DAKO - Apoio ao Consumidor




Alguma dúvida sobre o funcionamento do seu produto Dako? Temos as respostas para suas perguntas.
Aprimore sua experiência, basta clicar e conferir.
  • INSTALAÇÃO
  • COMO UTILIZAR
  • FORNO
  • GÁS
  • ACENDIMENTO AUTOMÁTICO
  • LIMPEZA
  • PEÇAS E AJUSTES
  • SERVIÇO PÓS-VENDA
  • INSTALAÇÃO

POSSO INSTALAR MEU PRODUTO DAKO SOZINHO?

Antes de instalar, consulte o Manual de Instruções que acompanha o seu produto para avaliar a necessidade de apoio técnico para a instalação. Usar ou instalar de forma indevida pode invalidar a garantia do seu produto. Se você não tem o manual, pode baixar e imprimir uma versão em PDF em nossa área de downloads: www.blog.dako.com.br/manual-do-consumidor/.

EXISTE ALGUMA EXIGÊNCIA ESPECIAL PARA O LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FOGÃO

O local de instalação do produto deve respeitar as distâncias mínimas em relação aos móveis e paredes adjacentes. Essas informações encontram-se no Manual de Instruções do produto www.blog.dako.com.br/manual-do-consumidor/. Caso seu produto seja um fogão, procure não instalar próximo a portas e janelas que permaneçam abertos ou locais com fortes correntes de ar, pois isso pode interferir nas chamas dos queimadores. Siga sempre as condições descritas no Manual de Instruções que acompanha seu produto.
  • COMO UTILIZAR

POSSO LIGAR O MEU FOGÃO EM QUALQUER TOMADA?

Não. Escolha uma tomada exclusiva e em perfeito estado para ligar o seu fogão. Também recomendamos a utilização de disjuntores térmicos para a proteção de seu eletrodoméstico. Se o quadro de distribuição de força da sua casa não tiver disjuntores térmicos disponíveis, você vai precisar chamar um eletricista especializado para instalá-los. Nossos produtos possuem plugues de acordo com a Norma Brasileira, portanto a tomada também deve ser adequada. Nunca utilize “benjamins” ou “T” para a ligar o produto na tomada. Antes de ligar, verifique no manual de instruções se a tensão ou voltagem é a adequada para o produto. Alguns modelos de fogão devem ter a voltagem ajustada na chave seletora atrás do fogão de acordo com a voltagem da tomada. Lembramos que é necessário ter precaução para que o cabo e plugue não fiquem próximos ao fogo ou calor extremo.

POSSO USAR O FOGÃO SEM RETIRAR A PELÍCULA PROTETORA DA MESA DE INOX?

Não. A película de proteção contra riscos deve ser retirada antes do primeiro uso. Após a retirada da película utilize um pano macio umedecido com removedor para eliminar os resquícios de cola. Em seguida deve-se limpar a mesa com uma esponja macia umedecida em água e sabão neutro. Evite usar água em excesso na esponja ou derramar água sobre o fogão. É importante enxugar a mesa após a limpeza com um pano limpo e macio para evitar que qualquer resíduo da água ou do sabão manche o aço inox. Nunca usar palha de aço para limpeza da mesa pois pode riscar o aço inox.

POSSO UTILIZAR PAPEL ALUMÍNIO PARA EVITAR GORDURA NA MESA DO FOGÃO?

Não. É altamente recomendável não utilizar papel alumínio sobre a mesa. O papel alumínio pode manchar a mesa inox, pode entupir as saídas de gás ou ainda desviar o gás dos queimadores. Além de prejudicar o desempenho da chama, existe risco à sua segurança e de sua família como usuários do fogão.

QUAL O MELHOR TIPO DE PANELA PARA USAR?

Recomendamos o uso de panelas com fundo plano, pois as que possuem fundo arredondado não se apoiam adequadamente sobre as grades.
  • FORNO

POR QUE A CHAMA DO FORNO NÃO SE MANTÉM ACESA?

Todos os fornos dos fogões Dako possuem a funcionalidade da válvula de segurança que é um sistema que oferece maior proteção no uso do forno. Devido ao uso desta válvula, é necessário seguir um procedimento de acendimento: deixe a porta do forno entreaberta, pressione e gire o botão do forno e o mantenha pressionado, acenda o fogo através do acendimento automático ou fósforo e mantenha o botão do forno pressionado por mais 10 segundos. Se mesmo seguindo este procedimento não conseguir fazer a chama se manter acesa, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

POR QUE TENHO QUE MANTER PRESSIONADO O BOTÃO DO FORNO POR ALGUM TEMPO ATÉ QUE A CHAMA FIQUE ACESA?

O forno do fogão é equipado com uma válvula de segurança e por isso a chama só permanece acesa se você mantiver o acendedor pressionado por alguns segundos (5 a 10 segundos). Este sistema é obrigatório por Norma e garante a sua segurança. Verifique o Manual de Instruções de seu fogão para mais detalhes sobre o procedimento de acendimento do forno.

POR QUE MEUS BOLOS ASSAM MAIS DE UM LADO DO QUE DO OUTRO EM MEU FOGÃO?

Pode ser que o piso do local em que o seu fogão está instalado não esteja bem nivelado. Você pode verificar se isto está ocorrendo se o bolo ficar mais alto de um lado que do outro. O bolo “escorre” para o lado mais baixo. Se isto estiver ocorrendo, procure nivelar o fogão. Também procure posicionar a forma de bolo o mais centralizado possível dentro do forno deixando espaço nas laterais e no fundo para circulação de calor.

O QUE FAZER QUANDO AS CHAMAS DOS QUEIMADORES SE APRESENTAM AMARELADAS OU AVERMELHADAS, ESCURECENDO FUNDO DAS PANELAS?

O tom amarelado ou avermelhado das chamas indica alteração na mistura do oxigênio do ar com o gás que alimenta os queimadores. O resultado dessa imperfeição é a produção de monóxido de carbono que em contato com o fundo da panela o deixa empretecido. Nesse caso algumas ações simples devem ser feitas:
1) Verifique se há gás suficiente no botijão capaz de alimentar o fogão. O GLP possui um componente chamado pentano, que queima quando o gás está terminando e neste caso é exatamente ele o responsável pela produção de monóxido de carbono.
2) Verifique se a mangueira de condução de gás e o regulador de pressão estão na validade e em perfeito funcionamento. Esses componentes também podem ser responsáveis pela produção de chama amarelada ou avermelhada. Certifique-se de que a mangueira não esteja dobrada.
3) Verifique se os espalhadores e as capas do queimador (boca) estão corretamente posicionados. A posição incorreta dessas peças prejudica a distribuição ideal do oxigênio para um dado volume de gás, afetando a qualidade da chama. Antes de tocar em qualquer superfície do fogão após o uso, aguarde o total resfriamento do mesmo.
4) Correntes de ar no local podem alterar a coloração da chama, pois alteram a razão da mistura do ar X combustível. Evite portas e janelas abertas muito próximas do fogão.
5) Realize a limpeza periódica dos queimadores, trempes e capas esmaltadas. O acúmulo de gordura ou de outros alimentos podem causar mau funcionamento e risco de acidentes.
Se essas ações forem tomadas e o problema persistir, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento para sanar mais dúvidas e solicitar atendimento. A garantia do seu fogão cobre os serviços de regulagem desde que os itens anteriores tenham sido verificados e não apresentem problemas.

A BOCA DO MEU FOGÃO NÃO FUNCIONA, O QUE POSSO FAZER?

Primeiramente verifique se há gás no botijão ou na rede e se o registro do gás está aberto. Também se certifique de que há energia e de que o fogão está ligado na tomada, caso esteja utilizando o acendimento automático. O posicionamento dos queimadores (bocas de gás) é muito importante para o bom funcionamento. Verifique se as capas esmaltadas e queimadores estão bem encaixados.
O posicionamento correto é necessário para garantir que a faísca gerada pela vela entre em contato com o gás. Realize a limpeza periódica dos queimadores, trempes, capas esmaltadas e injetores da mesa. O acúmulo de gordura ou de outros alimentos podem causar mau funcionamento e risco de acidentes. Caso as peças da mesa fiquem umedecidas, as mesmas devem ser secas com um pano de prato e depois, após encaixá-las novamente no produto, acender a chama por 30 segundos.

POR QUE A CHAMA ESTÁ MUITO FORTE / MUITO FRACA?

Para maior praticidade no uso de seu fogão, as chamas das bocas podem ser reguladas através dos registros ou manipuladores individuais do fogão. O painel do produto indica qual a posição de fogo alto e fogo baixo, ajuste de acordo com sua preferência de cozimento. Se mesmo após este ajuste a chama estiver muito forte ou muito fraca, siga as instruções descritas na sequência.
1) Fornecimento de gás para o fogão: verifique se o registro de gás está totalmente aberto e se há gás no botijão. Verifique se a validade do regulador de pressão e da mangueira está dentro do prazo, se necessário substitua-os. Verifique se a mangueira não está dobrada.
2) Posicionamento dos queimadores: Verifique se os espalha-chamas (chapinha esmaltada) e queimadores (copos) estão bem posicionados. É importante que estejam bem encaixados para o correto funcionamento. Se o espalha-chamas estiver deslocado, a chama pode ficar mais alta para um dos lados. Caso seu produto tenha um queimador Tripla-chamas, este deve ser perfeitamente encaixado na base para funcionar. Realize a limpeza periódica dos queimadores, trempes, espalha-chamas e injetores da mesa. O acúmulo de gordura ou de outros alimentos podem causar mau funcionamento e risco de acidentes.
As duas situações descritas acima são as duas razões mais comuns que geram a chama muito forte ou muito fraca. Se mesmo após estas verificações a chama continuar muito forte ou muito fraca, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

COMO DEVO PROCEDER COM A LÂMPADA DO FORNO?

Alguns produtos Dako saem de fábrica com a lâmpada e outros sem. Antes de qualquer manuseio ou instalação da lâmpada, retire o plugue da tomada da parede para evitar acidentes. Verifique o manual de instruções para saber se o seu modelo possui este acessório ou visualmente no forno se há uma lâmpada instalada. Caso não tenha, será necessário comprar uma lâmpada de acordo com a voltagem (127V ou 220V) da tomada em que o fogão está instalado. O padrão de lâmpada é 15W / E-14 / (127V ou 220V) própria para fogões. Este acessório pode ser adquirido junto à Rede de Serviços Autorizados Dako. Caso a lâmpada já esteja instalada, mas não esteja acendendo, pode ser que precise rosquear um pouco melhor no porta-lâmpada / bocal. Lembre-se sempre de retirar o plugue da tomada antes. Se ainda tiver problemas entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

  • GÁS

O REGULADOR DE PRESSÃO TEM PRAZO DE VALIDADE? A MANGUEIRA DE CONDUÇÃO DE GÁS TAMBÉM?

Tanto o regulador de pressão quanto a mangueira de condução de gás são componentes determinantes para o bom funcionamento do produto e a segurança do ambiente. Ambos possuem normas específicas homologadas pelo INMETRO e têm prazo de validade de 5 anos. Verifique a data de fabricação que está indicada no corpo do regulador de pressão e na mangueira de gás e certifique-se de que ambos estão dentro do prazo de validade. O uso destes componentes com validade vencida pode implicar em mau funcionamento e dano ao fogão.

SINTO CHEIRO DE GÁS EM CASA. COMO DEVO PROCEDER?

Em primeiro lugar, feche o registro de gás e abra todas as janelas e portas da sua residência para ventilar. Nunca, em hipótese alguma, acenda qualquer tipo de chama ou faísca. Não acenda as luzes nem ligue produtos elétricos como ventiladores e exaustores. Não utilize aparelhos celulares. Caso não identifique o problema, entre em contato conosco.

COMO FAÇO PARA SOLICITAR A CONVERSÃO DO MEU FOGÃO PARA GÁS NATURAL (GN)?

Os fogões no Brasil são fabricados e configurados para o Gás GLP, o famoso gás de cozinha que requer botijão. Mas você pode solicitar a conversão para Gás Natural facilmente, seguindo as orientações abaixo:

• Certifique-se qual é o tipo de gás de sua residência. Pergunte para a companhia de gás ou ao síndico do prédio em caso de apartamentos.

• Caso sua residência seja abastecida com gás GN, o produto deverá ser convertido antes de ser utilizado.

• A conversão de gás do fogão é gratuita no prazo legal de 90 dias com a troca de alguns itens do sistema de gás do fogão. Conexões, mangueiras, válvulas ou qualquer outro acessório necessário para ligar o fogão à rede de gás não são cobertos pela garantia de fábrica.

• Solicite sua conversão através da nossa Central de Relacionamento com maior praticidade pelo atendimento on-line ou pelo Formulário de Contato. panelas com fundo plano, pois as que possuem fundo arredondado não se apoiam adequadamente sobre as grades.
  • ACENDIMENTO AUTOMÁTICO

O ACENDIMENTO AUTOMÁTICO DO MEU FOGÃO NÃO ESTÁ FUNCIONANDO, O QUE POSSO FAZER?

Em primeiro lugar, verifique se há energia elétrica na tomada em que o fogão está conectado. Indica-se testar a tomada com um outro aparelho elétrico de mesma voltagem para confirmar. Verifique também se está tudo certo com a alimentação de gás. Eliminadas estas duas possibilidades, pode ser que os queimadores ou bocas estejam mal posicionados ou mesmo trocados, criando um problema para o acendimento automático. Consulte o Manual de Instruções em caso de dúvidas.

O ACENDIMENTO AUTOMÁTICO DO MEU FOGÃO ESTÁ DISPARADO, O QUE ESTÁ OCORRENDO?

Pode ocorrer de os “raios” do acendimento ficarem disparando, gerando um ruído intermitente de “estalos” devido ao uso de água em excesso na limpeza. Para eliminar o problema, utilize o fogão e o forno (caso não seja um cooktop) por períodos superiores a 30 minutos por 3 dias seguidos. O aquecimento gerado pelo uso do produto fará qualquer resquício de água evaporar. Para que isso não volte a ocorrer, evite o uso excessivo de água na limpeza do fogão.
  • LIMPEZA

COMO LIMPAR A MESA DO FOGÃO?

A limpeza da mesa deve ser feita com água, sabão neutro e esponja macia. É importante enxugar a mesa após a limpeza com um pano limpo e macio ou papel toalha para evitar que qualquer resíduo da água ou do sabão manche o aço inox ou o vidro. Nunca use palha de aço para limpeza da mesa pois pode danificar a superfície do material. Evite derramar líquidos ou resíduos de alimento. Se isto ocorrer, limpe assim que a superfície esfriar e não deixe o resíduo queimar sobre a mesa pois pode tornar mais difícil a retirada e manchar a mesa permanentemente.

O QUE É UM FORNO AUTOLIMPANTE?

As paredes internas do forno do fogão são revestidas com um esmalte poroso, e quando aquecido, derrete a gordura acumulada na superfície. Isso torna a limpeza muito mais simples, já que você não precisa esfregar as paredes do seu forno, basta retirar a gordura escorrida.

O QUE É UM FORNO LIMPA FÁCIL?

Os fornos revestidos com Limpa Fácil são feitos com um esmalte de baixa porosidade. Isso evita que a gordura fique grudada à superfície do forno e permite que ela seja removida com mais facilidade.

COMO DEVO LIMPAR O MEU FORNO?

Se você acabou de utilizar o forno, espere até que ele esteja frio para evitar queimaduras. As paredes do forno são revestidas com esmalte que facilitam a limpeza. Para remover o excesso de gordura, utilize um pano úmido ou uma esponja macia com detergente neutro ou um produto desengordurante. Não utilize esponjas de aço ou saponáceos, objetos pontiagudos ou cortantes nem produtos de limpeza à base de soda cáustica ou silicone. Isso pode causar riscos e manchas no seu eletrodoméstico. Terminou a limpeza? Deixe o forno ligado por uma hora para eliminar a umidade.

COMO FAÇO PARA LIMPAR O MEU FOGÃO?

Em primeiro lugar, você deve desconectar o seu fogão da tomada e fechar o registro de gás. Se você acabou de utilizar o fogão, espere esfriá-lo para evitar queimaduras. Nunca use objetos pontiagudos ou cortantes para a limpeza das peças do seu fogão e caso haja derramamento de qualquer líquido ou alimento dentro do forno, desligue o fogão, espere esfriar e limpe para evitar manchas, entupimento e atração de insetos. No seu fogão branco, você pode utilizar desengordurantes na limpeza, mas se o seu eletrodoméstico for de Inox, recomendamos detergente neutro, água e pano macio. Seque após a limpeza e evite manchas. Não use palha de aço, cloro ou similares para limpar a mesa e as áreas em Inox do seu fogão. A palha de aço deve ser utilizada somente nas grades da mesa (trempes), queimadores (bocas), capas (tampinhas pretas) e o chão móvel do forno. Não mergulhe os queimadores e capas ainda quentes em água fria, pois podem ser danificados pelo choque térmico.
  • PEÇAS E AJUSTES

POSSO SUBSTITUIR OS PÉS DO FOGÃO?

Não é aconselhável. Os pés que acompanham os produtos foram desenvolvidos exclusivamente para seu funcionamento adequado. A substituição pode implicar na estabilidade, comprometendo a funcionalidade do produto.
  • SERVIÇO PÓS-VENDA

ONDE POSSO COMPRAR AS PEÇAS DE REPOSIÇÃO ORIGINAIS DAKO?

As peças de reposição de nossos produtos podem ser adquiridas em nossa rede de Assistência Técnica Autorizada. Para saber qual o balcão de peças mais próximo da sua residência mantenha contato conosco através da nossa Central de Relacionamento.

POSSO CONSERTAR MEU PRODUTO DAKO POR CONTA PRÓPRIA OU FORA DA REDE DE AUTORIZADAS?

A Dako preza pela qualidade de seus produtos e a satisfação de seus consumidores, por isso recomenda que todos os reparos sejam realizados pela rede de Assistências Técnicas Autorizadas e que sejam utilizadas apenas peças originais. Reparos feitos por terceiros ou pelos proprietários dos produtos podem invalidar a garantia do produto e a Dako não se responsabiliza por possíveis danos decorrentes de reparos feitos fora da rede de autorizadas ou que não utilizem peças originais do fabricante.

TENHO UM PROBLEMA COM O MEU PRODUTO DAKO, O QUE DEVO FAZER?

A Dako preza muito pela qualidade dos produtos e pela sua satisfação. Se você tiver algum problema com um produto Dako, aí vão nossas recomendações:
1. Consulte o Manual de Instruções do produto para mais informações sobre a utilização correta do modelo que você adquiriu. Não tem o manual? Baixe a versão em PDF aqui no site www.blog.dako.com.br/manual-do-consumidor/.
2. Procure nas demais perguntas desta seção se há informações que eliminem sua dúvida.
3. Se não encontrar a solução entre em contato com a nossa Central de Relacionamento. Tenha em mãos a nota fiscal de compra, o número de série ou número de fabricação do produto (pode ser encontrado na etiqueta que fica na parte traseira do produto) e seus documentos pois serão necessários para abertura do atendimento.

PERDI MEU MANUAL DE INSTRUÇÕES, ONDE POSSO ENCONTRAR UMA NOVA VERSÃO?

Disponibilizamos os Manuais de Instruções dos produtos para download aqui no nosso site www.blog.dako.com.br/manual-do-consumidor/. Caso tenha mais dúvidas ou precise de ajuda, não deixe de entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento.



POR QUE PRECISO PASSAR O NÚMERO DE SÉRIE PARA O ATENDIMENTO?

O número de série é a informação que identifica exatamente qual é o seu produto e quais são as características do mesmo. Sem esta informação existe o risco de ocorrer erros ou atrasos no atendimento. O número de série ou número de fabricação está impresso na etiqueta que se encontra na parte traseira do produto.