Confira 7 dicas para uma decoração de apartamento pequeno!
Dako

Fazer a decoração de apartamento pequeno pode ser um grande desafio. Confira nesse post 7 dicas básicas para deixar o ambiente belo e funcional!

Com o crescimento das cidades a busca por imóveis localizados nas regiões centrais se tornou mais difícil pois, a disputa pelas melhores localizações, elevou o preço do metro quadrado. Diante dessa situação, cresceu também a busca por apartamentos menores. O problema é que nem todo mundo sabe como fazer a decoração de apartamento pequeno e acaba tornando o ambiente caótico, desagradável e pouco funcional.

No entanto, é possível dizer que dá para ter um espaço harmônico, funcional e ainda muito aconchegante, mesmo com poucos metros quadrados. E é esse o tema desse post! Aqui vamos dar 7 dicas básicas para fazer a decoração de apartamento, deixando o ambiente agradável e personalizado. Confira!

1. Saiba otimizar seu espaço

Um dos grandes desafios de quem mora em apartamentos menores é conseguir otimizar o espaço e armazenar todos os pertences sem que fiquem empilhados pelos cantos. Isso claro, sem abrir mão da beleza do ambiente.

Para resolver esse problema, uma das principais soluções é aproveitar bem as paredes. Você pode colocar armários de embutir na cozinha, otimizando o espaço sobre a pia. Também é possível utilizar as paredes do banheiro para guardar produtos como toalhas, itens de higiene e etc.

Além disso, utilize nichos na sala e no quarto para deixar livros, que muitas vezes ocupam espaço dentro dos armários, ou mesmo peças de decoração.

No entanto, vale lembrar que é preciso ter cuidado para que todas as paredes não fiquem sobrecarregadas, se não, o efeito pode ser justamente o contrário.

2. Faça uma iluminação estratégica

A iluminação é uma peça-chave na decoração de um ambiente. A escolha das luzes e de sua disposição tem o poder de ampliar o ambiente ou reduzir, deixar mais convidativo, e causar uma boa ou má impressão. Por isso, todo cuidado na hora de definir o projeto de luz é pouco.

Normalmente, na decoração de apartamentos pequenos, são utilizadas apenas uma lâmpada central em cada cômodo. Entretanto, você pode criar uma iluminação com múltiplos focos de luz para criar uma atmosfera agradável, dando ideia de amplitude do espaço. Se as paredes do imóvel forem altas, uma opção é fazer o rebaixamento do teto com gesso e acrescentar as pequenas lâmpadas. No entanto, se o cômodo já for baixo, ou o imóvel alugado, você pode apostar em luminárias móveis em pontos estratégicos.

3. Invista em espelhos

Outra opção para tornar a decoração de apartamento pequeno mais aberta é utilizar espelhos pelos cômodos. A ideia é que esses objetos deixem o ambiente com a sensação de amplitude, deixando-o mais moderno.

Para acrescentar o espelho, você pode apostar em uma peça grande e única ou por vários espelhos menores espalhados pela casa. Apenas tenha atenção quanto a limpeza, pois quando há manchas e poeira, o efeito pode ser contrário!

4. Utilize portas de correr

Em apartamentos pequenos, as portas podem ser um grande empecilho. Afinal, quem nunca teve problema com portas esbarrando nos móveis ou até mesmo deixou de comprar algum objeto devido ao espaço ocupado pela sua abertura?

A ideia das portas de correr é minimizar o espaço gasto. Assim, os centímetros ocupados pela sua abertura podem ser utilizados para colocar um sofá maior, uma cama ou mesmo deixar os móveis em uma posição mais agradável.

5. Faça dois cômodos em um

Em apartamentos pequenos, principalmente os mais antigos, um grande problema encontrado é a existência de diversos cômodos pequenos, o que acaba tornando todo espaço da casa pouco funcional. Assim, para rever essa situação e criar um ambiente amplo e espaçoso, uma saída é otimizar o espaço, fazendo dois cômodos em um. Isso significa que, em vez de ter uma sala e uma cozinha pequena, você pode fazer um ambiente conjugado, derrubando uma parede, por exemplo. O mesmo pode acontecer com a sala e a sala de jantar, por exemplo.

Nesses casos, os móveis devem ser pensados de forma que combinem entre si e façam uma transição imperceptível de um espaço para outro. Aqui também vale a dica de que menos é mais. Ou seja, evite entulhar o espaço com móveis e objetos inúteis.

6. Tenha atenção com as cores das paredes

Escolher a cor certa também é fundamental. Afinal, as cores também tem o poder de ampliar ou reduzir o espaço e proporcionar sensações diversas. Quando o ambiente é menor, a ideia é apostar em tons mais claros, pois tendem a deixar o ambiente mais aberto e harmônico.

Mas, se você gosta de um toque de cor na decoração do apartamento, escolha uma parede e pinte de um tom que harmonize com o restante da decoração ou aposte em objetos coloridos como almofadas, enfeites e nichos.

7. Invista em móveis e eletrodomésticos compactos

A última dica para decoração de apartamentos pequenos talvez seja a mais importante, pois, a escolha dos móveis é decisiva ao pensar em ambiente agradável. Por tal razão é sempre válido apostar em peças que se encaixem no espaço e permitam a circulação no ambiente sem deixar a sensação de que está tudo muito cheio.

Do mesmo modo, outro grande desafio é a cozinha pequena de apartamento pois esse é um dos ambientes principais em uma casa. É na cozinha que são preparadas as refeições e onde, muitas pessoas, fazem reuniões e confraternizações.

Assim, é preciso que esse espaço seja pensado com muito cuidado. É importante escolher eletrodomésticos do tamanho adequado e que ocupem menos espaço como o cooktop ou fogão de embutir. Você pode maximizar o espaço com armários suspensos (com portas deslizantes) ou uma mesa dobrável.

Viu só como não é tão difícil fazer uma decoração de apartamento pequeno que priorize a beleza e a funcionalidade do espaço. Basta pesquisar bastante, encontrar um estilo que te agrade e ainda escolher as melhores opções de móveis e eletrodomésticos.

Se você pretende decorar a sua cozinha pequena de apartamento mas ainda não sabe por onde começar, leia nosso artigo sobre tipos de fogão mais adequado para cozinhas pequenas e se surpreenda!

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

Halloween em casa: decorações e receitas para arrasar

Também conhecido no Brasil como “Dia das Bruxas”, o Halloween tem origem celta, porém, se popularizo...

Botão de ir

7 dicas de como fazer paisagismo no quintal

Você sabe como fazer paisagismo no quintal? Qualquer projeto precisa de planejamento para ser bem-su...

Botão de ir

Quer ter uma cozinha no estilo escandinavo? Veja 6 ideias!

Ter uma cozinha estilo escandinavo é possível com algumas dicas simples e práticas. Confira e renove...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial