como tirar gordura do fogão como tirar gordura do fogão

Quer saber como tirar gordura do seu fogão? Veja nossas dicas!

4 minutos para ler
CTA Magister

Tirar gordura do fogão pode ser mais fácil do que você imagina. Vamos mostrar como simplificar o processo.

Quem gosta de se aventurar na cozinha deseja encontrar móveis, eletrodomésticos e utensílios sempre bem limpos. Assim, o processo de planejar e preparar diversas receitas fica muito mais agradável. Inclusive, uma das práticas que devemos aprender é como tirar gordura do fogão.

Se você tem dificuldade nessa hora ou acha o processo complicado, fique de olho nas dicas do post. Listamos passos importantes que vão facilitar as próximas limpezas!

Selecione produtos adequados

Toda família costuma ter uma lista de produtos para a limpeza da cozinha e demais ambientes da casa. Se é o seu caso, verifique a composição das fórmulas antes de aplicá-las em seu fogão. Nem sempre o que serve para superfícies como pisos e bancadas vai ser bom para o eletrodoméstico.

O ideal é procurar versões próprias para remover a sujeira do material presente em seu fogão. Se optar por sabão e detergente, prefira os neutros. Os desengordurantes também são ótimos porque limpam sem danificar. E evite substâncias inflamáveis, pois podem entrar em contato com as chamas do fogão ou do forno.

Remova as partes desmontáveis

O próximo passo é tirar o máximo de peças do seu fogão, seja ele um modelo convencional, seja uma bancada com cooktop. Isso inclui as grades, os queimadores e suas respectivas tampas, os botões e demais itens que ficam encaixados no eletrodoméstico.

Essa etapa vai facilitar bastante a limpeza, deixando as superfícies livres para receber os produtos. Ou seja, é um cuidado fundamental para saber como tirar gordura do fogão sem esforço. Quando terminar, passe um pano seco nas partes fixas até eliminar os resíduos soltos, como farelos e sobras de alimentos.

CTA Supreme Glass

Deixe as peças sujas de molho

Otimize o seu tempo colocando os componentes removíveis em uma solução de água morna com um pouco de detergente neutro. Dessa forma, enquanto você limpa diferentes partes do fogão, a sujeira vai amolecendo e se desprendendo das peças.

A água em temperatura quente também favorece a remoção da gordura impregnada em diferentes materiais. Se achar necessário, repita o processo de molho e, com as peças ainda submersas, faça movimentos de vai e vem com o lado macio da esponja.

Limpe e seque por completo

Para higienizar qualquer peça ou superfície, utilize um pano úmido ou o lado mais macio da esponja. Isso vai evitar danos permanentes nos materiais que compõem o seu fogão. O cuidado deve ser ainda maior em partes com pintura ou que são delicadas, como a mesa de vidro.

Mergulhe a esponja ou pano na solução desengordurante e vá passando por todas as áreas do eletrodoméstico. Evite esfregar com muita força ou fazendo movimentos bruscos. Quando perceber que toda a gordura saiu, faça o enxágue das peças até remover todo o produto de limpeza.

Para finalizar, seque o fogão e todos os seus componentes com um pano de algodão ou papel toalha macio. Assim, é possível remover pequenas gotas que deixam a superfície manchada e com um aspecto indesejado.

Agora você sabe como tirar gordura do fogão de maneira simples. Para conservar melhor o eletrodoméstico e evitar o acúmulo de resíduos, procure fazer uma limpeza de manutenção sempre que terminar o preparo das suas receitas. Isso com certeza vai tornar a sua próxima faxina bem mais fácil.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e compartilhe o post com outras pessoas pelas suas redes sociais!

CTA Dako Supreme
Posts relacionados

Deixe um comentário