assim como a conversão do fogão para gás encanado, a conversão do gás encanado para o fornecimento por GLP deve ser realizado por um especialista.

Agora que você sabe como converter o fogão para gás encanado, assine nossa newsletter para receber as principais novidades do segmento diretamente em seu e-mail!

Dica do mestre! É imprescindível que essa conversão, tanto de um modelo quanto para outro, seja realizada por um profissional qualificado. Ou pelo serviço autorizado do fabricante do fogão, caso o equipamento ainda esteja no prazo de garantia.
Produtos ideais para você!

Cooktop a Gás 5 Bocas com Mesa de Aço Inox Escovado Dako Diplomata Gourmet 220V

Forno de Embutir Elétrico Preto 60 Litros com Grill e Timer Dako Diplomata 220V

Fogão de Embutir 5 Bocas Preto com Frente Espelhada e Timer Digital Dako Diplomata Grill Style Bivolt

Cooktop a Gás 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Diplomata Bivolt

Forno de Bancada Elétrico Titanium com Grill Dourador Dako Supreme 44 Litros

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Array
Matérias semelhantes

Por que escolher um fogão de 4 bocas?

Pensando em comprar um fogão 4 bocas? Uma excelente opção para quem busca uma cozinha moderna e efic...

Botão de ir

Guia dos fogões: tudo o que você precisa saber antes de comprar um novo

Chegou a hora de trocar o seu fogão, mas tem dúvidas entre fogão de piso, embutir e cooktop? A Dak...

Botão de ir

Mesa de vidro: saiba como limpar corretamente a do seu fogão

Quer saber como deixar a mesa de vidro do seu fogão brilhando? Então confira as dicas que preparam...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial