Alimentação saudável para crianças
Dako

Inserir uma alimentação saudável é primordial para a saúde e desenvolvimento dos pequenos. Confira as dicas e melhore a alimentação das crianças.

Como inserir alimentos saudáveis para as crianças?

Esse é o maior desafio dos pais, inserir alimentos saudáveis ainda na infância. Criatividade é essencial para que esse hábito seja criado, lembre-se que elas vivem em um mundo lúdico, colorido e divertido.

Basta lembrar que alimentos industrializados, com pouca carga nutricional, possuem na sua maioria embalagens coloridas, com desenhos chamativos que prendem a atenção das crianças.

Portanto, é importante inserir alimentos nutritivos no mundo lúdico deles. Quanto mais colorido o prato, mais fácil será o consumo do alimento. Além disso, se tiver tempo, inclua a criança no preparo dos alimentos para facilitar com que ela consuma a receita que ela mesma fez.

Saladas, legumes, saladas de frutas e sucos naturais são essenciais.

Seja o espelho dos seus filhos

Toda criança tem os pais como exemplo, os responsáveis pelas crianças precisam comer de tudo, de nada adianta colocar salada e legumes no prato dos filhos e comer lasanha congelada. A melhor maneira de criar hábitos saudáveis é quando toda a família participa.

É muito importante que os adultos não demonstrem aversão a determinados alimentos, lembre-se, você é um exemplo e recusando frutas, legumes, verduras e saladas permite que os pequenos sigam seus passos e caiam em alimentos sem os nutrientes necessários.

Higiene dos alimentos

Cuide da higiene, lave as mãos antes de manusear os alimentos, mantenha os alimentos cobertos e use água filtrada para sucos e sopas. Além disso, cuidado com alimentos passados, frutas muito maduras e tempero em excesso que possam causar algum desconforto quando consumidos.

5 alimentos essenciais para uma alimentação saudável. 

Antes de sair fazendo receitas, é importante falar com pediatras e nutricionistas para que seja uma alimentação balanceada e nutritiva na medida certa. A partir dos 2 anos os pequenos podem e devem fazer as refeições junto a família, sentado à mesa.

Assim, fica mais fácil inserir uma alimentação saudável e sempre terão um momento juntos, apesar da correria do dia a dia.

Legumes

Os legumes devem fazer parte do almoço e jantar da família. Aposte em refogados, purés, recheios e cremes, sempre tudo bem colorido para chamar atenção dos pequenos.

Carnes

Toda refeição deve ter uma proteína como bovina, frango ou peixe. Para os pequenos, vale servir desfiado ou cortado em pequenos pedaços. Assim, fica mais fácil desenvolver a mastigação, deglutição e a musculatura da arcada dentária.

Frutas

As frutas são essenciais para o desenvolvimento da criança e por muitas vezes uma excelente opção de sobremesa. Aposte em frutas picadinhas, salada de frutas ou até sorvete caseiro de fruta natural.

Sirva até 4 porções por dia e sempre tenha frutas à disposição da criança.

Feijão

Sirva no almoço e jantar, é muito gostoso e fonte de minerais, calorias e ferro que são nutrientes essenciais no dia a dia das crianças.

Sucos

Lembre-se de criar o hábito de fazer as refeições sem o acompanhamento de bebidas, mas um suco rico em vitaminas C pode ser uma deliciosa opção de sobremesa para servir após as refeições.

Aposte em laranja, limão, acerola, maracujá entre outras.

Receita Saudável

Para facilitar sua vida, preparamos uma receita que toda criança adora. Siga o passo a passo

Danoninho Caseiro

Ingredientes

– 10 morangos

– 1 pacote de gelatina incolor

– 1 colher (sopa) de biomassa de banana verde

– 1 pote de iogurte natural

– 1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo

Higienize os morangos e bata-os no liquidificador com o iogurte, a biomassa de banana verde e o mel. Reserve. Hidrate a gelatina conforme instruções da embalagem e bata no liquidificador junto com os demais ingredientes. Distribua em pequenas formas e leve para geladeira por, no mínimo, 3 horas.

Pode servir

Fácil, saudável e saboroso.

Criar uma alimentação saudável durante a infância é essencial. Estimule e consuma junto com seus filhos, frutas, verduras e legumes nas refeições em família. Aproveite as dicas, lembre-se de criar um prato lúdico, colorido e nunca force a criança a comer.

O essencial é que ela prove os alimentos para que não diga o famoso “Não Gosto” sem ao menos ter provado.

Siga as dicas da Dako Eletrodoméstico e garanta hábitos saudáveis para toda a família.

Gostou? Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo por e-mail.

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

Como ter uma cozinha retrô?

A tecnologia de fato já está presente na maioria dos produtos que usamos, não é mesmo? Até na cozinh...

Botão de ir

Quer ter uma cozinha no estilo escandinavo? Veja 6 ideias!

Ter uma cozinha estilo escandinavo é possível com algumas dicas simples e práticas. Confira e renove...

Botão de ir

Checklist para mobiliar a casa: o que não pode faltar?

Para mobiliar uma casa, é preciso considerar aspectos como o valor disponível para a compra dos prod...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial