7 dicas para mudança de casa sem danificar itens
Dako

Organizar mudança é fundamental para garantir que seus móveis sejam transportados corretamente. Veja aqui algumas dicas para mudança e preservação dos móveis.

Mudar para uma nova casa ou novo apartamento é muito bom, para alguns até uma realização pessoal. Entretanto, é uma tarefa trabalhosa e por isso algumas dicas para mudança podem fazer muita diferença. A lista de móveis para mudança é grande, pois todos os itens da antiga residência precisam ser embalados, transportados com cuidado, desembalados e organizados na nova casa. Agora imagina se depois de todo transtorno de chegar no novo lar, abrir uma caixa e ver que o móvel estragou ou quebrou.

Veja como organizar a sua mudança para não ter esse tipo de dor de cabeça e chegar no novo apartamento com tudo inteiro. Confira!

1. Verifique as medidas

Antes de embalar tudo e marcar o dia da mudança é fundamental verificar os espaços disponíveis para passar com os móveis no novo local. Se é um prédio, ele tem elevador, os móveis cabem no elevador ou vão subir pela escada mesmo?

Essas perguntas são importantes pois definem se os móveis serão desmontados ou não e a possibilidade de contratação de uma empresa de içamento e até a quantidade de pessoas para te ajudar durante a mudança.

2. Embale os eletrodomésticos

Os eletrodomésticos são itens de alto valor agregado e que não são desmontáveis, então exigem bastante cuidado durante o transporte. Uma das formas de fazer essa proteção é utilizando várias camadas de plástico bolha envolvendo o eletrodoméstico por completo.

Alguns aparelhos como a geladeira, fogão e forno possuem partes internas que se soltam. Retire essas partes e leve-as separadamente em outro local protegido e seguro. Em portas, passe fita adesiva para não abrir durante o transporte.

Além do plástico bolha, outro material que pode ser utilizado para proteger os eletrodomésticos é o isopor.

3. Embale as louças com cuidado

As louças são as peças em vidro e porcelana que são frágeis e quebram facilmente. Use jornal para enrolar cada peça separadamente e depois coloque-as em caixa, lembrando se de preencher os espaços vazios.

Outro material que pode ser usado na proteção de louças é o plástico bolha. Não se esqueça de indicar na parte externa das caixas que o material transportado ali no interior é frágil e por isso deve se manuseado com cuidado.

4. Junte os itens para aproveitar espaço

Uma das mais importantes dicas para mudança é criar algumas categorias de objetos, e posicionar corretamente cada objeto na categoria da caixa. Isso facilita na hora de tirar tudo das caixas. Apesar de ser um método eficiente, espaços vazios podem ser grandes vilões.

Quando fechar uma caixa, mesmo que ela tenha somente louças, você pode colocar junto alguns potinhos de plástico para preencher os vazios. É mais importante proteger seus pertences contra a quebra e danos do que se prender a uma forma de organização.

5. Use os materiais de proteção certos

Para proteger ainda mais os seus objetos use todos os espaços vazios da caixa. Dessa forma eles não tem espaço livre para se mover durante o trajeto e as chances de quebrar pelo impacto diminuem.

O planejamento é fundamental para garantir que tudo saia corretamente no dia da mudança. Verifique as possíveis restrições no prédio com antecedência, os locais para que o caminhão estacione e tudo mais que possa interferir.

Por exemplo, você sabia que em alguns condomínios só um dia da semana é liberado para mudança? Por isso não custa perguntar se existe alguma regra e se antecipar aos problemas.

Outro material versátil e barato para usar na mudança é o papelão enrugado, como ele é mais duro pode ser usado para proteger os móveis de madeira, já que eles são mais resistentes.

As caixas de papelão você pode pegar de graça nos supermercados, alguns deles descartam esse material. Vá no mais próximo e explique a algum funcionário que você deseja algumas para a sua mudança e como você pode fazer.

6. Proteja as suas roupas

Se você conseguir as caixas no mercado, provavelmente elas terão algum resíduo ou sujeira. Então, antes de colocar as suas roupas nesses locais proteja com uma sacola de plástico limpa.

Comece embalando as roupas menos utilizadas aproximadamente com 15 dias de antecedência. Quanto mais cedo você começar a organizar a mudança, mais tranquilo vai ser no dia.

Se você possui muitas roupas em cabides você pode tentar alugar ou pegar emprestada uma arara de loja. Elas ajudam a transportar as roupas sem amassar e com mais segurança.

As últimas roupas a serem embaladas são as que foram utilizadas nos últimos dias e podem ser levadas em malas de viagem para economizar as caixas de papel.

7. Faça uma caixa para a primeira noite

Imagina depois de um dia inteiro de trabalho, levando os móveis, eletrodomésticos, objetos, e depois tendo que tirar tudo das caixas e organizar em cada cômodo. É muito trabalho!

No final desse dia, você e seus ajudantes de mudança estarão cansados e às vezes ainda vai faltar alguma coisa a ser montada. A geladeira demora umas 6 horas para poder ser ligada, o fogão também pode apresentar problemas com a conexão de gás do apartamento novo, e outros imprevistos que podem acontecer.

Se caso algumas dessas coisas aconteça, esteja preparada com a caixa da primeira noite. A intenção é ser como um kit de sobrevivência. Nessa caixa devem estar os objetos básicos para passar uma noite enquanto o apartamento ainda não está completo.

Sugestão de caixa para a primeira noite:

  • um par de pijamas;
  • chinelo;
  • um conjunto de roupa de cama;
  • garrafinha de água;
  • algum lanche rápido ou biscoito;
  • escova e pasta de dentes;
  • e outros objetos que julgar necessário.

Dessa forma, se acontecer algum imprevisto ou dificuldade, você tem a facilidade de encontrar essas coisas ao invés de ficar procurando nas caixas que ainda não foram abertas.

Portanto, ao organizar a sua mudança não fique com medo do trabalho. Faça tudo com calma, aproveite as dicas para mudança que listamos para você e se planeje. A mudança é uma passagem para uma nova residência e por isso deve ser aproveitada ao máximo sem dor de cabeça e preocupações.

Quer receber mais conteúdos e novidades no seu feed? Curta nossa página no Facebook e acompanhe todos os nossos conteúdos bem de pertinho.

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

Como ter uma cozinha retrô?

A tecnologia de fato já está presente na maioria dos produtos que usamos, não é mesmo? Até na cozinh...

Botão de ir

Quer ter uma cozinha no estilo escandinavo? Veja 6 ideias!

Ter uma cozinha estilo escandinavo é possível com algumas dicas simples e práticas. Confira e renove...

Botão de ir

Checklist para mobiliar a casa: o que não pode faltar?

Para mobiliar uma casa, é preciso considerar aspectos como o valor disponível para a compra dos prod...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial