armazenamento de alimentos armazenamento de alimentos

Confira as principais dicas de armazenamento de alimentos em casa

4 minutos para ler
CTA Magister

Saiba como armazenar alguns alimentos em casa de forma prática e eficaz. Continue a leitura deste texto e informe-se!

O armazenamento de alimentos deve ser feito com cuidado a fim de garantir a devida conservação dos produtos que são utilizados no dia a dia para o preparo das refeições da família. Além disso, esse zelo é fundamental para preservar a saúde de todos que comam em sua casa.

Ao guardar os alimentos de maneira correta, você ainda contribuirá para deixar a cozinha mais funcional, uma vez que tudo estará em seu devido lugar, sendo fácil e prático encontrar os itens que se precisa. Além disso, você evitará o desperdício de alimentos e a necessidade de comprá-los novamente, o que é muito importante para o controle do planejamento financeiro da casa.    

Para saber como realizar o armazenamento de alimentos em casa, continue a leitura deste texto e informe-se o quanto antes!

Corte as carnes antes de guardá-las no freezer

Para otimizar o espaço do freezer, é importante ser organizado na hora de arrumar as carnes nesse local. Em vez de simplesmente guardá-las da forma como são compradas no supermercado, o ideal é cortá-las em bifes e colocá-las em porções de 4 peças dentro de saquinhos plásticos. 

É ainda interessante etiquetar o saco com algumas informações cruciais, como o nome do corte da carne e a data que ela foi comprada. Dessa maneira, você já retira do freezer a quantidade necessária para cozinhar para a família toda no determinado dia, evitando ter que descongelar uma peça inteira para tirar algumas porções para, depois, congelá-la novamente. Tenha em mente que essa prática não é indicada, uma vez que ela promove a proliferação de micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde.   

CTA Supreme Glass

Conserve as ervas no azeite de oliva

Uma ótima maneira de deixar os alimentos gostosos é por meio das ervas, como tomilho, orégano, coentro, salsa etc., não é mesmo? Porém, as ervas murcham e perdem o seu frescor com muita rapidez, principalmente quando são guardadas em sacolas plásticas dentro da geladeira.

Uma maneira eficaz de armazenar as ervas é congelando-as no freezer em uma mistura com azeite de oliva. Assim, ao utilizar a erva congelada, basta acrescentá-la ao final do cozimento do alimento na panela

Guarde os ovos na geladeira

Uma forma de evitar que os ovos estraguem é guardando-os na geladeira. Portanto, saiba que o melhor local para armazená-los é no interior de uma prateleira de seu eletrodoméstico. Muitas pessoas têm o hábito de guardá-los na porta da geladeira, porém, esse não é o melhor lugar, tendo em vista que a geladeira é aberta muitas vezes ao longo do dia. Com isso, a porta conta com muitas oscilações de temperatura, o que pode prejudicar a durabilidade dos ovos.

Além desse cuidado, também é importante guardá-los na embalagem original e só lavá-los quando for consumi-los. Isso acontece porque o ovo tem uma película de proteção natural que evita que os micróbios e as bactérias entrem em seu interior. Ao lavá-lo, essa película será danificada, o que poderá ocasionar a sua contaminação.

Lembre-se de que fazer o armazenamento de alimentos corretamente em casa é muito importante para a saúde e o bem-estar de todos os moradores do local. Logo, coloque essas práticas em ação e faça delas um hábito constante. 

Gostou das nossas dicas? Então que tal compartilhar este texto em suas redes sociais e ajudar a espalhar conteúdo de qualidade? Compartilhe agora mesmo!

CTA Dako Supreme
Posts relacionados

Deixe um comentário