Culinária indiana: confira 11 receitas para você reproduzir
Dako

A culinária indiana é, sem dúvidas, uma das mais marcantes do mundo. Por isso, bastar falar sobre ela que já pensamos nos variados condimentos e temperos usados, no aroma forte e na característica visual inconfundível.

A Índia é um país com uma cultura diferenciada e milenar, o destino dos turistas que viajam à procura de elevação espiritual e de muita paz. E muitos afirmam que apenas uma viagem até esse país muda completamente a pessoa para sempre.

Além da grande explosão de contrastes, de cores e de variadas surpresas pelas estradas e ruas, esse país também promove outra forma de imersão que acaba deixando marcas nas pessoas que o visitam. Quando falamos da culinária indiana, tratamos de um grande festival de aromas e de sabores que se misturam pelas feiras, pelos restaurantes, pelas ruas e pelos corredores dos supermercados.

Muitos dos pratos da culinária indiana levam ingredientes como cravo, cominho, canela, cúrcuma, noz-moscada e gengibre, tornando-os bem temperados, saudáveis e maravilhosos. Quer saber mais? Então, continue a leitura e conheça 11 pratos típicos que você pode reproduzir na sua casa! Boa leitura!

1. Tchai

O Tchai é o chá mais consumido na Índia. Os ingredientes para fazê-lo são: leite a gosto, chá preto, gengibre, cardamomo, canela em pau, pimenta-do-reino em grão, açúcar ou adoçante e cravo a gosto.

Para preparar o Tchai, você pode fazer da forma como preferir, inserindo os temperos a gosto. Coe, acrescente o leite bem quente, adoce e pronto, já pode servir o chá aos seus amigos e familiares.

2. Butter chicken (frango na manteiga)

O frango é muito utilizado nas receitas da Índia. Sendo preparado em formato de cubo, marinado em especiarias e em molho de iogurte, o butter chicken é feito em molho de tomate com a famosa manteiga ghee, que passou a ser bem conhecido aqui no Brasil recentemente.

Na maioria das vezes, o butter chicken é consumido com Naan, salada verde e lentilhas. Veja a seguir, uma receita de marinada de frango e a receita do Naan.

3. Frango Tandoori (marinado no iogurte)

Esse frango marinado é delicioso mas deve ser preparado com certa antecedência, no mínimo 8 horas antes do cozimento. Ele também pode ser usado na receita acima e feito com a manteiga ghee e molho de tomate.

Prefira partes mais suculentas do frango, como a coxa e a sobrecoxa, que devem estar desossados e cortados em pedaços menores. Veja a sequência da receita a seguir:

  1. Tempere 1 kg de frango com o suco de um limão, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve;
  2. Em um liquidificador, bata duas xícaras de iogurte natural, seis dentes de alho e duas colheres de cada um dos temperos em pó: cominho, coentro, páprica, cúrcuma;
  3. Se preferir, adicione também um punhado de coentro fresco;
  4. Coloque o molho sobre o frango, misture e deixe marinar;
  5. Depois de oito horas, retire os pedaços de frango da marinada e asse-os no forno até que fiquem bem dourados.

4. Naan

Esse pão é muito famoso e consumido na Índia. Veja a receita a seguir!

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 3/4 de xícara de água morna;
  • 3 colheres de sopa de ghee (você pode substituir o ghee por azeite).

Modo de Preparo

  1. Em uma vasilha, adicione a farinha de trigo e o sal;
  2. Aos poucos, incorpore a água e misture com as mãos até que a massa se solte facilmente dos dedos;
  3. Polvilhe farinha de trigo em uma superfície lisa e abra a massa com um rolo até que ela fique elástica;
  4. Faça uma bola, devolva a massa em um recipiente (de preferência de plástico), cubra com um pano e a deixe descansar por 30 minutos;
  5. Polvilhe farinha de trigo novamente em uma superfície lisa e divida a massa em 10 partes iguais;
  6. Faça bolas e abra com um rolo de massa até que se tornem discos bem finos;
  7. Aqueça uma frigideira grande, pingue o ghee e coloque os discos, um por vez, até que fiquem dourados e crocantes para o consumo.

5. Arroz basmati

Indianos amam arroz e essa receita difere-se da brasileira pela espécie do grão e a especiaria adicionada para aumentar o aroma e sabor desse delicioso prato.

Para cada xícara de arroz basmati, use duas xícaras de água e 1 baga de cardamomo. O sal pode ser adicionado a gosto.

O segredo da receita é a lavagem do arroz, que deve ser lavado em água corrente até que os grãos fiquem bem transparentes para o cozimento. O cardamomo também precisa ser aberto e colocado na água em fogo alto até ferver e só depois os grãos de arroz e o sal a gosto são incorporados.

Diminua o fogo e deixe o arroz cozinhar com a tampa entreaberta, por cerca de 15 minutos, até que os grãos absorvam a água. Desligue o fogo, tampe a panela e a mantenha fechada até finalizar o cozimento no próprio vapor da panela.

Vale ressaltar que o arroz indiano não é soltinho como o nosso. Por esse motivo, os indianos comem o arroz fazendo pequenas bolas com as pontas dos dedos, sem garfos ou qualquer outro talher.

6. Curry de peixe e camarões ao coco

Os ingredientes para fazer essa receita deliciosa são:

  • 600g de peixe, podendo ser cação ou namorado;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 200 g de camarões;
  • 2 cenouras;
  • ½ cebola;
  • 2 abobrinhas;
  • 50g de manteiga;
  • 1 dente de alho;
  • 200 ml de iogurte natural;
  • 300 ml de leite de coco;
  • 1 colher de coco ralado;
  • 2 colheres de curry;
  • pimenta-do-reino e sal a gosto.

