como arrumar uma geladeira como arrumar uma geladeira

Como arrumar uma geladeira: 4 truques de organização

4 minutos para ler

Descubra práticas simples que ajudam a manter esse local de armazenagem sempre limpo e pronto para uso!

A rotina de cuidados na cozinha elimina o desperdício de alimentos, reduz gastos com o mercado e evita odor desagradável pelo ambiente. Você consegue ter todos esses benefícios ao buscar truques de organização, o que inclui saber como arrumar uma geladeira.

O eletrodoméstico merece atenção por armazenar boa parte daquilo que consumimos em casa. O objetivo é fazer com que os produtos durem mais e trazer praticidade ao dia a dia de toda a família.

Que tal começar? Acompanhe as dicas que preparamos para você!

1. Defina um dia fixo para a limpeza

Muitas pessoas têm momentos reservados para fazer uma faxina doméstica completa ou, pelo menos, em cada área da residência. Quando o foco for sua cozinha, no entanto, é preciso dar atenção especial aos locais usados para guardar alimentos.

A geladeira é um deles e, assim como a despensa e os armários, precisa ser higienizada com frequência. Uma boa maneira de transformar isso em hábito é definir um dia fixo para a limpeza do eletrodoméstico. Nesse trabalho, procure seguir a ordem:

  • tirar o equipamento da tomada;
  • colocar todas as coisas para fora (congelados em caixa térmica);
  • lavar as peças destacáveis em água corrente;
  • passar pano umedecido com detergente neutro nas superfícies internas;
  • enxaguar até remover o sabão e secar por completo;
  • retornar os produtos aos seus lugares;
  • ligar a geladeira (quando terminar).

2. Retire itens que não demandam refrigeração

Por costume ou outro motivo, algumas pessoas enchem a geladeira com produtos que não exigem refrigeração. A lista inclui desde farinhas, temperos e cereais até algumas frutas, como maçã e pera. Manteiga, mel, azeite e pães também são tipos de alimentos que passam bem fora dela.

Se você é adepto da alimentação saudável, vale a pena pesquisar sobre a armazenagem adequada de folhas, legumes e hortaliças diversas. Assim, saberá como arrumar uma geladeira da melhor forma, evitando bagunça e falta de espaço para o que realmente precisa permanecer em baixas temperaturas.

3. Organize os produtos por categorias

Simples mudanças no modo de distribuir os itens podem favorecer sua rotina ao máximo. Procure, portanto, separar os produtos em categorias para encontrar tudo rapidamente, evitando muita movimentação e perda de tempo.

Você pode dispor as coisas considerando as seguintes classificações:

  • intensidade de refrigeração — cada área da geladeira tem uma temperatura média, uma variação que ocorre principalmente nos modelos antigos. Prateleiras e gavetas mais altas (próximas ao freezer) são mais refrigeradas, por isso, devem abrigar itens que estragam com facilidade;
  • data de vencimento — é importante acompanhar o prazo de validade dos alimentos, mantendo mais expostos aqueles que vão atingir esse limite primeiro. Deixe-os visíveis, em pontos estratégicos, para que sejam consumidos com antecedência;
  • frequência de uso — essa dica é legal para as prateleiras que costumam ficar repletas de pequenos potes e pacotes. A proposta é deixar itens mais consumidos na frente e os menos usados na parte de trás, perto do fundo do eletrodoméstico.

4. Use potes e marcadores

As embalagens com tampa são ótimas aliadas no momento de organizar a parte interna da geladeira. Há várias opções no mercado, com tamanhos e formatos diversos, para você armazenar alimentos de todos os tipos.

Quanto melhor for o sistema de vedação do pote, menor será a chance de lidar com odores. O uso desse recurso também permite otimizar o espaço interno, já que dá para empilhar as embalagens sem comprometer a qualidade dos alimentos.

O ideal é que você cole etiquetas adesivas nas tampas sempre que guardar os produtos ou misturas pela primeira vez. Sobre esses marcadores, anote a data de armazenagem e o prazo limite para consumo de cada porção.

Pronto, você acaba de aprender como arrumar uma geladeira da melhor forma. Esperamos que as nossas dicas tornem esse processo mais fácil e tranquilo, garantindo tempo de sobra para a família fazer o que gosta.

Quer outras soluções práticas? Veja também as melhores receitas de uma panela só para não sujar muita louça!

Posts relacionados

Deixe um comentário