7 dicas de como fazer paisagismo no quintal
Dako

Você sabe como fazer paisagismo no quintal? Qualquer projeto precisa de planejamento para ser bem-sucedido. Projetos paisagísticos aliam técnicas e elementos estratégicos, que podem ser simples ou sofisticados, para criar um ambiente bonito e aconchegante.

No quintal, o resultado deve aliar composições harmoniosas com a natureza, além disso o ambiente também pode ser funcional: abrigar uma pequena horta ou agregar uma cozinha gourmet.

O importante é ter um espaço em que é possível passar bons momentos de relaxamento e descontração, com amigos e familiares. Se você tem a sorte de ter um quintal na sua casa, ou se você tem a pretensão de criar um ambiente com essas características até mesmo em um apartamento, continue a leitura deste post!

1. Verifique o espaço disponível para decoração

Você não tem que dispor de um espaço enorme para fazer milagres de paisagismo no quintal. Mas antes de qualquer mudança é preciso ter em mãos a metragem dessa área.

Se o ambiente tem bastante espaço disponível, é possível abrigar plantas de tamanhos diversos e de várias espécies. Caso a área seja interna, de tamanho menor e com baixa incidência de raios solares, é preciso escolher plantas mais resistentes ou modelos de jardins verticais.

Também é importante manter a organização no ambiente. Cada móvel, planta ou objeto de decoração escolhido deve ser pensado conforme o espaço disponível. Independentemente da composição escolhida, a harmonia deve predominar: não queremos um quintal com muitos elementos para poluir o visual, não é mesmo?

2. Escolha cuidadosamente as plantas

Também é preciso escolher cuidadosamente as plantas que serão utilizadas, conforme o tamanho do local. Depois, para facilitar o cuidado e a manutenção da organização do ambiente.

Não é recomendado misturar folhagens muito diferentes, apesar de que algumas composições ficam bonitas sem interferir no equilíbrio do ambiente. Além de aliar o gosto pessoal de quem mora na casa é preciso considerar outros fatores, como:

  • iluminação;
  • umidade;
  • disposição para manter os cuidados necessários;
  • tempo para dedicar à manutenção da plantas;

Você pode escolher entre arbustos e espécies ornamentais, como a calêndula ou flores mais coloridas se você tem mais tempo para se dedicar ao jardim. Do contrário, opte pela bromélia ou antúrio, que são plantas mais resistentes.

Para espaços menores, experimente criar um jardim exclusivo de suculentas e cactus, que também não demandam cuidado contínuo e ficam lindas para preencher espaços vazios.

Aqueles mais adeptos a jardins funcionais podem escolher espécies medicinais, como erva-doce, alecrim, cidreira e camomila. Além disso, ter uma pequena horta com salsa, cebolinha e coentro é uma comodidade a mais na hora de preparar uma comidinha com gosto de casa de vó!

3. Abuse de floreiras alternativas

A criatividade é uma grande aliada na composição de jardins para a decoração do quintal. Existem floreiras maravilhosas no mercado, peças em pedra, madeira de demolição etc.

Engana-se quem acredita que é preciso investir muito para se ter um jardim sofisticado. Existem opções mais baratas e tão belas quanto aquelas compradas em lojas especializadas. Confira algumas ideias a seguir.

Blocos de concreto

Empilhe alguns blocos de concreto, no formato mais conveniente para o espaço disponível: em uma reta, ou como a cantoneira no jardim. Use os furos para abrigar as plantas, como vasos: basta preenchê-los com terra e escolher uma composição de plantas que fique mais harmoniosa.

Calhas e canos

Aquelas calhas de metal, feitas para direcionar a água dos telhados também podem servir de vasos alternativos. Canos PVC cortados ao meio têm a mesma funcionalidade, basta pendurá-los após transpassar um fio, para que possam formar um belo jardim vertical.

Móveis antigos

Sabe aquela cômoda que fica esquecida em algum quarto da casa? Esse móvel pode ganhar uma nova roupagem ao abrigar suas plantas nas gavetas e os vasos mais bonitos na parte de cima.

É preciso cuidar para que ele não fique exposto a ações externas e mudanças de temperatura, para que não danifique sua aparência nem aumente as chances de apodrecer. Opte por alocá-lo em uma área mais fechada.

Troncos

Quando cortados, os troncos de árvores também se tornam uma opção barata e sofisticada para abrigar as plantas. Basta abrir um buraco para cultivar as flores. Opte por suculentas ou orquídeas, que adoram esse tipo de vaso!

4. Crie um jardim suspenso de suculentas

Como falamos, as suculentas são plantas muito resistentes, que podem ficar bem em locais de pouca iluminação e não demandam cuidado contínuo. Elas também nascem muito facilmente, basta deixar uma folhinha sobre a terra.

Esse tipo de planta fica mais bonita quando agrupada: por isso, pegue uma moldura de madeira, coloque uma tela de arame na parte de trás e monte um quadro de suculentas para ter uma obra de arte viva em seu quintal!

5. Complemente os espaços vazios com pedras

Decorações mais sofisticadas pedem um estilo de jardim mais sóbrio. Uma solução interessante é usar pedras e seixos para criar um espaço interno ou complementar a aparência do jardim, para eliminar um pouco do verde comum quando o chão é gramado.

Essa opção é boa para aqueles que não tem tempo de regar a grama constantemente, por isso opte pelo cultivo de cactus ou buchinho, que deixa o jardim mais clean. Também é possível mesclar os dois modelos: gramado e pedra, para unir o belo ao funcional.

6. Adicione um espaço para convívio social

A adição de móveis como bancos de madeira e pequenas mesas também pode tornar o quintal mais funcional, para receber um amigo ou passar momentos a sós, contemplando a natureza.

Os móveis para jardim tendem a ser mais simples, com poucos detalhes. Se o ambiente for interno, abuse de almofadas e futtons, mas não carregue o ambiente, pois o objetivo é ter um local para se sentir confortável em meio as plantas.

7. Traga mais vida ao quintal com uma área gourmet

Esse espaço, usado para preparar refeições rápidas e prezar por momentos sociais é uma grande tendência de projetos externos, especialmente para compor ambientes maiores, como grandes quintais.

Para não deixar o local carregado, escolha uma mesa bonita, um balcão de apoio e um fogão mais prático, como um cooktop. A ideia é poder cozinhar enquanto se contempla esse lugar da casa tão aconchegante.

Você pode transformar sua casa depois de aprender como fazer paisagismo no quintal. Use nossas dicas e aproveite a oportunidade para conhecer as 7 maiores tendências de decoração de cozinha para tornar esse espaço gourmet ainda mais bonito!

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

Halloween em casa: decorações e receitas para arrasar

Também conhecido no Brasil como “Dia das Bruxas”, o Halloween tem origem celta, porém, se popularizo...

Botão de ir

Confira 7 dicas para uma decoração de apartamento pequeno!

Fazer a decoração de apartamento pequeno pode ser um grande desafio. Confira nesse post 7 dicas bási...

Botão de ir

Quer ter uma cozinha no estilo escandinavo? Veja 6 ideias!

Ter uma cozinha estilo escandinavo é possível com algumas dicas simples e práticas. Confira e renove...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial