7 receitas saudáveis para jantar que são rápidas e fáceis de fazer

6 minutos para ler

Neste artigo, vamos apresentar 7 receitas saudáveis para o jantar demonstrando que elas podem ser saborosas e práticas ao mesmo tempo! 

Depois de uma rotina corrida, chegar em casa a noite e ainda pensar em cozinhar, mantendo a rotina fitness pode ser um grande desafio. Principalmente porque, nesse período do dia, dar aquela escapada da dieta é tentador. A boa notícia é que possível ter uma alimentação equilibrada com receitas saudáveis para jantar que são rápidas e fáceis de fazer. Demais, não é?

Engana-se quem pensa que receitas fitness não são saborosas. Neste artigo, vamos mostrar 7 receitas fitness que provam que você pode ter um jantar saudável e muito gostoso! Quer saber quais são? Continue a leitura!

1. Farofa de frutas secas

Uma ótima opção de receita saudável para o jantar é a farofa de frutas secas, que já é bastante tradicional nas refeições brasileiras. Essa receita pode ser adaptada para que seja um acompanhamento nutritivo e saboroso. 

Para fazer a farofa, você vai precisar refogar alho e cebola em uma panela com azeite, acrescentar as frutas secas, que podem ser ameixas, uvas-passas e outras a gosto, e deixar dourar. Em seguida, acrescente a farinha (pode ser de mandioca ou milho), uma proteína, temperar a gosto e finalizar com salsinha. 

Essa é uma receita saudável, devido à presença de uma gordura boa – o azeite- e diversas frutas o que a torna rica em fibras. Uma boa opção para deixar a receita ainda mais saudável é acrescentar cenoura ralada. É importante prestar a atenção na quantidade consumida já que, se trata de uma refeição com grande quantidade de carboidrato. 

2. Ceviche de Saint-peter

O ceviche de saint peter é uma receita fitness e refrescante e é ideal para o jantar, especialmente em dias mais quentes. 

Esse prato leva peixe saint-peter cortado em cubos ( ou outro pescado de preferência) acompanhado de cebola, pimenta e salsinha bem picadinhas. O caldo do ceviche leva azeite e limão e pode ser temperado com sal e pimenta a gosto. Além de ser uma opção saudável para o jantar, também é muitos simples de fazer e o seu preparo leva, em média 15 minutos. 

3. Salada grega com sardinha

Essa é mais uma opção para ter um jantar saudável em poucos minutos! 

Para fazer a salada grega com sardinha, você vai precisar de uma tigela grande na qual colocará alguns legumes cortados. 

Essa receita leva pepino japonês com casca, tomate, pimentão verde picados em cubo, azeitona e cebola cortada bem pequena, uma lata de sardinha com molho de tomate picante e sal a gosto. 

Para quem gosta de saladas essa é uma excelente opção pois, a sardinha é um peixe rico em ômega três que, acompanhada dos legumes, se torna um prato muito nutritivo para o dia a dia.

4. Salada marroquina

A salada marroquina é uma salada bem completa. Apesar de levar muitos ingredientes, é bem simples de fazer. No entanto, é preciso ter atenção com o tempo de hidratação do trigo para quibe, que leva 3 horas para ficar no ponto. 

Depois que o trigo estiver hidrato, junte uma tigela grande os seguintes ingredientes: 

  • peito de frango; 
  • maçã-verde; 
  • maçã 
  • pimentão verde
  • uva passa branca; 
  • uva passa preta; 
  • azeitona verde; 
  • salsinha picada; 
  • cebola ; 
  • suco de limão; 
  • azeite de oliva;
  • maionese.

Para temperar, você pode utilizar sal e pimenta a gosto e servir em seguida. 

5. Panqueca de salmão

Para quem gosta de peixe, aqui temos uma opção saborosa para um jantar saudável. 

Para fazer a panqueca de salmão, você precisará fazer uma massa com os seguintes ingredientes: 

  • 2 ovos
  • 1 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (chá) de óleo de milho
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo branca. 

Bata tudo no liquidificador. Depois de pronta, reserve e se dedique ao recheio que pode conter cebola e alho picados, azeite, tomate maduro, salmão sem pele em cubos, salsinha picada, um pouco de farinha de trigo e leite. 

Para fazer a panqueca você vai precisar untar uma frigideira antiaderente com azeite e manteiga e despejar o líquido. Deixe dourar dois lados e mantenha-as aquecidas. 

O recheio deve ser feito refogando os ingredientes, com exceção da farinha e o leite. Depois que o salmão estiver cozido, acrescente o restante formando um molho branco. Em seguida, junte com a massa formando pacotinhos e sirva! 

6. Tartar de tomate com torradinhas

Essa é uma das receitas saudáveis para o jantar mais fáceis de toda a lista! Você vai precisar de:

  • tomates (de preferência italianos);
  • azeite, manjericão;
  • aceto balsâmico.

Para o preparo é importante cortar os tomates e deixá-los escorrendo até que percam toda a água. Em seguida, junte os demais ingredientes, exceto o manjericão e coloque em aros de 5 centímetros de diâmetro. Para finalizar, acrescente as folhinhas de manjericão e sirva com torradas, que podem ser integrais, para que a receita seja mais saudável! 

7. Espaguete de abobrinha

Gosta de comer macarrão mas quer uma opção mais saudável? Experimente trocar a massa por abobrinha e fazer um delicioso espaguete. 

Para essa receita, você vai precisar de abobrinhas raladas no formato de espaguete e azeite para refogar. O grande ponto positivo desse prato é que você pode fazer com o molho de sua preferência. Para que seja uma receita fitness e você não precise ficar com peso na consciência de sair da dieta, experimente fazer um molho de tomate ou um pesto.

A receita é rápida e prática e a abobrinha é um legume rico em diversos nutrientes. E, para ficar ainda mais saboroso, não deixe de acrescentar manjericão e queijo parmesão para finalizar! 

Com essas receitas saudáveis para o jantar, será muito mais fácil preparar as refeições e manter uma rotina fitness, sem ter muito trabalho. E aí, você já conhecia alguma delas? Agora que você tem 7 opções para um jantar saudável, é só colocar a mão na massa e aproveitar! 

Quer mais dicas de cozinha? Então, leia o nosso artigo sobre os 9 alimentos essenciais para ter na cozinha. 

Posts relacionados

5 thoughts on “7 receitas saudáveis para jantar que são rápidas e fáceis de fazer

Deixe um comentário