Para preparar esse prato, é preciso picar a cebola e o alho, cortar as abobrinhas e as cenouras em palitos longos e finos, além do gengibre, que deve ser picado em lâminas bem finas. Em seguida, derreta, em uma caçarola, a manteiga e refogue a cebola, o alho e o gengibre durante três minutos.

Depois, adicione o sal, o curry e a pimenta, deixe-os cozinhar por dois minutos, sempre mexendo. Despeje o leite de coco aos poucos e deixe ferver. Coloque as abobrinhas, as cenouras e o peixe por dez minutos, cozinhando em fogo baixo. Adicione, em seguida, os camarões e deixe mais cinco minutos. Por fim, acerte o sal e acrescente o iogurte. Esse prato deve ser servido bem quente, com coco ralado sobre os camarões, certo?

7. Samosa

A samosa é uma das iguarias mais populares da Índia, um tipo de pastel frito, podendo ser recheado com lentilhas ou com carne, e temperado com diversas especiarias. Algumas versões podem trazer, ainda, molho de hortelã, pimenta e tamarindo.

A dica na hora de servir esse prato é incrementar o petisco com ketchup, limão, chutney e os demais molhos que você gostar. A samosa é uma excelente pedida de comida típica da Índia para testar em sua casa.

8. Chaat

Esse é um prato muito consumido na região de Mumbai, uma das cidades mais conhecidas da Índia, deve ser comido sempre com a mão direita. Sua massa é frita sendo misturada com pasta de pimenta vermelha, cebola picada, coentro, batata, arroz e molho de tamarindo. Sendo um prato que também pode ter o recheio de batata com chutney adocicado ou com lentilha.

9. Vada pav

Vada pav é uma receita muito tradicional, e é vegana. Trata-se de um sanduíche no pav, ou seja, um tipo de pão que é recheado com hambúrguer de batata. Um prato simples e muito saboroso, sendo encontrado em qualquer barraca de rua da Índia.

10. Lassi

Lassi é outro prato típico que todos deveriam experimentar. É um refresco que os indianos consomem muito, feito com água de rosas, gelo, iogurte e a fruta que você desejar inserir. Aposto que você não vai querer beber mais nada depois de provar essa iguaria!

11. Modak (doce indiano)

Os ingredientes para fazer esse incrível doce da Índia são:

  • 1 colher de óleo vegetal;
  • 2 xícaras de água;
  • 1 xícara de coco ralado;
  • 1 xícara de farinha de arroz;
  • ½ colher de açúcar mascavo;
  • 1 colher de castanha de caju picada;
  • ¼ de xícara de leite integral.

Modo de Preparo

Para prepará-lo, você vai precisar ferver a água em uma panela e adicionar o óleo para fazer a massa. Em seguida, é preciso inserir a farinha de arroz e misturar bem até que a massa se forme. Depois é só deixar esfriar. Para fazer o recheio, você terá que derreter a manteiga em uma panela, adicionar o coco ralado, o açúcar e a castanha de caju. Depois, misture bastante.

Em seguida, você vai adicionar o leite e mexer durante três minutos ate que ele fique bem crocante. Deixe-o esfriar bem. Na montagem, divida a massa em nove partes e faça bolinhas. Faça, então, um furo e coloque o recheio. Depois é só deixar descansar e servir em temperatura ambiente. Fácil, não é mesmo?

A comida da Índia é uma das melhores do mundo. Por isso, aqueles que a provam sempre recomendam e certamente você vai concordar depois de fazer essas receitas. É uma comida que tem um toque especial e que vai fazer você viajar no tempo, sentindo-se um grande imperador indiano do passado.

Como pôde ver na lista, existem opções de pratos que podem ser feitos na sua própria cozinha, não sendo necessário viajar para experimentar.

Gostou das receitas da culinária indiana? Quer aprender outras opções deliciosas? Então, aproveite para conhecer também as 6 melhores receitas de uma panela só para não sujar muita louça!

Dica do mestre! Lembre-se de contar com bons utensílios e equipamentos de cozinha, como um ótimo e prático fogão, para reproduzir essas receitas maravilhosas e facilitar o seu trabalho, afinal, ter ferramentas e utensílios de qualidade transforma o processo culinário em uma experiência bem mais prazerosa!
Produtos ideais para você!

Coifa de Parede 90 cm Inox Dako Diplomata Gourmet 220V

Fogão 4 Bocas Preto com Frente em Vidro Preto e Timer Digital Dako Diplomata Grill Bivolt

Fogão 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro Dako Magister Bivolt

Cooktop de Indução 4 Bocas Preto com Trava de Segurança Dako Supreme 220V

Dako Supreme Glass
4 bocas branco

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Array
Matérias semelhantes

Aprenda como harmonizar queijos e vinhos e aproveitar os encontros

Aprender como fazer a harmonização de queijos e vinhos para desfrutar de uma experiência gastronômic...

Botão de ir

Forno de embutir e suas vantagens

O Forno de Embutir Dako é sinônimo de elegância e praticidade na sua cozinha. Confira as vantagens d...

Botão de ir

Principais vantagens de ter um cooktop em sua cozinha

Procurando por um cooktop 5 bocas para sua cozinha planejada? Confira os benefícios de ter um cookto...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial